Half-Life 2

O Gordo Freeman não cansa de meter o pé de cabra nas cabeças dos etês.


16 de novembro de 2024

Half-Life 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa de ficção científica e a sequência do clássico Half-Life onde Gordon Freeman se junta à resistência para libertar a Terra das garras alienígenas de um império multidimensional. Foi desenvolvido pela Valve e lançado em 16 de novembro de 2004.

Este FPS se passa quando os Combine invadem a Terra e erguem uma fortificação na City 17, uma cidade na Europa Oriental que lembra os guetos da Segunda Guerra Mundial, liderada pelo Dr. Wallace Breen, um humano sabujo destes aliens. Felizmente, o misterioso G-man liberta Freeman para tentar dar um jeito nas coisas.

Publicado pela própria Valve e disponibilizado para Windows, Xbox, Xbox 360, PlayStation 3, Mac OS X, Linux e Android, Half-Life 2 foi um estrondoso sucesso de crítica, ganhando vários prêmios, e, mais importante, de mercado. Além disto, pelo menos até o momento desta publicação, conta com centenas de milhares de avaliações extremamente positivas no Steam. Half-Life 2 foi seguido diretamente por Episode One (2006) and Episode Two (2007) e ganhou uma prequela, Half-Life: Alyx, em 2020.

Vídeos

Acima, temos o trailer Steam do Half-Life 2.

Já acima, temos a análise do jogo feita pelo GmanLives, em inglês. Usei a resenha como uma das fontes desta publicação.

Gameplay

Após o período de instabilidade causado pelos eventos do primeiro Half-Life, uma organização interdimensional conhecida como Combine invade a Terra, derrotando as forças humanas na Guerra das Sete Horas e instalando uma cidadela na Europa Ocidental, aquela controlada em nome de seus novos mestres pelo Dr. Wallace Breen, um cientista humano. Um campo de energia impede os humanos de procriar, e nenhuma criança nasce. A Terra está se transformando em um estado policial sombrio e opressivo, o sonho de todo parasita da vida real.

Enquanto isso, Gordon Freeman, o homem que estava no centro dos eventos que ocorreram pouco antes da ascensão dos Combine, desperta de sua estase e é inserido em um trem para a City 17 pelo enigmático G-man. Gordon logo é levado para um grupo de resistência para realizar uma tentativa aparentemente fútil de derrubar a Combine e libertar a Terra.

O Half-Life 2 é um FPS notável por misturar combate, exploração e quebra-cabeças em uma narrativa imersiva apresentada totalmente pela perspectiva de Gordon Freeman. A progressão é linear, e o jogo mantém elementos de resolução dos puzzles e setpieces marcantes, como coordenar ataques a bases inimigas ou derrotar chefes gigantes.

Uma partida começa com o protagonista começa fugindo da Combine em City 17 e, no decorrer, encara diferentes cenários, pilotando um airboat por canais poluídos em um longo trajeto; explorando Ravenholm, uma cidade infestada por zumbis, onde o uso criativo da física se destaca; conduzindo um buggy por rodovias abandonadas, enfrentando os Combine e obstáculos ambientais; controlando antlions em Nova Prospekt, usando feromônios para comandá-los contra os inimigos; e enfrentando as forças alienígenas em batalhas de larga escala em City 17, liderando esquadrões de soldados humanos.

O arsenal é uma mistura de armas clássicas de Half-Life, como o pé de cabra e a espingarda, com novidades como o rifle Overwatch (evidentemente sem referências ao hero shooter da Blizzard), capaz de desintegrar inimigos com seu disparo secundário.Outras armas incluem pistolas, metralhadoras, granadas e um lançador de foguetes, essencial para derrubar helicópteros e gunships inimigos. Há também a Gravity Gun, que permite manipular objetos no ambiente, transformando itens comuns em armas improvisadas. É especialmente útil em Ravenholm, onde lâminas de serra e barris explosivos podem ser usados para enfrentar hordas de inimigos. Esta arma também permite repelir objetos, segurá-los como escudos ou até lançar de volta granadas inimigas.

Com o item de feromônio, é possível transformar antlions em aliados, chamando-os para o jogador ou enviando-os para atacar inimigos. O traje HEV recebeu melhorias, incluindo a capacidade de zoom e sprint, que compartilham energia com a lanterna e o suprimento de ar.

O jogo introduz desafios envolvendo física detalhada, como pesar um lado de uma gangorra com tijolos para usá-la como rampa. Muitos dos puzzles aproveitam essa simulação, incentivando o jogador a interagir ativamente com o ambiente para progredir.

Os ambientes frequentemente criam uma sensação de desvantagem, com inimigos posicionados em pontos estratégicos ou realizando ataques em massa. Gordon enfrenta uma variedade de ameaças, desde a fauna alienígena até as forças Combine, que utilizam soldados, helicópteros, gunships e máquinas gigantes como Striders. Embora isso contribua para a atmosfera opressiva, pode ser frustrante para o jogador, especialmente nos capítulos finais, onde a dificuldade aumenta abruptamente.

Além da campanha principal, Half-Life 2 também inclui modos multiplayer, como Counter-Strike: Source e Half-Life 2: Deathmatch, ambos desenvolvidos com a Source Engine do jogo, que trouxe avanços significativos em gráficos, física e animação.

História (com spoilers)

Ambientação

A ambientação de Half-Life 2 é um de seus aspectos mais marcantes, contribuindo significativamente para a imersão do jogador. Diferentemente de Half-Life, que era ambientado exclusivamente nas instalações de pesquisa de Black Mesa, a sequência traz um escopo mais épico e global. A narrativa se desenrola em locais variados, como City 17, canais poluídos, Ravenholm e a prisão Combine Nova Prospekt, todos projetados para transmitir a opressão do domínio Combine.

City 17, o principal cenário do jogo, foi concebida como uma cidade fictícia no leste europeu, inspirada por locais como Praga, Moscou e Berlim Oriental. Sua arquitetura brutalista e atmosfera sufocante refletem o controle autoritário e opressor dos Combine. O diretor de arte, Viktor Antonov, búlgaro, desempenhou um papel crucial na escolha dessa ambientação. A concepção inicial incluía elementos como o navio quebra-gelo Borealis e teleportes entre planetas, mas foram descartados para manter a continuidade narrativa entre os níveis.

Cada ambiente é reforçado pela trilha sonora minimalista de Kelly Bailey, que intensifica momentos de tensão e ação. A Source Engine da Valve trouxe avanços para a época, permitindo animações faciais realistas, física avançada e a criação de cenários detalhados e imersivos.

Cenários memoráveis

  • Ravenholm: cenário onde a manipulação da física é central, permitindo ao jogador usar serras circulares, barris explosivos e armadilhas ambientais contra zumbis.
  • Nova Prospekt: combina estratégia e ação, com o jogador liderando Antlions e enfrentando ondas de inimigos enquanto posiciona torretas defensivas.
  • City 17 (final): lutas de larga escala contra forças Combine, incluindo as imponentes Striders, criam um clímax intenso.

Personagens

A Valve elevou o nível de caracterização em Half-Life 2, expandindo significativamente os personagens secundários apresentados no original. Inspirados pela conexão que os jogadores estabeleceram com personagens menores em Half-Life, a equipe desenvolveu modelos mais detalhados e animações faciais realistas, estudando a psicologia das expressões faciais baseadas nas pesquisas de Paul Ekman.

Os personagens principais incluem:

  • Gordon Freeman: o protagonista silencioso, cuja reputação como herói da resistência cresce conforme ele desafia o domínio Combine.
  • Alyx Vance: uma das líderes da resistência, carismática e habilidosa, que serve como principal aliada de Gordon. Sua relação próxima com seu pai, Dr. Eli Vance, e seu robô Dog adiciona profundidade emocional à narrativa.
  • Dr. Eli Vance: cientista e pai de Alyx, é uma figura central na resistência.
  • Judith Mossman: uma personagem ambígua, cuja lealdade muda ao longo da história, revelando-se como uma espiã dos Combine.
  • Wallace Breen: ex-administrador de Black Mesa e líder humano subordinado aos Combine, representa um antagonista complexo cujas ações, embora traiçoeiras, sugerem uma tentativa de preservar a humanidade sob circunstâncias desesperadoras.
  • Vortigaunts – Além dos humanos, criaturas como vortigaunts, que eram inimigos no primeiro Half-Life, agora se tornam aliados da resistência, enriquecendo a narrativa.

Enredo

Após os eventos do primeiro Half-Life, Gordon Freeman, um físico teórico, é retirado de sua estase pelo enigmático G-Man, um personagem cujas intenções permanecem desconhecidas. Aproximadamente 20 anos após a invasão alienígena na Black Mesa, a Terra foi subjugada por um império multidimensional conhecido como Combine, que conquistou o planeta após a devastadora Guerra das Sete Horas. Agora, Freeman desperta em um trem de passageiros a caminho de City 17, uma metrópole sob domínio alienígena.

Logo após sua chegada, Gordon é auxiliado por Barney Calhoun, membro da resistência infiltrado entre os policiais Combine. Barney o instrui a encontrar o laboratório do Dr. Isaac Kleiner, mas Freeman é rapidamente perseguido por oficiais Combine. Resgatado por Alyx Vance, uma figura central da resistência, Gordon é guiado até o laboratório de Kleiner.

A tentativa de Kleiner de teleportar Gordon para a base da resistência falha, resultando em uma breve teletransportação para a Cidadela — sede de Wallace Breen, ex-administrador da Black Mesa e agora líder humano subordinado aos Combine. De volta ao laboratório, Gordon descobre que a Combine foi alertada sobre sua presença e, para escapar, ele é forçado a seguir pelos canais da cidade, eventualmente pilotando um airboat.

Na base da resistência, Freeman se reúne com Dr. Eli Vance e conhece Dr. Judith Mossman. Alyx apresenta Gordon ao robô Dog e entrega-lhe a Gravity Gun, uma ferramenta essencial para manipular o ambiente e enfrentar os desafios adiante. No entanto, a base é atacada pelas forças Combine, que capturam Eli e Judith.

Gordon é então obrigado a atravessar Ravenholm, uma cidade-fantasma infestada por zumbis, onde recebe ajuda do Padre Grigori, o único habitante restante. Após escapar, ele chega a um posto avançado da resistência, onde recebe um buggy para dirigir por rodovias costeiras marcadas pela baixa drástica dos níveis de água. O objetivo é alcançar Nova Prospekt, uma prisão Combine onde Eli e Judith estão cativos.

Reunido com Alyx na prisão, Gordon localiza Eli, mas descobre que Judith é uma espiã dos Combine. Antes que possam detê-la, Judith usa um teletransportador para levar Eli à Cidadela. Gordon e Alyx tentam escapar usando o mesmo teletransportador, que explode, mas consegue enviá-los de volta ao laboratório de Kleiner.

Ao retornarem, descobrem que uma semana se passou desde o ataque a Nova Prospekt, período durante o qual a resistência iniciou uma rebelião armada contra os Combine. Juntos, Gordon e Alyx, com o auxílio de Barney e Dog, lutam para chegar à Cidadela. Lá, o sistema de segurança neutraliza o arsenal de Gordon, mas acidentalmente supercarrega a Gravity Gun, permitindo que ele continue avançando pela torre.

Gordon é levado em uma cápsula de transporte até o escritório privado de Breen, no ápice da Cidadela, onde Judith, Eli e Alyx estão como prisioneiros. Breen revela seu plano de usar os reféns como moeda de troca em negociações com os Combine, mas Judith, enfurecida pela traição, liberta os cativos. Breen tenta escapar usando um teletransportador no topo da Cidadela, mas Gordon destrói o reator da instalação, causando uma explosão que aparentemente destrói Breen.

Nos momentos finais, enquanto o reator entra em colapso, o G-Man reaparece, congela o tempo e elogia Gordon por suas ações, antes de devolvê-lo à estase, deixando os eventos futuros envoltos em mistério.

Apresentação

1998. HALF-LIFE manda um choque na indústria de jogos com sua combinação de ação batedora e história contínua e imersiva. O título de estreia da Valve ganha mais de 50 prêmios de jogo do ano no seu caminho a ser denominado o “Melhor jogo de PC de todos os tempos”, pela PC Gamer, e lança uma franquia de mais de oito milhões de unidades físicas vendidas no mundo inteiro.

AGORA. Tomando o suspense, desafio e carga visceral do original, e adicionando novos e surpreendentes realismo e responsividade, Half-Life 2 abre a porta para um mundo onde a presença do jogador afeta tudo ao seu redor, do ambiente físico aos comportamentos e até emoções dos amigos e inimigos.

O jogador novamente pega o pé de cabra do cientista pesquisador Gordon Freeman, que se encontra numa Terra invadida por aliens, com seus recursos esgotados, com sua população se encolhendo. Freeman é enviado ao nada invejável papel de resgatar o mundo dos males que ele liberou tempo atrás, em Black Mesa. E muitas pessoas com as quais ele se importa estão contando com ele.

A jogabilidade intensa e de tempo real de Half-Life 2 só é possível por conta da Source, a nova tecnologia proprietária de engine da Valve. A Source traz grandes melhorias em:

  • Personagens: Animação facial avançada entrega os personagens em jogo mais sofisticados já vistos. Com 40 “músculos” faciais distintos, personagens humanos transmitem o conjunto completo de emoções humanas, e responde ao jogador com fluidez e inteligência.
  • Física: De pedras a água a caminhões de 2 toneladas, todos respondem como esperado, já que eles obedecem as leis de massa, atrito, gravidade e flutuabilidade.
  • Gráficos: O renderizador baseado em sombreadores da Source, como o usado na Pixar para criar filmes como Toy Story e Monstros S.A., cria os ambientes mais belos e realistas já vistos em um jogo.
  • IA: Nem amigos nem inimigos entram cegamente na briga. Eles podem avaliar ameaças, navegar em terreno acidentado, e transformar em arma o que estiver em mãos.

Modding

Desde o lançamento do Source Engine SDK, um grande número de modificações (mods) foram desenvolvidas pela comunidade do Half-Life 2. Os mods variam em escala, desde níveis e armas criados por fãs, até conversões parciais como Rock 24, Half-Life 2 Substance e SMOD (que modificam o enredo e a jogabilidade do jogo pré-existente), SourceForts e Garry’s Mod (que permitem ao jogador experimentar o sistema de física em um modo sandbox), até conversões totais como Black Mesa, Dystopia, Zombie Master ou Iron Grip: The Oppression, o último dos quais transforma o FPS em em um jogo de estratégia em tempo real.

Alguns mods acontecem no universo de Half-Life, outros em cenários completamente originais. Muitos outro, pelo menos até o momento, ainda estão em desenvolvimento, incluindo Lift, The Myriad, Operation Black Mesa e o mod episódico para um jogador Minerva. Vários mods multiplayer, como Pirates, Vikings e Knights II, um jogo predominantemente de luta de espadas; Insurgency: Modern Infantry Combat, que se concentra no combate realista de infantaria moderna; e Jailbreak Source foram abertos ao público como um beta.

Como parte de seu suporte à comunidade, a Valve anunciou em setembro de 2008 que vários mods, com mais planejados no futuro, estavam sendo integrados ao programa Steamworks, permitindo que os mods fizessem uso total dos recursos de distribuição e atualização do Steam. Em setembro de 2022, após uma década de desenvolvimento, um mod VR completo feito por fãs foi lançado, o Half Life 2: VR Mod.

Curiosidades

  • Motor de jogo: o Half-Life 2 foi desenvolvido sobre o engine Source, o qual é uma versão fortemente modificada do motor do Quake. Apesar dos gráficos complexos, incluindo física de ragdoll e shaders de pixel, o Source foi projetado para suportar placas com apenas hardware DirectX 6. O código original do motor roda utilizando emulação de software codificada na biblioteca do DirectX 9. Isso significa que o jogo pode ser executado até mesmo em placas como Intel 846g ou o chipset Nvidia TNT, lançado em 1997.
  • DNA do Quake – Segundo John Carmack, “ainda há partes do código do Quake original em Half-Life 2“.
  • Física avançada: A Valve integrou o motor de física Havok ao jogo, permitindo simulações realistas que influenciam o gameplay. Durante os testes, criaram um mini-game chamado Zombie Basketball, onde zumbis eram lançados em aros com a Gravity Gun.
  • 1001 VideogamesHalf-Life 2 é listado no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die, do editor geral Tony Mott. Pra se ter uma ideia, títulos de algo calibre como MDK, Flashback, Fallout, Sonic the Hedgehog 2 e Serious Sam são outros destes 1001 games que você tem que jogar antes de morrer.
  • Inteligência Artificial – A IA inimiga é elogiada por seu uso estratégico de granadas e a capacidade de flanquear e recuar.
  • Física – A física avançada do jogo influenciou o design de muitos jogos futuros, especialmente no uso de mecânicas de interação ambiental.
  • Início do desenvolvimento – O desenvolvimento de Half-Life 2 começou em junho de 1999, seis meses após o lançamento do jogo original. A equipe inicial consistia de 82 membros, chegando a 100 com os dubladores.
  • Ambição e liberdade – Gabe Newell, presidente da Valve, declarou que o objetivo era redefinir o gênero FPS, afirmando que o projeto só valeria a pena se fosse considerado o melhor jogo de PC de todos os tempos. Ele garantiu à equipe um orçamento “praticamente ilimitado” e sem prazos fixos.
  • City 17 – O principal local de Half-Life 2, lembra fortemente cidades da Europa Oriental e da era soviética comunista; o estilo arquitetônico dos distritos suburbanos é quase idêntico ao que ainda pode ser visto (mesmo hoje em dia) em Berlim Oriental, Praga, Moscou, entre outras. Além disso, há evidências mais diretas da “natureza soviética” de City 17; em diversos momentos, palavras em russo podem ser notadas. Por exemplo, durante a perseguição no mud skipper, há grandes portões com a palavra “ПОРТ” escrita acima; “порт” é russo para “porto” (pronunciado de forma semelhante ao inglês “port”).
  • Direção de arte – O diretor de arte Viktor Antonov, búlgaro, influenciou a escolha dessa ambientação para refletir uma atmosfera opressiva e brutalista.
  • Transcrições – A Valve projetou Half-Life 2 com legendas para deficientes auditivos. Sons são indicados entre colchetes e cada personagem possui uma cor específica atribuída ao seu diálogo.
  • Níveis descartados – De acordo com o livro Half-Life 2: Raising the Bar, a história original deste FPS se passava ao longo de quatro dias no jogo, em vez de três. Entre os conteúdos cortados estão uma caverna de antlions, uma viagem de trem por um leito de mar seco, um navio chamado “Borealis”, a base subaquática “Kraken Base”, uma estação de controle climático Combine, um capítulo em regiões árticas e um arranha-céu. Muitos desses locais aparecem em capturas de tela pré-lançamento e materiais de imprensa. Algumas partes foram reaproveitadas em capítulos existentes de Half-Life 2, enquanto outras foram incorporadas nos episódios de Half-Life 2.
  • Project Borealis – Falando em Borealis, existe um fangame do Half-Life 3 chamado Project Borealis. Imagino se tem relação com tal embarcação.
  • Showreel de E3 – Um dos primeiros vídeos de demonstração do jogo apresentava cenários como uma corrida de buggy pela costa de City 17 e um ataque de striders na cidade.
  • Atrasos e frustrações – Embora planejado para ser lançado em 30 de setembro de 2003, Half-Life 2 enfrentou atrasos significativos, gerando backlash dos fãs. A Valve só concluiu o jogo em outubro de 2004.
  • Alterações de última hora – Durante os últimos meses de desenvolvimento, mudanças significativas foram feitas, como substituir o jet ski por um hovercraft e introduzir a Gravity Gun mais cedo na campanha.
  • Primeira versão jogável – Em março de 2004, a Valve criou a primeira versão jogável do início ao fim, marcando um ponto de virada no desenvolvimento.
  • Disputa jurídica com Vivendi – Em 2004, a Valve enfrentou uma disputa com a Vivendi Universal sobre a distribuição em cyber cafés. O caso foi resolvido em 2005, quando a Valve assumiu total controle sobre suas licenças de distribuição.
  • Steam e distribuição Física – o Half-Life 2 foi o primeiro jogo lançado simultaneamente via Steam e mídia física. A versão digital permitia que os jogadores baixassem arquivos criptografados antes do lançamento e os desbloqueassem no dia do lançamento.
  • Edição colecionador – A edição “Gold” incluía itens exclusivos, como boné, trilha sonora e guia estratégico.
  • Colaboração com ATI – A demo de Half-Life 2, disponível em dezembro de 2004, foi promovida em parceria com a ATI, contendo trechos dos capítulos Point Insertion e We Don’t Go to Ravenholm…
  • Distribuição – A versão para PC de Half-Life 2 foi o último jogo que a Sierra distribuiu para a Valve no varejo. A Electronic Arts rapidamente assumiu o acordo de distribuição, mas o serviço de distribuição digital Steam, da Valve, permaneceu independente. Como resultado de um acordo em uma disputa judicial entre a Valve e a Vivendi Universal Games (proprietária da Sierra), a VU Games cessou a distribuição de versões físicas dos jogos da Valve (incluindo Half-Life 2) em 31 de agosto de 2005.
  • G-Man – O G-Man pode ser avistado em vários locais ao longo do jogo, observando Gordon ou dando uma volta.
  • Hydra – Um inimigo conhecido como Hydra, apresentado em prévias, foi cortado da versão final do jogo. Era uma espécie de tentáculo azul, mas os desenvolvedores afirmaram que, embora fosse interessante de assistir, não era divertido lutar contra ele, já que sua morte era representada apenas como um borrão azul.
  • Versão para Macintosh – Em setembro de 2007, Gabe Newell, CEO da Valve, foi entrevistado sobre a possibilidade de uma versão para Macintosh de Half-Life 2. Ele afirmou que, embora houvesse conversas com a Apple, “eles parecem pensar que querem fazer jogos, mas nunca seguem adiante com o que dizem”. Um mês depois, o desenvolvedor Tuncer Deniz revelou que a razão real era a exigência da Valve de um pagamento antecipado de 1 milhão de dólares para portar o jogo para Mac.
  • Uma versão para Macintosh foi lançada apenas em 2010, quando o Steam foi introduzido para a plataforma.
  • Menu – O plano de fundo do menu principal muda com base no capítulo do último jogo salvo.
  • MultiplayerCounter-Strike: Source foi o único jogo multiplayer com o Source disponível no lançamento de Half-Life 2. Duas semanas depois, em 30 de novembro de 2004, a Valve lançou o modo Deathmatch via Steam.
  • Piñata – Diversas fontes noticiaram o início da produção de Half-Life 2, citando um informante da equipe de desenvolvimento que revelou a existência de uma “piñata” usada para celebrar a conclusão do jogo. Mais tarde, descobriu-se que a piñata era, na verdade, um modelo em tamanho real de um Scanner (as máquinas voadoras do game que tiram fotos de suspeitos) e foi quebrada com um pé de cabra.
  • Classificação etária – Embora o lançamento inicial de Half-Life 2 como parte de The Orange Box tenha recebido uma classificação PEGI 16+, a versão independente recebeu classificação 18+.
  • Referências – O headcrab de estimação do Dr. Kleiner, Lamarr, foi nomeado em homenagem a Hedy Lamarr, atriz e inovadora em tecnologia de comunicação.
  • Códigos vazados – Em setembro de 2003, a rede da Valve foi comprometida por um hacker que publicou o código-fonte de Half-Life 2. Três dias depois, uma versão jogável surgiu online. Após meses de investigações, o hacker, Axel Gembe, foi preso pelo governo alemão, enfrentando acusações relacionadas à Valve e outros crimes cibernéticos. Parece que o Gabe tentou atraí-lo para uma entrevista de emprego falsa, mas ele acabou sendo preso antes e ficou dois anos em liberdade condicional. Patifaria.
  • Vortigaunts – Os Vortigaunts são dublados pelo finado e saudoso Louis Gossett Jr., ator escolhido em parte devido ao seu papel como alienígena no filme Inimigo Meu, onde contracenou com Dennis Quaid.
  • Remake no UE5 – Em setembro de 2022, saiu um trailer conceitual que mostra o game refeito no Unreal Engine 5 por um fã.
  • De mod pra jogo standalone – O Dear Esther é um adventure atmosférico independente que começou como um mod de Half-Life 2.
  • Vendas – Nos Estados Unidos, a versão para PC de Half-Life 2 vendeu 680.000 cópias e arrecadou US$ 34,3 milhões até agosto de 2006. Foi o 17º jogo para PC mais vendido do país entre janeiro de 2000 e agosto de 2006. Recebeu um prêmio de vendas “Platinum” da Entertainment and Leisure Software Publishers Association (ELSPA), indicando vendas de pelo menos 300.000 cópias no Reino Unido. A Forbes relatou em 9 de fevereiro de 2011 que o jogo vendeu 12 milhões de cópias em todo o mundo.
  • Atualização do aniversário de 20 anos – No dia 16 de novembro de 2024, a Valve resolveu liberar o game na festa da uva para celebrar o aniversário de 20 anos do clássico, junto a um documentário e outras coisas, como vir junto do Half-Life 2: Episode One e Half-Life 2: Episode Two. Rolou algo na mesma linha com o Half-Life original. Isso é só o resumo do resumo. Tem muita coisa, tipo correções, melhorias, novos conteúdos etc… [1]
  • 半条命2 – Grafia do título do game em chinês simplificado.
  • 戰慄時空2 – Grafia do título do game em chinês tradicional.
  • 하프라이프 2 – Grafia do título do game em coreano.

Personagens

Quase todos os personagens de Half-Life 2 são modelados a partir da aparência de uma pessoa real:

  • O rosto de Barney no jogo foi fornecido pelo então CEO da Valve, Scott Lynch.
  • Alyx Vance é modelado a partir da atriz e apresentadora de televisão americana Jamil Giovanni Mullen.
  • Eli Vance é baseado em Larry “The Count” Heard, um homem local segurando uma placa indicando que estava procurando trabalho. A Valve o encontrou na esquina da Highway 520 com a 148th Avenue em Redmond e o contratou como modelo.
  • O modelo de Half-Life 2 do G-Man é baseado em Frank Sheldon, um praticante da Técnica Alexander. Ele foi originalmente escalado para ser o modelo do Dr. Breen.

Half-Life 3 alemão

Há mudanças em algumas versões em alemão game, e é claro que ia ter frescura.

  • Sangue de humanos (incluindo Gordon Freeman) e o sangue que faz parte do design do nível foram coloridos de cinza
  • Quase todos os inimigos desaparecem instantaneamente após serem mortos, exceto num nível perto do fim do jogo, onde os cadáveres são necessários para prosseguir.
  • Os gritos de zumbis queimando foram atenuados. Putz… Que coisa vergonhosamente deprimente.
  • Na versão original, os inimigos são arrastados com o buggy por um curto período de tempo após passar por cima deles. Na versão em alemão, o buggy simplesmente passa por eles.

Parece que tem mais coisa. [2] Esse paizinho atrasado é cheio das nove horas com os games.

Edições especiais

Pelo menos 3 pacotes diferentes do Half-Life 2 foram disponibilizados:

  • Half-Life 2 (Bronze Edition) inclui o jogo e o Counter-Strike: Source.
  • Half-Life 2 (Silver Edition) inclui o jogo, Counter-Strike: Source, Day of Defeat: Source e o catálogo anterior da Valve disponível no Steam na época.
  • Half-Life 2 (Gold Edition) inclui o jogo, Counter-Strike: Source, Day of Defeat: Source, o catálogo anterior da Valve disponível no Steam na época, 3 pôsteres de HL2, boné de HL2, trilha sonora de HL2, adesivo de HL2, cartão postal de City 17, guia de estratégia de HL2 da Prima, caixa especial de colecionador e uma chance de ganhar uma viagem para a Valve.

Documentário do Half-Life 2

Como dito acima, no vigésimo aniversário do Half-Life 2 foi lançado um documentário para celebrar a data. Deve ter coisa interessante pra nós aí. O áudio está em inglês, mas tem legendas manuais que devem ficar boas se traduzidas pra PT-BR automaticamente:

Prêmios e honrarias

Half-Life 2 venceu 39 prêmios de Jogo do Ano em 2004, um feito impressionante considerando concorrentes como Doom 3. Tentei trazer na lista abaixo tudo o que consegui achar a respeito das premiações que o game recebeu:

  • 4Players (2004) – PC Game of the Year, Best PC Action Game of the Year, Best PC Direction of the Year, Best PC Graphics of the Year, Best PC Successor of the Year;
  • Computer Games Magazine (Março de 2005) – #4 Game of the Year 2004, Best Technology, Best Writing, Best Sound Effects (vice), Best AI (vice), Best Voice Acting (vice);
  • Computer Gaming World (Março de 2005, Edição #249) – Best Music of the Year, NPC of the Year (o cachorro robô), Single-Player Shooter of the Year (Indicado), Game of the Year (Indicado);
  • Game Critics Awards (2003) – Best of Show, Best PC Game, Best Action Game, Special Commendation for Graphics;
  • Game Critics Awards (2004) – Best of Show (Indicado);
  • GameSpy (2004) – #2 Game of the Year, PC Game of the Year, PC Action Game of the Year, PC Game of the Year (Voto dos Leitores), PC Action Game of the Year (Voto dos Leitores), Best Graphics of the Year (PC), Best Character of the Year (o robô cachorro);
  • GameSpy (2005) – #7 Game of the Year, Game of the Year de Xbox, Game of the Year de Xbox (Voto dos Leitores), Xbox Shooter of the Year, PC Mod of the Year (Garry’s Mod), The “It Shoulda Been on Xbox 360 Award” (Xbox);
  • GameSpy (2011) – #10 Top PC Game of the 2000s;
  • GameStar (Alemanha, Fevereiro 2005) – Best PC Game em 2004, Most Annoying Copy Protection em 2004;
  • Golden Joystick Awards (2004) – Vice em “Most Wanted Game For Xmas”;
  • Golden Joystick Awards (2005) – Game of the Year de PC;
  • PC Gamer (Abril 2005) – #4 na lista “50 Best Games of All Time”, Primeiro jogo a igualar a nota de 98% da revista, empatando com Sid Meier’s Alpha Centauri, anteriormente o jogo mais bem avaliado;
  • PC Powerplay (Alemanha, Edição 02/2006) – Best Game em 2005, #1 Action Game em 2005;
  • IGN (2004) – Overall Game of the Year;
  • IGN (2010) – Best Game of the Decade;
  • IGN (2021) – 9th Best Game of All Time;
  • GameSpot (2004) – Award for Best Shooter, Voto dos Leitores – Game of the Year de PC;
  • Spike Video Game Awards (2003) – Most Anticipated Game (Indicado);
  • Spike Video Game Awards (2004) – Game of the Year (Indicado), Best PC Game, Best First-Person Action (Indicado), Best Graphics;
  • Spike Video Game Awards (2012) – Best Game of the Decade;
  • Guinness World Records: Gamer’s Edition (2008) – Highest Rated Shooter pela PC Gamer Magazine, Largest Digital Distribution Channel (Valve’s Steam), First Game to Feature a Gravity Gun, First PC Game to Feature Developer Commentary;
  • Game Informer (2009) – 5th on “The Top 200 Games of All Time”;
  • The Guardian (2010) – Best Game of the Decade (Voto dos Leitores);
  • Crispy Gamer (2010) – Game of the Decade;
  • Reviews on the Run (2010) – Best Game of the Decade;
  • Interactive Achievement Awards (2005) – Game of the Year, Computer Game of the Year, Computer First-Person Action Game of the Year, Outstanding Innovation in Computer Gaming, Outstanding Character Performance – Male (Robert Guillaume como Dr. Eli Vance), Outstanding Achievement in Animation, Outstanding Achievement in Art Direction, Outstanding Achievement in Gameplay Engineering, Outstanding Achievement in Visual Engineering, Outstanding Achievement in Character or Story Development (Indicado), Outstanding Achievement in Game Design (Indicado);
  • Game Developers Choice Awards (2005) – Best Game, Character Design, Technology, Writing, Game Design (Indicado), Visual Arts (Indicado);
  • British Academy Games Awards (2004) – Best Game, PC, Action Game, Animation, Art Direction, Online Multiplayer, Sunday Times Reader Award for Games (Indicado), Technical Direction (Indicado);
  • Game Audio Network Guild Awards – Audio of the Year (Indicado), Sound Design of the Year (Indicado), Best Dialogue (Indicado).

Screenshots

Sobre o download

O Half-Life 2 é um jogo um normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) na loja do Steam, que é para onde nosso link de download leva.

Idiomas

  • Áudio: inglês, francês, alemão, italiano, coreano, espanhol (Espanha) e russo.
  • Texto: inglês, francês, alemão, italiano, coreano, espanhol (Espanha), russo, chinês simplificado, chinês tradicional, holandês, dinamarquês, finlandês, japonês, norueguês, polonês, português (Portugal), sueco e tailandês.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistemas operacionais: Windows XP, Vista e 7;
  • Processador: 1.7 GHz;
  • Memória: 512 MB de RAM;
  • Placa de vídeo: compatível com DirectX 8.1 (requer suporte pra SSE);
  • Armazenamento: 6500 MB de espaço disponível.

Mais informações e Half-Life

Referências

  1. Atualização do Aniversário de 20 Anos do Half-Life 2 @ Steam – Visto em 16 de novembro de 2024.
  2. Half-Life 2 – Schnittbericht: Dt. Orange Box @ Schnittberichte – Visto em 16 de novembro de 2024.

Download e ficha técnica

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