Tua navinha pode ganhar poder de fogo, mas daí se torna um alvo maior...
9 de dezembro de 2023
Moon Cresta é um fixed shooterespacial onde uma nave composta de até três partes combate aliens que aparecem no topo da tela. Foi desenvolvido pela Nichibutsu e lançado inicialmente em 1980, aos fliperamas.
Publicado pela própria Nichibutsu e disponibilizado também para ZX Spectrum, Commodore 64, BBC Micro, Amstrad CPC, Dragon 32, X68000, SNES, PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 4, Switch e outras plataformas, Moon Cresta foi um sucesso de mercado e geralmente bem recebido pela crítica.
O bom desempenho do Moon Cresta foi provavelmente determinante para que este jogo gerasse, além dessa grande quantidade de ports, uma série de jogos, spin-offs e interações, começando com o Terra Cresta, em 1985.
Tem também uma playthrough da versão de CPC, também sem comentários, do canal Amstrad Maniaque.
Gameplay
O Moon Cresta é um jogo de tiro com rolagem vertical com a nave fixa na base da tela, podendo-se mover apenas para esquerda e direita, tentando meter bala em onda após onda de alienígenas que surgem no topo.
A partida começa com uma pequena nave armada com um único canhão laser, mas depois de completar com sucesso as primeiras quatro ondas de ataques, o jogador deve tentar atracar no próximo estágio da nave em um certo período limitado de tempo. Este segundo estágio possui dois lasers além do original. Cada estágio encaixado é uma das “vidas” do jogador.Quanto mais cedo acoplar com sucesso mais pontos de bônus são garantidos.
Depois de eliminar com sucesso mais duas ondas de alienígenas, o jogador deve atracar novamente com a terceira e última peça da nave, que também possui mais dois lasers (dando cinco lasers no total). A desvantagem disso é que toda vira um alvo muito maior. O não alinhamento correto dos estágios durante qualquer uma das sequências de acoplamento causa a destruição do estágio ao qual está sendo acoplado.
Após completar as primeiras oito ondas, a nave do jogador volta para a primeira fase e o processo se repete. Se algum das três naves jogador se perder no caminho, a sequência de atracação ocorre somente após as primeiras quatro ondas terem sido concluídas. O jogo termina quando todas as três fases da navinha são destruídas.
Os alienígenas amarelos se dividem quando atingidos, enquanto os magentas são os mais difíceis de todos. Se os jogadores atingirem uma pontuação de 30.000, eles receberão um jogo grátis e sua pontuação continuará a acumular. O Moon Cresta pode ser jogado por duas pessoas, mas não simultaneamente.
Curiosidades
Moon Cresta foi lançado originalmente aos arcades. Algumas fontes listam a data de lançamento como sendo em 15 de fevereiro daquele ano, enquanto outras em 1 de junho de 1980. Como dito acima, o jogo foi portado para várias outras plataformas ao longo do tempo.
A Centuri lançou o jogo nos fliperamas da América do Norte como Eagle, com gráficos alterados e a adição de um inimigo em forma de águia. O panfleto usava o slogan “The Eagle has landed”, uma referência à Missão Apollo.
Em 1980 (ou 1981), a A Gremlin Industries lançou Super Moon Cresta, um kit de modificação que permite aos inimigos disparar de volta no nível e altera parte do texto.
A própria Nichibutsu criou Moon Quasar, um spin-off que dá à segunda nave mais poder de fogo e um breve segmento de “reabastecimento”, onde o jogador deve atracar sua nave em uma nave-mãe no centro da tela.
Moon Cresta conta com design e programação de Shigeki Fujiwara.
Um concurso da publisher convidava os craques a se registrarem caso alcançassem pontuações superiores a 30 mil pontos; jogadores elegíveis que ultrapassaram esse limite (e mais de 4 mil deles responderam) participaram de um sorteio para ganhar a máquina original do qual este jogo foi foi uma conversão para instalar em sua própria sala de estar! O eventual vencedor do sorteio foi Ian Clark, de Newcastle.
Marcus McHaffie detém o recorde oficial deste jogo com 153.490 pontos.
O Moon Cresta ajudou a impulsionar a Nichibutsu no negócio de videogames e foi um de seus jogos de arcade de maior sucesso. No Japão, foi o quarto jogo de arcade mais lucrativo de 1980, atrás de Pac-Man, Galaxian e Crazy Climber.
O port de Spectrum foi publicada pela Incentive Software e recebida com críticas mistas. A revista Your Spectrum disse que a jogabilidade era próxima do arcade original, mas sentiu que estava começando a mostrar sua idade (5 anos).
A versão de Amstrad CPC do Moon Cresta usa o sistema de proteção contra cópia LENSLOK. Com este sistema, o jogo carrega em uma tela que exibe um grande ‘H’. O jogador deve alinhar um dispositivo de lente fornecido com este ‘H’ e, a uma distância de cerca de 30,5 cm, ver a tela com um olho. A lente decodifica um código de segurança de dois caracteres que deve ser inserido antes que o Moon Cresta possa ser jogado. Que coisa criativamente complicada.
アーケードアーカイブス ムーンクレスタ – Grafia em japonês de Switch/PlayStation;
ムーンクレスタ – Grafia em japonês.
月冠登陆艇 – Grafia em chinês.
街机档案 月冠登陆艇 – Grafia em chinês simplificado no PlayStation 4.
Ports
Abaixo, tem todos os ports que consegui achar do Moon Cresta, junto a sua data de lançamento inicial em cada plataforma (ignorando região) e o nome da coletânea, caso seja o caso. Esta lista pode estar incompleta, se souber de algo a mais, me fala.
ZX Spectrum (1985);
Commodore C64 (1985);
BBC B europe (1985);
Amstrad CPC (1986);
BBC Micro (1986);
Dragon 32/64 (1986);
Commodore C64 (1992, Classic Arcadia 3);
ZX Spectrum (1992, Classic Arcadia 3);
X68000 (20 de novembro de 1992, Moon Cresta + Terra Cresta);
Super Famicom (26 de maio de 1995, Nichibutsu Arcade Classics);
PlayStation (29 de dezembro de 1995, Nichibutsu Arcade Classics);
PS2 (21 de julho de 2005, Moon Cresta [Oretachi Geasen Zoku]);
PlayStation 3 (2007);
PSP (2007);
Wii (9 de março de 2010);
PS Vita (2012);
Android (2012);
PS4 (26 de agosto de 2014, Arcade Archives – Moon Cresta;
PlayStation 4 (29 de maio de 2015, Arcade Archives – Moon Cresta);
Switch (2019).
Série
Como dito acima, este jogo deu início a uma série que chamamos de Cresta. o que é parte de seu grande legado. A lista a seguir contempla os títulos principais de os spin–offs:
Moon Cresta (1980);
Super Moon Cresta (1980/1981, mod);
Moon Quasar (1980, spin-off/upgrade);
Terra Cresta (1985);
Dangar – Ufo Robo (1986, spin-off);
Terra Force (1987);
Terra Cresta II – Mandoraa no Gyakushuu (1992);
Terra Cresta 3D (1997);
Sol Cresta (2022).
Detalhes técnicos
Gabinete: Modelo MCA-5001 (Vertical);
CPU principal: Zilog Z80 (@ 3.072 MHz);
Chipe de som: gerador de tom e circuitos discretos;
Orientação da tela: vertical;
Resolução de vídeo: 224 x 256 pixels;
Atualização de tela: 60.61 Hz;
Paleta de cores: 98;
Jogadores: 2 (não simultaneamente);
Controles: direcional pra esquerda e direita e um botão de tiro.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.