Terra Cresta é um shoot 'em up de 1985 que coloca o jogador pilotando uma aeronave que pode receber upgrades através de ilhas repletas de instalações, torres terrestres, dinossauros e outros inimigos.
Terra Cresta (テラクレスタ) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up com rolagem vertical desenvolvido pela Nichibutsu (a marca de videogames da finada Nihon Bussan) lançado inicialmente em novembro de 1985.
Este shooter coloca o jogador pilotando uma aeronave que pode receber diversos upgrades através de fases ambientadas em ilhas repletas de instalações, naves, armas e torres terrestres, dinossauros e outros inimigos. Me lembro vagamente do Terra Cresta no fliperama, me parecia um Xevious peculiar com os tais répteis gigantes.
Publicado pela própria Nichibutsu e disponibilizado em várias plataformas, este shmup é a sequência direta do Moon Cresta, jogo lançado cinco anos antes. O Terra Cresta também foi sucedido por três outros jogos da série: Dangar – Ufo Robo (1986), Terra Force (1987), Terra Cresta II – Mandoraa no Gyakushuu (1992, PC Engine).
Acima, temos o jogo de navinha sendo defenestrado em um vídeo narrado que, além de mostrar o gameplay deste jogo antigo, compartilha algumas informações e curiosidades conosco que foram usadas para construir esta publicação.
No segundo vídeos, temos a versão de NES do game sendo totalmente zerada pelo canal World of Longplays.
Em Terra Cresta, um planeta bem guardado está sendo invadido, e o jogador, no comando da nave espacial Wing Galibur, terá que encarar um grande número de inimigos no ar e na superfície, incluindo tiranossauros, torreões e naves-mães.
Bases numeradas liberam power-ups quando destruídas que podem ser usados em combinação ou no Modo de Formação, cobrindo uma gama maior de posições de tiro. Quando todas as partes são coletadas, você se transforma em uma Fênix brilhante e indestrutível por um tempo limitado. Além disto, o jogador pode fazer as peças se separarem da Wing Galibur e ficarem em volta da nave em forma e triangulo, ficando invulneráveis ao fogo inimigo e podendo atirar em diversas direções. Neste modo, se a nave for atingida, ela volta a ser apenas uma peça e o jogador fica sujeito a perder vidas. Se perder todas as vidas, já sabe: é game over.
Cada passagem pelo planeta termina com uma nave-mãe chefona, sendo que a terceira e final só pode ser morta se a nave estiver no poder máximo. Uma vez vencida, o jogo recomeça a partir do primeiro mundo.
Atire nos silos terrestres numerados de 2 a 5 para dropar outras partes das naves que, ao serem recolhidas, aumentam o poder de fogo.
As partes são:
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