Os Crystals ressurgem, em maior número e com um arsenal mais poderoso!
Raiden II (雷電II) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up com rolagem vertical desenvolvido pela Seibu Kaihatsu. Foi lançado originalmente em novembro de 1993, aos fliperamas.
Segundo game da sua série e sequência direta do clássico Raiden, Raiden II continua seu enredo três anos depois dos eventos do game original e coloca o jogador contra centenas de naves inimigas novamente, como era de se esperar.
Consideravelmente desafiador, assim como o seu predecessor, Raiden II foi bem recebido pelo mercado. Foi portado para Windows em 1997 e, como parte do The Raiden Project (saiba mais nas curiosidades), ao PlayStation, em 1995.
O vídeo acima traz uma análise do Raiden II, citando curiosidades e mostrando a gameplay deste título dos fliperamas. Foi publicado e produzido pelo canal Defenestrando Jogos e é parte da sua Fliperama Nostálgico, embora, ao contrário dos outros jogos apresentados nesta série, é mais curtinho e não mostra a jogatina com as três fichas de sempre.
Já o vídeo acima é uma playthrough sem comentários da versão de PS do game.
Três anos após o VCD (Vanquish Crystal Defense) repelir a invasão dos Crystals, os remanescentes das máquinas controladas se reagrupam para formar outro exército, em maior número e com um arsenal mais poderoso, para retomar a dominação da Terra. Para combater esse ressurgimento do Crystals, uma nova arma é desenvolvida para o Fighting Thunder – projetada com a tecnologia do próprio inimigo – para impedi-los novamente.
Raiden II expande a mecânica do primeiro jogo, introduzindo duas novas armas: o Bend Plasma, que trava e causa um baixo, porém constante dano aos inimigos; e a Cluster Bomb, uma bomba de rápida implantação que causa menos danos do que as bombas comuns, mas atinge uma área maior.
Além destas, este shmup traz três armas principais e dois tipos de mísseis. Armas e mísseis primários são disparados simultaneamente e podem receber upgrades se coletado o power-up. Bombas são armas especiais que causam dano em uma ampla área e cancelam o fogo inimigo. Os jogadores (até dois simultaneamente) podem carregar no máximo sete de qualquer combinação dos dois tipos de bombas em Raiden II.
As naves deverão lutar contra uma grande quantidade de inimigos através de oito fases com dificuldade crescente. Em uma partida para dois jogadores, quando um atira na nave do outro com a arma principal vermelha ou azul, a nave do outro jogador gera projéteis especiais que causam muitos danos aos inimigos.
Estágio Nome Chefão Codinome Terrestre Trilha Sonora 1 Countryside Zelzerei Se Full Walker (×2) Repeated Tragedy 2 City Geldobird (De cima) Albatross Tragedy Flame Nouzard (De baixo) 3 Ocean Dal Yar Battle Axe All or Nothing 4 Ruins Balg Thunder Fortress Burnt Field 5 Enemy Terrestrial Base Harkestal (Primeira forma) Black Bird Depression Arvey (Segunda forma) Gelmes (Tereira forma) 6 Floating Continent Meshky Delarz Graphite Decisive Battle 7 Enemy Huge Battleship Hosorg Taline Huge Satellite Flap Towards the Hope 8 Final Attack Target Gharb Gadim Mother Haven Tragedy Flame
Lançada em 1994, o Raiden DX (雷電) é uma versão alternativa do Raiden II que tem três modos de jogo diferentes: uma fase ininterrupta de 15 minutos que não permite continue, as cinco primeiras fases do Raiden II e oito fases (mais uma de bônus) com novos layouts.
O Raiden DX foi portado para o PlayStation no Japão com as trilhas sonoras da Viper Phase 1, a de arcade e uma exclusiva de PS. Além disso, ela incluiu The Master of Raiden, enciclopédia e outros recursos. Esta versão para PlayStation foi relançada pela Hamster Corporation em 2000.
A Game Machine, em sua edição de 15 de setembro de 1994, listou o Raiden DX como sendo a quinta máquina de fliperama de maior sucesso do ano.
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