Sucesso dos fliperamas e "a maior batalha de helicópteros do século"!
Thunder Blade (サンダーブレード) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Sega originalmente para os fliperamas japoneses em dezembro de 1987. Neste game, os jogadores pilotam um helicóptero e tem que enfrentar inúmeros veículos inimigos em diferentes fases.
A grande novidade do Thunder Blade é que a sua perspectiva muda dependendo da parte do jogo, sendo vista do tradicional de cima pra baixo ou em um estilo tipo do Galaxy Force ou After Burner, de trás da aeronave para frente.
Apesar de não apresentar nada fundamentalmente inovador ou de muito original para o gênero, Thunder Blade foi um enorme sucesso crítico [2] e comercial para a Sega, o que é atribuído ao uso da sua deslumbrante tecnologia “sprite-scaling graphics”, também presente e responsável pelo efeitos impressionantes em Out Run, Super Hang-On, After Burner, Galaxy Force e muitos outros clássicos desta empresa. Eu diria que a excelente jogabilidade e temática, a qual foi inspirada num filme dos anos 80 chamado Blue Thunder [1], também ajudaram neste quadro. Todavia, este ótimo desempenho do Thunder Blade no mercado lhe rendeu versões para várias outras plataformas.
Meus irmãos e eu jogamos bastante a versão de Master System deste shmup e acho que os controles são melhores que o de fliperama, embora, por ser um jogo um tanto quanto difícil, acho que ninguém conseguiu zerar. Também, por ser um título importante para nós (e consequentemente pra mim), o Thunder Blade foi introduzido ao nosso Hall da Fama no dia 25 de junho de 2018.
Acima, temos o Thunder Blade sendo defenestrado em mais um Fliperama Nostálgico, o quadro de jogos antigos de arcade do canal Defenestrando Jogos. O vídeo, como sempre, é bem informativo, descontraído e bem humorado. É também uma das principais fontes de dados deste post.
Já o vídeo anterior mostra a versão de PC Engine do Thunder Blade sendo totalmente zerada num playthrough sem comentários do canal World of Longplays.
A bordo do letal helicóptero de combate Gunship Gladiator, um piloto tem como missão impedir que um golpe de estado que almeja instalar um ditador no poder tenha sucesso.
O jogador controla um helicóptero equipado com duas armas diferentes, uma metralhadora e mísseis ar-terra, ambas com munição ilimitada. Desta forma, ele deve atravessar as fases do Thunder Blade, cada uma delas recheada com combinações de helicópteros, aviões, tanques, barcos e baterias antiaéreas, tudo com a intenção de destruir o seu Gunship Gladiator. Final de cada fase, como é de costume, tem um chefão.
com armas e mísseis e deve destruir tanques, helicópteros e outras unidades inimigas para salvar seu país de origem. Como dito acima, a perspectiva do game pode variar entre uma visualização em perspectiva de cima para baixo ou de terceira pessoa. A primeira parte de cada fase começa com um top-down vertical scrolling antes de mudar para o outro esquema. Os chefões também sempre estão na visão top-down.
O Thunder Blade possui quatro fases:
Como já dito, o Thunder Blade teve um ótimo desempenho. Isto certamente justificou ports para outros sistemas, como Mega Drive (1988, Super Thunder Blade [3]), Master System (1988), PC Engine (1988), CPC (1988), Atari ST (1988), Commodore 64 (1988), Amiga (1988), ZX Spectrum (1988), X68000 Sharp (1990), MS-DOS (1989), MSX (1989), Nintendo 3DS (14 de maio de 2015) e Tiger Handheld Game (1988).
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!