G-LOC: Air Battle é um simulador de combate aéreo com a ação vista em primeira pessoa dentro da cabine do caça. Foi lançado em 1990 originalmente aos arcades e é também o terceiro game da série After Burner.
G-LOC: Air Battle é um jogo de tiro e combate aéreo desenvolvido pela Sega. O game foi publicado pela mesma firma e lançado em abril de 1990, inicialmente aos fliperamas do Japão, e depois portado a outras plataformas.
É também sequência do clássico After Burner, adotando a ação e a jogabilidade meio limitada, embora com um ritmo visivelmente reduzido, deste seu antecessor de 1987. Isto acabou tornando a sobrevivência em G-LOC mais uma questão de habilidade do que a jogabilidade “shoot ‘n hope” de After Burner e After Burner II.
Em G-LOC: Air Battle, o jogador é um piloto de um caça aéreo experimental (chamado de A8M5 e que recebe upgrades até se tornar o A8M6) participando de batalhas aéreas contra outros aviões. Ele foi lançado em três versões diferentes de gabinetes: uma para jogar sentado, outro para jogar em pé e uma muito incrementada que girava em 360 graus, a R-360. Esta simulava a sensação de pilotar um caça e adicionava mais dinâmica ao jogo. Acho que a vi por aqui em Belo Horizonte, no saudoso fliperama do finado Central Shopping, mas não posso afirmar com certeza.
Acima temos o Fliperama Nostálgico com o G-LOC: Air Battle, com o shooter dos anos 90 sendo defenestrado pelo Celso em seu canal. O vídeo é bem legal e informativo e nós usamos algumas destas informações para montar este post.
Arrumei também o detonado da versão de Master System feito pelo canal World of Longplays. Sem comentários.
A Citizens Defence Force não confia um mundo conturbado do século 21 às Nações Unidas para manter a paz. Ela confisca uma horda de aviões e navios de guerra e, como um soldado leal à ONU, é seu trabalho derrubá-los. Resolver a fome e a doença pode esperar, aparentemente.
O G-LOC: Air Battle é um jogo de tiro e de simulador de combate aéreo com a ação vista em primeira pessoa dentro da cabine do caça, e, quando algum míssil inimigo ficava travado em seu encalço, o ponto de vista muda para a perspectiva de terceira pessoa, semelhante a do After Burner. Nesta hora, o jogador deve rolar e girar para escapar do perseguidor. Se tiver sucesso em evitar o ataque, o jogo volta à perspectiva em primeira pessoa.
O jogo é dividido em 8 fases divididas em seções por terra e mar, cada uma com um limite de tempo estrito. O objetivo é atirar em um determinado número de aviões inimigos à medida que se aproximam pela frente e por trás; rolando e desviando para evitar o fogo inimigo. Certos estágios apresentam instalações inimigas terrestres que também devem ser destruídas.
A aeronave do jogador está armada com uma metralhadora e um número limitado de mísseis que podem ser travados e lançados nos inimigos, os quais são recuperados ao passar de fases. G-LOC: Air Battle faz com que o jogador atravesse uma variedade de diferentes paisagens, incluindo ilhas, planícies e cânions. O avião pode sobreviver a alguns acertos, então observe o relatório de danos que vai do vermelho ao preto.
Eventualmente, o jogador tem que tentar pousar seu caça em um porta-aviões com sucesso, senão é game over. Se o caça levar muitos tiros ou o tempo do jogo acabar (você perde tempo se colidir), também é game over. O jogador ganha mais tempo e avança pelas fases alcançando as metas que são definidas em cada estágio. Ao falhar em completar uma seção no tempo limite e usar um continue faz com que a segunda tentativa fique mais fácil, no estilo Chase HQ, pois a quantidade de inimigos derrubados não é reiniciada.
Os jogadores escolhem quais objetivos destruir, como navios, caças a jato ou tanques. Eventualmente, terão também que enfrentar chefes como o War Balloon, o Bomber e o adversário final, um inimigo que usa o mesmo avião que o jogador, mas com maior durabilidade e força.
À medida que você destrói inimigos, se ganha acesso a aviões melhores, e a classificação informada no final da partida melhora – isso também depende do nível de dificuldade em que se joga.
Como dito acima, o G-LOC: Air Battle foi lançado originalmente aos fliperamas e depois portado para vários outros sistemas, como o Master System (1990), Mega Drive (1991), Game Gear (1993), Amstrad CPC (1991, “G-R360 Loc”), Amiga (1992), Commodore C64 (1992, “G-R360 Loc”), Atari ST, 3DS, Switch e Sinclair ZX Spectrum (1992, “G-R360 Loc”), embora estas versões sejam pálidas em comparação ao original. Ele também é o terceiro título de uma série de nove jogos.
Como dissemos, o G-LOC: Air Battle é parte da série After Burner. Esta, por sua vez, é composta de 9 games, pelo menos até o momento:
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