Xexex (ゼクセクス) é um jogo de tiro estilo shoot 'em up com rolagem lateral que conta com muitos elementos do R-Type e Gradius, combinando-os com a mecânica de tentáculos do jogo XMultiply.
Xexex (ゼクセクス) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up com rolagem lateral que conta com muitos elementos do R-Type e Gradius, combinando-os com a mecânica de tentáculos do jogo XMultiply.
Xexes foi desenvolvido e lançado pela Konami em 1991 para os arcades e só veio a ser portado para outras plataformas em 2007, quando foi incluído na compilação do PSP, Salamander Portable, que saiu apenas no Japão.
A falta de ports não deve ter sido por falta de popularidade, pois o Xexex foi bem recebido pela crítica na época. O shoot ’em up ganhou prêmios (1992 Gamest Awards) de melhor gráficos (vencendo Virtua Racing) e melhor música (vencendo Metal Black), sendo também indicado como Jogo do Ano (ficando em 4º), melhor jogo de tiro (2º) e Melhor Direção (6º), perdendo para Street Fighter II′: Champion Edition, Sonic Wings e Art of Fighting, respectivamente.
Apesar de não ter saído para muitas outras plataformas, alguns consideram o Xexex predecessor espiritual de um outro shooter espacial, o Axelay, que foi lançado para Super Nintendo em 1993.
O vídeo acima foi publicado e comentado em mais um episódio do Fliperama Nostálgico, do canal Defenestrando Jogos, e é bem descontraído e informativo. Inclusive, é a principal fonte de dados para esta publicação. Como ele foi exibido originalmente em uma live, o conteúdo começa, de fato, na minutagem 10:56.
Num futuro onde a humanidade alcançou o conhecimento avançado de poder viajar a imensas distâncias, podendo visitar inúmeros planetas da galáxia, a princesa Elaine, do planeta E-Square, pede ajuda aos humanos para que seu planeta não seja aniquilado por forças maléficas. O piloto, comandando a Flintock, uma nave espacial com partes orgânicas, tem a missão de resgatar a princesa de cabelo azul e encontrar e destruir as hordas inimigas sob o comando do lorde maligno chamado Klaus.
Em Xerex, os pilotos (pode ser jogado por até duas pessoas simultaneamente) irão passar por vários estágios lindamente desenhados, com inúmeros inimigos, algumas naves gigantes, toneladas de efeitos e um super tiro bem único. Existem dez planetas diferentes em Xerex, cada um representando uma fase do jogo e contendo um chefão. Entre os estágios, detalhes do enredo são exibidos em cutscenes similares às do Phelios.
A nave controlada pelos jogadores, a Flintlock (ou Flint Lock), tem uma orbe destacável chamada Flint que se comporta de maneira semelhante ao Force Device do R-Type. Os controles consistem um botão de tiro, que pode ser pressionado para carregar e aumentar o seu poder de fogo, o que lança ou chama de volta o Flint e o direcional de 8 direções. Power-ups podem ser obtidos na versão japonesa para aumentar o poder do Flint, sua velocidade de movimento, mudar a arma principal ou até mesmo dar ao jogador uma vida extra.
Existem diferentes mecânicas de jogo entre os lançamentos japonês original e os internacionais. A versão japonesa tem vidas (com pontos de respawn) em vez de uma barra de energia e uma maior variedade de armas. As internacionais removem todas as armas, exceto uma atualizável. Os padrões do inimigo também são alterados ligeiramente. Na versão japonesa, o jogador começa com o Proton Laser, um fino fluxo de balas fracas. Certos inimigos podem dropar novas armas e o nome do armamento atual é exibido na parte inferior da tela. Nas versões internacionais, a arma primária disponível é o Proton Laser (mísseis são secundários), que pode ser melhorada com power-ups.
As armas da versão japonesa são:
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!