Ikari Warriors

Enfrente hordas de inimigos compostas de tanques de guerra, soldados, minas e helicópteros.


27 de novembro de 2017

Ikari Warriors é um clássico jogo de tiro estilo run and gun e shoot ’em up desenvolvido pela SNK e lançado inicialmente em 1986, aos fliperamas. Este game de rolagem vertical saiu na época em que muitos clones do Commando estavam invadindo o mercado.

Entretanto, o Ikari Warriors inovou em relação a esse game, trazendo os joysticks rotativos e a possibilidade de jogar simultaneamente por duas pessoas, superando tecnicamente o similar da Capcom e se tornando um sucesso instantâneo.

O grande sucesso o Ikari Warriors justificou ports para vários outros sistemas. Além do arcade, o game ganhou versões para Apple II, Amiga, Atari 2600, Atari 7800, Atari ST, Acorn Electron, Amstrad CPC, BBC Micro, Commodore 64, NES, MSX2, PC Booter, Windows, PSP, PlayStation 3, PlayStation 4, Plus/4, Switch e ZX Spectrum. Além disso, o jogo também rendeu duas sequências oficiais, o Victory Road (1986) e o Ikari III: The Rescue (1989).

Vídeos

O vídeo acima mostra o gameplay e comenta o Ikari Warriors. Foi feito pelo canal Defenestrando Jogos. O vídeo é meio curtinho (tem quase 11 minutos), mas depois de conferir o gameplay, você pode jogar uma versão online do game em nosso site mesmo.

Temos também um vídeo sem comentários do canal World of Longplays que mostra a versão de Amiga do game sendo jogada até o fim.

Gameplay

Em Ikari Warriors, os jogadores encarnam o Coronel Ralf e o Segundo Tenente Clark e tem que tentar alcançar a vila de Ikari, enfrentando hordas de inimigos compostas de tanques de guerra, soldados inimigos, minas e helicópteros. Uma série de power-ups ao longo do caminho e veículos que podiam ser usados pelos jogadores ajudam-nos ao prosseguir no game.

Graças aos inovadores joysticks rotativos, em Ikari Warriors, os jogadores podem movimentar-se nas oito direções, assim como usar dois botões, um para a arma padrão e o outro para as granadas. Como já dissemos, o game também permitiu que se até duas pessoas jogassem simultaneamente, algo também que era novidade na época.

Curiosidades

  • De acordo com o designer do game, Keiko Iju, o jogo foi inspirado em filmes do Rambo, com inclusive seu primeiro nome baseado no título japonês do Rambo: First Blood Part II (Rambo: Ikari no Dasshutsu ou The Furious Escape).
  • Coincidentemente ou não, o game Rambo: First Blood Part II, do Master System, tem o gameplay bastante similar ao do Ikari Warriors.
  • Stan Szczepanski detém o recorde mundial oficial Guinness do game, com 1.799 mil pontos;
  • Ikari Warriors foi o primeiro game de sucesso a usar joysticks de oito direções. O TNK III, lançado em 1985, também da SNK, foi o primeiro a usar tais controles, mas não fez tanto sucesso;
  • O jogo foi intitulado apenas como Ikari (怒, “fúria”), originalmente, no Japão.
  • Seus personagens principais Ralf e Clark se tornaram muito famosos em outro jogo da SNK, o King of Fighters, no time que leva o nome deste primeiro jogo. Curiosamente, neste primeiro KOF (onde as equipes são baseadas por país), os Ikari Warriors representam o Brasil.
  • Ralf e Clark também fazem pontas nos Metal Slugs 6 e 7.
  • A SNK também lançou um clone do Ikari Warriors em 1987 chamado Guerrilla War (chamado de Guevara, no Japão). O jogo apresenta os sociopatas, genocidas e socialistas Che Guevara e Fidel Castro como protagonistas.
  • Em 30 de junho de 1988, o Ikari Warriors foi colocado no infame índice alemão do BPjS. É aquela frescura chucrute que impõe (ou impunha) restrições legais aos títulos que os parasitas alemães não gostavam.
  • Existem duas conversões C64 completamente diferentes do jogo. A versão dos EUA foi feita pela Quicksilver. A versão europeia foi feita pela Elite. A europeia tem melhores gráficos, sons e jogabilidade, usa a borda superior e inferior da tela e não usa toda a resolução horizontal para imitar a aparência vertical do fliperama.
  • A versão de Spectrum foi lançada muito tarde, inclusive antes dos ports de ST e Amiga. Segundo consta, o famoso programador David Perry trabalhou em uma versão que deveria ser lançada no final de 1986, mas ninguém sabe ao certo porque essa foi descartada e uma versão diferente só foi lançada depois de uns 18 meses, em 1988.
  • O Ikari Warriors é listado no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (algo como “1001 Games que Você Tem que Jogar Antes de Morrer”), de autoria do General Editor Tony Mott. Outros jogos listados nesta obra são o MDK e o Serious Sam: The First Encounter.
  • A versão de C64 foi ranqueada no 32º lugar do The All-Time Top 50 C64 Games da revista Commodore Format, em sua edição de número 50 (novembro de 1994).
  • Algumas fontes citam a Data East como publisher do game, mas acho que a original foi a SNK mesmo.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas. A resolução original do Ikari Warriors padrão é raster, 216 x 288 e 1024 cores.

Mais Ikari Warriors

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!