Encare o desconhecido, descubra a verdade e salve Tóquio.
Ghostwire: Tokyo é um action-adventure em primeira pessoa que se passa na capital da Terra do Sol Nascente e conta com enredo e jogabilidade profundamente influenciados pelo folclore e misticismo japonês. Foi desenvolvido pela Tango Gameworks e lançado inicialmente em março de 2022.
O game combina suas peculiaridades com um visual impactante, exploração de um mundo aberto, combate com mecânicas singulares e uma atmosfera de mistério e imersão em uma Tóquio sobrenatural e repleta de segredos.
Publicado pela Bethesda Softworks e disponibilizado para Windows, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, Ghostwire: Tokyo foi recebido de forma geralmente favorável pela crítica. Além disto, conta com dezenas de milhares de análises positivas no Steam e é avaliado com 4,5/5 na Epic, pelo menos até o momento desta publicação.
Acima, temos o trailer oficial de revelação de gameplay do Ghostwire: Tokyo.
Temos também a análise do GmanLives do game. Usei como uma das fontes para a nossa seção de gameplay aqui. Em inglês.
O Ghostwire: Tokyo é um adventure com ação se passa em uma versão sobrenatural de Tóquio, onde um evento paranormal misterioso faz com que quase toda a população desapareça, deixando apenas roupas vazias. Controlando Akito, um jovem possuído por KK, um espírito detetive, os jogadores exploram a cidade para confrontar forças sobrenaturais e descobrir o paradeiro da irmã de Akito, hospitalizada após um incêndio.
A estrutura do game é baseada em missões, com ênfase na exploração e combate num mundo semiaberto a ser explorado. Além das missões principais, há uma série de quests secundárias que enriquecem a narrativa e expandem o entendimento da Tóquio assombrada por espíritos, pois frequentemente revelam pequenas histórias sobre os moradores desta metrópole e os acontecimentos antes do evento que os levou a desaparecer.
De fato, missões secundárias são especialmente significativas, variando de tarefas leves a histórias mais profundas. Em alguns casos, os jogadores ajudam espíritos presos, resolvendo seus problemas para que possam finalmente descansar. Outras atividades incluem localizar tanukis e interagir com gatos yokais que administram lojas de conveniência, oferecendo itens úteis para o progresso.
Os jogadores também devem coletar espíritos espalhados por Tóquio, armazenando-os em amuletos de papel e liberando-os em cabines telefônicas. Esse processo é essencial para acumular experiência e fortalecer Akito, tornando-se uma tarefa central para quem busca completar uma partida.
A cidade é explorada principalmente a pé, mas a verticalidade é um elemento essencial. Akito pode planar e usar ganchos etéreos para alcançar pontos elevados, incentivando a exploração de telhados e becos. Cada esquina pode revelar colecionáveis, segredos ou almas para resgatar que não só oferecem recompensas, mas também promovem um senso de descoberta constante. Além disso, a ausência de danos por queda permite uma navegação mais fluida e despreocupada pela cidade. Acho isso prazeroso em um jogo.
A jogabilidade é centrada no uso de habilidades elementares — vento, água e fogo — que Akito executa através de movimentos de mãos inspirados nos gestos Kuji-kiri. Cada uma possui uma aplicação específica: o vento oferece ataques rápidos para alvos únicos, a água cria impactos em área para afastar inimigos, e o fogo proporciona ataques explosivos de maior dano. Essas habilidades podem ser aprimoradas com pontos de experiência adquiridos ao derrotar inimigos e absorver Yokai, que também concedem novos poderes para Akito.
Ao causar dano suficiente, o núcleo dos inimigos é exposto, permitindo que Akito o destrua com um movimento de finalização e me lembrando um pouco Kaiju No. 8, diga-se de passagem. Embora o jogo ofereça liberdade para se experimentar diferentes abordagens de combate, há uma curva de aprendizado para dominar cada habilidade e utilizá-las estrategicamente contra os variados tipos de inimigos.
Existe uma árvore de habilidades que permite aprimorar as técnicas de Akito, como reduzir o tempo necessário para absorver núcleos ou melhorar a eficácia dos ataques elementares. Pontos de habilidade são ganhos ao progredir nas missões ou capturar espíritos, o que potencialmente incentiva uma progressão gradual e recompensadora.
Ghostwire: Tokyo explora o terror através de sua atmosfera, com uma cidade sombria, constantemente chuvosa e iluminada por néons. No entanto, o terror psicológico predominantemente envolve sustos diretos. Encontros com inimigos, como uma mulher gigante de cabelos longos e sorriso perturbador, lembram figuras do folclore japonês, mas sem recorrer ao medo convencional de games de terror, o que se mostra mais uma característica estética que uma fonte de sustos genuínos.
Encare o desconhecido, descubra a verdade e salve a cidade
Tóquio foi tomada por forças sobrenaturais mortais quando um ocultista perigoso fez a população da cidade desaparecer num piscar de olhos. Una suas forças com as de uma poderosa entidade espectral numa busca por vingança e domine um poderoso arsenal de habilidades para descobrir a verdade sombria por trás do desaparecimento enquanto ENCARA O DESCONHECIDO em Ghostwire: Tokyo.
Uma linda Tóquio assombrada
Explore uma versão especial de Tóquio distorcida por uma presença sobrenatural. De prédios ultramodernos a templos tradicionais e becos estreitos, descubra uma cidade assustadoramente bela repleta de yokai, espíritos vingativos que vagam pelas ruas.
Descubra marcos famosos como o cruzamento de Shibuya e a Torre de Tóquio, renderizados com detalhes incríveis e construídos para aproveitar a tecnologia da próxima geração. Viva uma cidade presa no tempo após o desaparecimento de sua população e viaje para um submundo surreal numa missão para salvar a sua família.
Habilidades elementais devastadoras
Use uma combinação de poderes elementais que podem ser melhorados e técnicas de caça-fantasma para combater as ameaças sobrenaturais. Use suas habilidades etéreas para subir no topo dos prédios de Tóquio e voe por cima das ruas para descobrir novas missões ou até surpreender seus inimigos.
Explore conteúdos inéditos com a Atualização de Fio da Aranha
Gratuita para todos os jogadores, a Atualização de Fio da Aranha contém várias melhorias ao jogo base, incluindo uma nova área para explorar, cenas estendidas, novas missões secundárias, inimigos nunca antes vistos, melhorias de qualidade de vida, técnicas de combate extras e um novo modo de jogo roguelite, “O Fio da Aranha”.
O jogo começa com um espírito (Kazuhiko Inoue/Stephen Oyoung) voando sobre a cena de uma colisão de trânsito. procurando um corpo para possuir e decide por um garoto chamado Akito Izuki (Kensuke Nishi/Cory Yee) que ficou inconsciente no acidente. Akito acorda, ainda no controle de seu corpo, exceto por sua mão direita, que está sob o controle do espírito. Logo depois, uma névoa aterrorizante se forma, transformando qualquer um pego nela em um espírito, mas Akito é poupado graças ao espírito que o possui.
Um homem com uma máscara de Hannya, conhecido apenas como Hannya (Shunsuke Sakuya/Feodor Chin), aparece nos sinais digitais perto da área e usa um feitiço para invocar entidades malignas, conhecidas como visitantes, selando os espíritos desencarnados dos civis em gaiolas por toda Shibuya. O espírito diz a Akito que ele precisa caçar Hannya para detê-lo, mas Akito convence o espírito a deixá-lo ir verificar sua irmã, Mari Izuki (Asami Seto/Anne Yatco), que está em coma no hospital local.
O espírito concede a Akito poderes baseados em espíritos para ajudá-lo a lutar para chegar ao quarto de Mari, mas descobre que Hannya os derrotou lá e quer usar Mari para algum tipo de ritual. Quando Akito tenta interferir, Hannya o esfaqueia no peito e sequestra Mari. Enquanto está morrendo, Akito tem um flashback, mostrando que Mari está em coma devido a um incêndio em casa. Akito fala com o espírito (que diz a Akito para chamá-lo de KK) e concorda em ajude-o a impedir Hannya. KK salva a vida de Akito e diz para ele ir para um esconderijo que KK havia criado antes de morrer.
No esconderijo, KK revela que ele fazia parte de uma equipe de investigadores que tentou parar Hannya, mas falhou, e envia Akito para a Torre de Observação de Kagerie para escanear a cidade em busca de pistas. Lá, avistam um dos aliados de Hannya entrando em uma estação de trem subterrânea. Seguindo o aliado, eles descobrem um santuário subterrâneo onde Hannya e sua equipe estão se preparando para um ritual.
KK explica que Hannya planeja roubar almas suficientes para destruir a barreira entre os vivos e os mortos, permitindo que ressuscite sua falecida esposa e filha. Hannya e seus aliados escapam, deixando Akito para lutar contra um dos aliados de Hannya. Durante a batalha, a máscara do inimigo é arrancada, revelando que é um fantoche feito do corpo humano de KK. O fantoche aproveita o choque de KK para separá-lo de Akito e selá-lo, deixando Akito impotente.
Akito consegue escapar para a superfície e volta para o esconderijo de KK para descobrir como encontrá-lo. Lá, ele conhece uma das antigas parceiras de KK, Rinko, que lhe dá o estojo de passe de KK e uma foto da esposa e do filho de KK. Rinko também ajuda Akito a usar sua conexão persistente com KK para encontrá-lo e se reunir com ele. Assim que os dois se reencontram, um pilar de luz aparece, mostrando que Hannya começou seu ritual. Os dois perseguem Hannya e o confrontam. Os outros dois aliados de Hannya revelam ser fantoches feitos da esposa e da filha de Hannya. Akito derrota a filha, mas é atrasado o suficiente para Hannya liberar um monstro espiritual gigante sobre a cidade e escapar para a névoa tóxica.
Incapaz de seguir a pé, KK revela que Rinko fez uma motocicleta personalizada capaz de passar pela névoa. Depois de coletar peças adicionais para completar a moto, os dois viajam para a Torre de Tóquio e confrontam a fantoche mãe. No topo da torre, Hannya pega Mari e pula na boca do monstro espiritual gigante. Akito é atacado pelo boneco KK novamente, mas consegue destruí-lo.
Akito e KK seguem Hannya até a boca do gigante. Lá dentro, eles passam por uma série de portas que representam as memórias de Akito e Mari, revelando que Akito era uma pessoa emocionalmente fechada, o que só foi exacerbado pela morte de seus pais. Com a perda de seus pais e a frieza de Akito em relação a ela, Mari caiu em uma depressão quase suicida. Os dois heróis alcançam Hannya enquanto ele abre um portão direto para o submundo, mas antes que ele possa terminar o ritual, o espírito de Mari aparece e o joga no portão.
Quando seu espírito começa a desaparecer, ela diz a Akito que seu acidente não foi culpa dele e revela que teve uma chance de escapar do fogo, mas voltou para pegar as alianças de casamento de seus pais, pois eram a única coisa que restava deles. Quando Mari morre, Hannya sai de volta e se funde com os espíritos de sua filha e esposa, transformando-se em uma amálgama monstruosa. Os dois heróis acabam com ele para sempre, libertando todas as almas que Hannya capturou. Os espíritos dos pais de Akito chegam para escoltar Mari para a vida após a morte, enquanto Akito promete a ela que levará uma vida boa dali em diante. Com a crise evitada, Akito retorna ao mundo dos vivos e o espírito de KK deixa seu corpo permanentemente.
O Ghostwire: Tokyo é um jogo um normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas do Steam e da Epic, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Existe também um preludio que é tipo uma demo gratuita do game também. Para outras plataformas, consulte a página oficial.
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