Parta para o território ocupado para proteger os humanos e deter os alienígenas!
Xenon é um shoot ’em up com rolagem vertical de ficção científica onde se pilota um veículo capaz de se transformar num caça espacial ou tanque futurista para combater extraterrestres hostis. Foi desenvolvido pelos The Bitmap Brothers e lançado inicialmente em 1988.
Publicado originalmente pela Melbourne House e disponibilizado para Amiga, Amstrad CPC, fliperama, Atari ST, Commodore 64, DOS, MSX, ZX Spectrum, BlackBerry e Antstream, Xenon foi quase universalmente bem recebido pela crítica.
Certamente o seu bom desempenho justificou que o jogo ganhasse uma sequência em 1989, Xenon 2: Megablast, embora fuja um pouco da fórmula do original.
Acima, temos a gameplay do Xenon de DOS sem comentários. A barulheira deve ser alguma emulação da PC Speaker, provavelmente via DOSBox, mas não tenho certeza.
Temos também o port de Amiga do game até o fim numa playthrough do World of Longplays.
Em Xenon, o jogador assume o papel de Darrian, um futuro piloto espacial da Federação, atualmente em guerra com uma espécie alienígena misteriosa e violenta chamada Xenites, que já dura uma década. Um dia, Darrian recebe um relatório de uma estação espacial nebulosa, onde ele descobre que colônias humanas próximas foram atacadas pelos Xenites. Darrian não perde tempo e parte para o território ocupado para proteger os humanos e deter os alienígenas.
Trata-se de um jogo de tiro no qual o jogador controla um veículo que pode se transformar em tanque futurista ou numa navinha. A transformação geralmente pode ser realizada a qualquer momento para combater inimigos específicos, entretanto, durante as seções de chefes de nível intermediário e final, bem como em certos níveis, é obrigado usar um determinado modo de veículo. O tanque tem um controle maior do campo de jogo, dando para movimentar em qualquer direção de sua escolha.
Xenon apresenta um campo de jogo 3D (alguns inimigos, por exemplo, serão montados em colinas, onde o tanque não alcança). Para combatê-los, o jogador precisa transformar-se em caça. O jogo então muda para um estilo mais familiar, como visto em outros shmups com rolagem vertical. Em contrapartida, a nave tem que se transformar novamente em tanque para combater a maioria das unidades terrestres. Há upgrades/power-ups que podem ser obtidos de inimigos destruídos.
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