Phelios

Uma das grandes referências do shoot 'em up do Mega Drive.


26 de junho de 2017

Phelios (フェリオス) é um jogo de tiro estilo shoot ’em up com rolagem vertical que foi desenvolvido pela Namco e lançado, originalmente, para o sistema de fliperama Namco System 2, em 1989.

A versão de arcade do Phelios nunca foi lançada nos Estados Unidos, devido as cenas de sadismo e tortura que a Artemis sofre e que são exibidas entre cada fase, consideradas pesadas pra época. No entanto, o game foi portado posteriormente para o Mega Drive, em 1990, e se tornou uma das grandes referências do gênero neste console.

Depois de um bom tempo, o Wii (julho de 2008), Switch (2022) e PlayStation 4 (2022) também ganharam versões do Phelios.

Vídeos

Confira acima o gameplay deste clássico shoot ’em up feito pelo canal Defenestrando Jogos, que mostra as imagens do game em sua versão do Mega Drive, jogado diretamente no console. Algumas curiosidades e informações desta publicação foram retiradas deste vídeo.

Já o vídeo anterior é a playthrough do Phelios em sua versão de fliperama e sem comentários feita pelo canal Retro Will Games.

Enredo

O enredo é vagamente baseado na mitologia grega, onde o jogador encarna o cavaleiro Apollo, o deus do sol. Apollo parte no lendário cavalo alado Pegasus para resgatar sua amante, Artemis, a deusa da lua, que foi raptada pelo Titã Typhon.

O jogo não menciona que Artemis era também irmã de Apollo e era a deusa da caça, o que denota que as referências mitológicas no jogo são bem superficiais.

Gameplay

Como dissemos, o Phelios é um shoot ’em up com visão superior, onde o jogador controla o Apollo pelas fases da Grécia Antiga, atirando com a sua espada e enfrentando uma enorme quantidade de inimigos como harpias e esqueletos, junto com goblins e chefes colossais. O tiro padrão pode ser carregado segurando o botão, aumentando assim o poder do mesmo. Mesmo os menores inimigos recebem vários golpes, então o tiro padrão é de pouca utilidade.

Phelios apresenta 7 fases que são subdividas entre 2 ou 4 sessões. No final das fases, Apollo enfrenta um chefão baseado na mitologia grega. Estes são a Medusa, a Gréia, a Sereia, Anteu, Cila (na forma de “Crystal Brain”), Cerberus e o próprio Typhon.

Apollo pode levar quatro ataques, indicados pelos corações no fundo da tela (na versão de fliperama), antes de morrer, mas, se ele atingir um muro ou um chefão, morre automaticamente.

Na versão de fliperama, os jogadores podem escolher entre os modos Easy ou Hard (ou Novice and Advance) de game. Porém, se escolherem o easy, não vão ver o final verdadeiro do game, caso cheguem lá. A versão de Mega parece que tem menos uma versão.

Curiosidades

  • Mesmo que a tela de título indique 1988 (ano de desenvolvimento), Phelios foi lançado em fevereiro de 1989 no Japão.
  • A trilha sonora do jogo foi composta por Yoshinori Kawamoto (Kawagen).
  • A Victor Entertainment lançou um álbum de trilha sonora de edição limitada para este jogo (Namco Video Game Graffiti Vol.6 – VDR-5301) em 10/04/1989.
  • Na mitologia grega, a Apolo é o deus do sol e irmão de Artemis, a deusa da caça que se orgulhava de nunca precisar de nenhum homem.

Detalhes técnicos

  • Namco System 2 hardware;
  • ID do jogo: PS;
  • CPU principal: (2x) Motorola 68000 (@ 12.288 MHz), M6809 (@ 3.072 MHz), HD63705 (@ 2.048 MHz);
  • Chipes de som : C140 (@ 21.39 Khz), YM2151 (@ 3.57958 MHz);
  • Jogadores: 2
  • Controles: joystick de 8 direções e 3 botões.

Screenshots

As screenshots e imagens acima foram retiradas de diversos sistemas e algumas foram redirecionadas. A resolução original do Phelios é raster, 224 x 288.

Mais informações e shoot ’em up

Link pra jogar online e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!