Gaming DooM Awards 2024

Apesar de não ter chegado muita coisa nova neste período pra nós, o que chegou foi bom.


31 de dezembro de 2024

Estamos trazendo aqui nesta matéria os vencedores da edição de 2024 dos Gaming DooM Awards, a nossa singela premiação anual que contempla os mods pra Doom (e/ou outros jogos da “família”) que consideramos mais interessantes e/ou divertidos no período.

O esquema para 2024 foi o mesmo dos anos anteriores: os nossos amigos e colaboradores me enviaram os nomes, sendo que eu indiquei uns também, pra qualquer engine do Doom, e fiz um episódio da nossa série Gaming DooM comentando brevemente cada um. A lista continua não estando em nenhuma ordem específica, como do pior pro melhor, nem do melhor pro pior. O objetivo é indicar boas coisas pra você incrementar o clássico FPS mesmo.

A única modificação, com o perdão do trocadilho, que os Gaming DooM Awards 2024 trazem é que dei um período de tempo maior para considerar os mods premiados, não apenas ferrenhamente os que tenham sido lançados em determinado ano. Assim teremos PWADs lançados em 2023. Acho que fica mais justo e abrangente assim.

Assim, sem mais delongas, segue o 39º Gaming DooM, o vídeo onde listei e comentei os mods do Gaming DooM Awards 2024:

Usei algumas músicas da trilha sonora do Synthmania como fundo deste vídeo, em certas partes.

A seguir, temos os mods, com seus links para download, vídeos etc.

Codenome: Nomad

O Codenome: Nomad é uma criação do Dr_Cosmobyte com foco em jogabilidade simples e acelerada onde o jogador é Nomad, soldado comumente enviado para encarar as piores e mais perigosas missões. É compatível com Doom, Heretic, Hexen e Chex Quest.

Nomad pode usar um arsenal com itens análogos aos vanilla, mas mais poderoso. Os destaques certamente vão pro mugshot — feito com sprites criados por Craneo de um cara que lembra muito o Terry Crews (e Michael Jai White) — e os novos gimmicks de movimento: voadoras, rasteiras e a possibilidade de usar os barris explosivos como armas, o que abre muitas possibilidades de gameplay.

Vídeo

A seguir, o Nomad foi pro Promethus Reactor enfrentar os inimigos do Sun Damage Omen. Os mods Flashlight++, SpawnProps, Doom 64 Texture Pack and Palette, Bloom Boost, Universal Weapon Sway e Nightmare Logic music pack também foram usados:

Pvt. Stone

Pvt. Stone é um mod pra Doom, Heretic, Hexen e Chex Quest que traz uma loirona fortona e ainda assim cheia de curvas cujas armas variam de um blaster de planetas da era espacial a uma espada medieval. Foi desenvolvido por Skelegant e lançado inicialmente em 15 de abril de 2023.

O mod é um power trip muito agradável. Um gimmick interessante é a opção de pressionar fire + altfire ao mesmo tempo quando a adrenalina da Pvt. Stone sobe (indicado pelas veias em sua mão) o que liberará seus poderes de herança britânica. Tem outras coisas também como o fato do soco recuperar saúde e tal.

Pvt. Stone download & info @ Itch.io

Vídeo

No 237º Combinações do Alberto, joguei um pouco de Doom 2 com Pvt. Stone, Iron Snail Music, 2 Mashup Texture Packs, Tilt++, Universal Weapon Sway, DGD’s PBR Shader Revamp Project, Universal Map Enhancements, NashGore NEXT e Doom Liquid Textures Pack:

Disaster Jester: Classified

Desenvolvido por LossForWords e lançado em 20 de julho de 2024, o Disaster Jester: Classified é um mod para Doom estrelado pela Arlequina, a anti-heroína da DC Comics, trazendo um arsenal diversificado. É também sequência do aclamado Disaster Jester, também Gaming DooM Awards.

A narrativa começa com a personagem sendo enviada por uma força-tarefa organizada pela A.R.G.U.S. para resolver uma crise interdimensional e resgatar uma unidade especial, Delta-Gemini. Contudo, como sempre, as coisas saem de controle — e a Arlequina entra em cena com sua habitual caoticidade.

Além de novas armas, o mod oferece atuação de voz e muito humor ácido e uma série de recursos como ataques melee rápidos, altfires, recarregamento manual, gráficos atualizados, efeitos sonoros imersivos, novos itens, HUD e telas estilizadas. Também conta com gimmicks criativos, como a habilidade de carregar e arremessar barris explosivos.

Vídeo

Nesta edição dos Mods para Doom combinados, chamei a Arlequina do Classified para encarar os inimigos do Payback no Chaos and Confusion e, depois, no Mapa 02. Meti também os outros mods: Critical Shots, NashGore NEXT, MixTP.pk3 do 2 Mashup Texture Packs, Flashlight++, Bloom Boost, Universal Weapon Sway e Synthmania:

Alice: Toys of Madness

Alice: Toys of Madness é um incrível mod de gameplay para GZDoom inspirado nas icônicas aventuras sombrias de American McGee’s Alice e Alice: Madness Returns. Desenvolvido por Jekyll Grim Payne, do Painslayer, e lançado em 9 de julho de 2024, traz uma reimaginação de armas e sistemas dos títulos originais, adaptando-os ao universo de Doom. Controlando Alice, você mergulha em uma jornada surreal e brutal, equipada com um arsenal criativo e letal para destruir hordas de demônios.

Com gráficos personalizados, modelos 3D para a protagonista e suas armas, além de recursos como pulo duplo, chute rápido e um sistema anti-derrapagem ao aterrissar, o mod proporciona uma jogabilidade fluida e sofisticada. As armas incluem a versátil Vorpal Knife, o destruidor Hobby Horse, cartas afiadas com habilidades de rastreamento, bombas explosivas em forma de brinquedos e até o caótico Teapot Cannon, entre outras. Power-ups únicos, como o Cake (que faz Alice crescer e esmagar inimigos) e o Rage Box (que aumenta sua força e resistência enquanto a limita à faca), expandem muito a experiência.

Alice: Toys of Madness download & info @ ZDoom

Trailer

Obliterator

Obliterator, criado por Lumenoth e lançado em 11 de setembro de 2024, é um mod com armas poderosas e ação frenética que coloca os jogadores na pele de um guerreiro solitário enfrentando hordas intermináveis de demônios. Em um mundo onde a paz parece cada vez mais inalcançável, a missão do protagonista é simples: usar as armas mais destrutivas já criadas pela humanidade para deter o avanço do mal, uma legião de cada vez. A proposta do mod é transformar o jogador em uma verdadeira força da natureza, capaz de obliterar até os maiores desafios.

O mod foi desenvolvido especialmente para WADs de alta dificuldade e grande quantidade de monstros, como Crumpets, Combat Shock, Sunlust e slaughters em geral. Obliterator também inclui ajustes extras de dificuldade.

Obliterator download & info @ Itch.io

Vídeo

A seguir, o Tyrant120 joga o Obliterator com o Gothic Skins for Doom e outras paradas:

Haunting Hollow

O Haunting Hollow é um episódio de 11 mapas de temática gótica para Doom 2, lançado em 2 de outubro de 2023. Desenvolvido pela Doomer Boards Community, este mapset é o projeto número 62 desta turma e apresenta uma experiência de terror gótico, repleta de castelos e outros cenários potencialmente sombrios inspirados pela estética da Idade Média.

Embora a jogabilidade não tenha sido alterada, o mod oferece novos gráficos, músicas e uma rica ambientação, além de suporte para modo single player, com opções de co-op ainda não testadas. Resolvi citar o Haunting Hollow não apenas pelo layout vencedor dos mapas que pude experimentar e pela temática interessante, mas também por ser um excelente cenário para combinações com mods com elementos de Quake clássico ou medievais em geral.

Vídeo

No Combinações do Alberto #239, dei uma experimentada no Mapa 01 do Haunting Hollow com a edição de apenas armas do Fears, os monstros do Gothic Skins for Doom e os outros mods Relighting Doom, Critical Shots, NashGore NEXT, Flashlight++, Tilt++, Bloom Boost e Universal Weapon Sway:

Stray Jackals

Mais uma criação do Dr_Cosmobyte lançada neste ano, o Stray Jackals é um mod retrô que combina temas variados, trazendo três heróis, um de fantasia medieval, outro de Velho Oeste e um de cyberpunk, cada um com um arsenal adequado ao seu estilo. O mod oferece ao jogador a chance de controlar um bárbaro, um pistoleiro ou um hacker technomancer, cada um com características exclusivas — desde armas novas até visuais, stats e mecânicas de jogo próprias.

Além das classes únicas, Stray Jackals adiciona novos gráficos, HUD, níveis de dificuldade e até uma slot machine que pode aparecer nos mapas, oferecendo bônus ao jogador, dependendo da sorte. Como o mod não altera os inimigos, ele se integra perfeitamente com outros mods de monstros, e um plus é que seus heróis podem se adaptar facilmente a diferentes tipos de temática. O Stray Jackals é compatível com Doom, Heretic, Hexen e Chex Quest.

Vídeo

A seguir, temos o Stray Jackals sendo jogado com o Pistoleiro junto aos outros mods Revolution!, Outlaws Enemies For GZDoom, Creepyfied Textures, NashGore NEXT, Bloom Boost, Flashlight++ e Ballad of Blue Tiger Jukebox.

Dr. Robotnik’s Ring Racers

Dr. Robotnik’s Ring Racers é um jogo de corrida da Kart Krew Dev e sequência de SRB2Kart, derivado do Sonic Robo Blast 2 que, por sua vez, foi desenvolvido numa versão modificada do Doom Legacy. O jogo foca na competitividade e habilidade de pilotagem, sem depender excessivamente de power-ups. Influenciado por games de luta, Ring Racers introduz mecânicas de contra-jogo que aumentam a dificuldade e oferecem uma experiência desafiadora, especialmente no modo multiplayer. Conta com mais de 60 pilotos jogáveis, cada um com características distintas, e 150 pistas de corrida e 60 arenas de batalha.

Além do modo Grand Prix, que inclui corridas com IA e mini-jogos entre as competições, Dr. Robotnik’s Ring Racers oferece suporte para até 4 jogadores em splitscreen local, além de multiplayer online com modos de corrida e batalha. Também apresenta desafios para desbloquear conteúdo, segredos escondidos e suporte para mapas personalizados, permitindo aos jogadores criar suas pistas e tal. Embora tenha sido lançado com conteúdo completo, a equipe de desenvolvimento continuará oferecendo atualizações ocasionais pra deixá-lo cada vez melhor e tal.

Links

Trailer

Wandmaster

Wandmaster é um mod para Doom criado por krokots, inspirado na jogabilidade de Noita, e permite aos jogadores criar suas próprias varinhas mágicas e usar feitiços dinâmicos para explorar novas possibilidades no combate. Com um sistema extenso de personalização, o mod oferece a chance de criar combinações quase infinitas de armas mágicas, cada uma com suas características únicas como velocidade, tempo de recarga e precisão. As varinhas podem até embaralhar seus feitiços, reordenando-os aleatoriamente a cada recarga, oferecendo uma dinâmica imprevisível.

O Wandmaster, no momento, inclui 91 feitiços jogáveis, com uma ampla variedade que vai desde projéteis até feitiços especiais e hitscan. Os jogadores também podem equipar acessórios mágicos, como livros, orbes, robes e anéis, que concedem poderes únicos, como invocar paredes de projéteis ou manipular monstros com magia. Um sistema de inventário baseado em grades permite expandir o armazenamento com mochilas e habilidades especiais, enquanto o HQ, acessado após cada nível, serve como um ponto de descanso para comprar itens, trocar artefatos e aceitar missões. Wandmaster oferece ainda um sistema de perks e missões desafiadoras para liberar novas habilidades e recompensas, além de recursos como gibbing, troca de artefatos e um modo sandbox para testar feitiços.

Wandmaster Download & Info @ ZDoom

Vídeo

Doom 64: Unseen Evil

Desenvolvido por principalmente por DrPyspy com colaboração de uma turma boa aí, Doom 64: Unseen Evil é um mod que transporta a atmosfera de Doom 64 para os mundos de Doom e Doom II, proporcionando novas experiências visuais e de gameplay. O trabalho faz reformulação completa, alterando desde o design dos mapas até o comportamento dos inimigos, trazendo de volta demônios que estavam ausentes no Doom 64, como o Revenant e o Arch-vile. Além disso, o mod inclui o arsenal completo do cartucho de Nintendo 64, incluindo a icônica Unmaker, e introduz um sistema de transformação de níveis, o Terraformer, que recria os mapas clássicos com a estética e o estilo de Doom 64.

Doom 64: Unseen Evil também apresenta a dificuldade exclusiva “Redemption Denied”, que traz algumas das colocações de monstros mais cruéis do Doom de PSX, adicionando também complexidade. Com melhorias de qualidade de vida, como novos sons, animações de armas e configurações personalizáveis, Doom 64: Unseen Evil permite reviver os clássicos de uma forma ainda mais sombria.

Vídeo

Resolvi testar o Doom 64: Unseen Evil com o Freedoom, e os resultados foram bem satisfatórios. Carreguei também os mods Mapa do Sereno, NashGore NEXT, Bloom Boost e Flashlight++:

Menções honrosas

Neste ano, por questões alheias ao nosso alcance, ficou difícil receber tudo o que foi lançado. Deve ter muita coisa boa que ficou fora do nosso radar. Com isto em mente, as menções honrosas podem ser expandidas com mods para Doom interessantes que forem lançados após fechamento oficial da edição. Então, volte aqui sempre pra ver se tem novidade.

  • DOOMablo – Mod de sidav que combina a essência de Doom e Diablo, transformando o FPS num looter-shooter onde derrotar demônios e coletar armas e armaduras com atributos aleatórios é o foco principal. Inspirado por BorderDoom e Doom: Infinite, o mod apresenta um sistema de progressão e raridade, com itens que variam de comuns a míticos, e mais de 100 tipos de afixos que podem modificar armas, armaduras, mochilas e até inimigos. Este mod parece fantástico, mas não tive tempo para explorá-lo direito e, portanto, vai ficar nas menções honrosas mesmo.
  • Eldritch Voyage – Lançado em agosto de 2023 pela Doomer Boards Community, este desafiador mapset de 14 fases para Doom II conta com temática lovecraftiana e mistura selvas cobertas de musgo e túmulos antigos. O episódio oferece uma experiência single player robusta, com inícios opcionais para co-op e suporte para ports de remoção de limites. Além de suas fases intrincadas, inclui novos gráficos e músicas, reforçando sua atmosfera única. Quis trazer esse WAD aqui para fazer parte do que chamo “ressurgência dos dinossauros”, fenômeno recente que vem trazendo essas criaturas antediluvianas de volta aos games. Dá uma olhada e confere se não é um cenário perfeito pra isso?


Bom, é isso aí.

Pra variar, os Gaming DooM Awards 2024 foram feitos no desespero, aos trancos e barrancos, pra dar tempo pra sair antes da virada. Vou tentar não deixar pra última hora no ano que vem.

Mas, diz aí, tem coisa boa na safra desse ano, com certeza. Não tenho dúvidas que valeu a pena trazer esses mods, tanto para divulgá-los quanto para te fornecer algo maneiro e divertido pra ampliar a experiência com o velho Doom ainda mais.

Então, até o ano que vem!

Abraços!

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