Xenon

Parta para o território ocupado para proteger os humanos e deter os alienígenas!


20 de julho de 2024

Xenon é um shoot ’em up com rolagem vertical de ficção científica onde se pilota um veículo capaz de se transformar num caça espacial ou tanque futurista para combater extraterrestres hostis. Foi desenvolvido pelos The Bitmap Brothers e lançado inicialmente em 1988.

Publicado originalmente pela Melbourne House e disponibilizado para Amiga, Amstrad CPC, fliperama, Atari ST, Commodore 64, DOS, MSX, ZX Spectrum, BlackBerry e Antstream, Xenon foi quase universalmente bem recebido pela crítica.

Certamente o seu bom desempenho justificou que o jogo ganhasse uma sequência em 1989, Xenon 2: Megablast, embora fuja um pouco da fórmula do original.

Vídeos

Acima, temos a gameplay do Xenon de DOS sem comentários. A barulheira deve ser alguma emulação da PC Speaker, provavelmente via DOSBox, mas não tenho certeza.

Temos também o port de Amiga do game até o fim numa playthrough do World of Longplays.

Gameplay

Em Xenon, o jogador assume o papel de Darrian, um futuro piloto espacial da Federação, atualmente em guerra com uma espécie alienígena misteriosa e violenta chamada Xenites, que já dura uma década. Um dia, Darrian recebe um relatório de uma estação espacial nebulosa, onde ele descobre que colônias humanas próximas foram atacadas pelos Xenites. Darrian não perde tempo e parte para o território ocupado para proteger os humanos e deter os alienígenas.

Trata-se de um jogo de tiro no qual o jogador controla um veículo que pode se transformar em tanque futurista ou numa navinha. A transformação geralmente pode ser realizada a qualquer momento para combater inimigos específicos, entretanto, durante as seções de chefes de nível intermediário e final, bem como em certos níveis, é obrigado usar um determinado modo de veículo. O tanque tem um controle maior do campo de jogo, dando para movimentar em qualquer direção de sua escolha.

Xenon apresenta um campo de jogo 3D (alguns inimigos, por exemplo, serão montados em colinas, onde o tanque não alcança). Para combatê-los, o jogador precisa transformar-se em caça. O jogo então muda para um estilo mais familiar, como visto em outros shmups com rolagem vertical. Em contrapartida, a nave tem que se transformar novamente em tanque para combater a maioria das unidades terrestres. Há upgrades/power-ups que podem ser obtidos de inimigos destruídos.

Curiosidades

  • O rosto digitalizado que exclama “Nível Um” no início do jogo (impressionante para a época) não era outro senão Bitmap Brother Eric Matthews, quem mais mais tarde confessou que alterou o vídeo manualmente para conseguir um corte de cabelo melhor.
  • Primeiro título dos The Bitmap Brothers, lançado em janeiro de 1988, Xenon foi o primeiro produto que mostrou efetivamente como os computadores de 16 bits eram capazes de oferecer uma experiência de jogo mais desafiadora. Através da sua combinação de excelentes gráficos e uma ótima trilha sonora, Xenon estabeleceu o padrão para os 16 bits.
  • Após extensa cobertura no ‘Get Fresh’ da ITV, o game fez história como o primeiro jogo Amiga a entrar no Top 40 do Reino Unido.
  • A versão para PC de Xenon sofria por não ter música, já que nem as placas Adlib (final de 1988) nem Sound Blaster (1989) haviam sido lançadas na época em que o jogo foi finalizado. E até o lançamento do Sound Blaster, um ano depois, não havia maneira de obter efeitos sonoros decentes no PC, a não ser através dos bipes do alto-falante. A reprodução de voz do “Setor Um” teve que ocorrer quando nada mais estava se movendo na tela, uma vez que era preciso mexer muito na saída do alto-falante de 1 bit e não podia mais gastar tempo em outro lugar.
  • A versão de DOS também é restaria ao padrão de 16 cores da paleta EGA, e é por isso que suas cores parecem estranha (pra alguns)s. O VGA havia sido lançado um ano antes, mas apenas nas máquinas IBM originais, e as placas clones ainda não estavam amplamente disponíveis.
  • O jogo deveria se chamar “Kelly X”, que deriva do nome do programador Steve Kelly. Mas depois que uma versão final foi vazada por alguém da editora Mastertronic para crackers em setembro de 1987, o produto final foi renomeado para “Xenon” para lançamento em janeiro de 1988.
  • A edição nº 13 da revista ACE (outubro de 1988) incluiu o game na lista dos 100 melhores de 1987/1988 (seleção da equipe editorial).
  • Algumas fontes revelam que o jogo saiu originalmente para DOS, outros para Atari ST, mas a resposta mais provável é: quem sabe?
  • A Melbourne House, que publicou o jogo originalmente no Reino Unido (Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, DOS, MSX, ZX Spectrum), era então propriedade da Mastertronic.
  • A Virgin publicou o game para outros países, especialmente nos EUA.
  • As versões de fliperama (1988), Antstream (2019) e BlackBerry (2013) foram publicadas pela Arcadia Systems, The Bitmap Brothers e Amiga, Inc., respectivamente.

Screenshots

As screenshots acima são de várias versões do game e foram kibadas do MobyGames.

Mais informações e shoot ’em up

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!