G-LOC: Air Battle

G-LOC: Air Battle é um simulador de combate aéreo com a ação vista em primeira pessoa dentro da cabine do caça. Foi lançado em 1990 originalmente aos arcades e é também o terceiro game da série After Burner.


8 de novembro de 2017

G-LOC: Air Battle é um jogo de tiro e combate aéreo desenvolvido pela Sega. O game foi publicado pela mesma firma e lançado em abril de 1990, inicialmente aos fliperamas do Japão, e depois portado a outras plataformas.

É também sequência do clássico After Burner, adotando a ação e a jogabilidade meio limitada, embora com um ritmo visivelmente reduzido, deste seu antecessor de 1987. Isto acabou tornando a sobrevivência em G-LOC mais uma questão de habilidade do que a jogabilidade “shoot ‘n hope” de After Burner e After Burner II.

Em G-LOC: Air Battle, o jogador é um piloto de um caça aéreo experimental (chamado de A8M5 e que recebe upgrades até se tornar o A8M6) participando de batalhas aéreas contra outros aviões. Ele foi lançado em três versões diferentes de gabinetes: uma para jogar sentado, outro para jogar em pé e uma muito incrementada que girava em 360 graus, a R-360. Esta simulava a sensação de pilotar um caça e adicionava mais dinâmica ao jogo. Acho que a vi por aqui em Belo Horizonte, no saudoso fliperama do finado Central Shopping, mas não posso afirmar com certeza.

Vídeos

Acima temos o Fliperama Nostálgico com o G-LOC: Air Battle, com o shooter dos anos 90 sendo defenestrado pelo Celso em seu canal. O vídeo é bem legal e informativo e nós usamos algumas destas informações para montar este post.

Arrumei também o detonado da versão de Master System feito pelo canal World of Longplays. Sem comentários.

Sinopse

A Citizens Defence Force não confia um mundo conturbado do século 21 às Nações Unidas para manter a paz. Ela confisca uma horda de aviões e navios de guerra e, como um soldado leal à ONU, é seu trabalho derrubá-los. Resolver a fome e a doença pode esperar, aparentemente.

Gameplay

O G-LOC: Air Battle é um jogo de tiro e de simulador de combate aéreo com a ação vista em primeira pessoa dentro da cabine do caça, e, quando algum míssil inimigo ficava travado em seu encalço, o ponto de vista muda para a perspectiva de terceira pessoa, semelhante a do After Burner. Nesta hora, o jogador deve rolar e girar para escapar do perseguidor. Se tiver sucesso em evitar o ataque, o jogo volta à perspectiva em primeira pessoa.

O jogo é dividido em 8 fases divididas em seções por terra e mar, cada uma com um limite de tempo estrito. O objetivo é atirar em um determinado número de aviões inimigos à medida que se aproximam pela frente e por trás; rolando e desviando para evitar o fogo inimigo. Certos estágios apresentam instalações inimigas terrestres que também devem ser destruídas.

A aeronave do jogador está armada com uma metralhadora e um número limitado de mísseis que podem ser travados e lançados nos inimigos, os quais são recuperados ao passar de fases. G-LOC: Air Battle faz com que o jogador atravesse uma variedade de diferentes paisagens, incluindo ilhas, planícies e cânions. O avião pode sobreviver a alguns acertos, então observe o relatório de danos que vai do vermelho ao preto.

Eventualmente, o jogador tem que tentar pousar seu caça em um porta-aviões com sucesso, senão é game over. Se o caça levar muitos tiros ou o tempo do jogo acabar (você perde tempo se colidir), também é game over. O jogador ganha mais tempo e avança pelas fases alcançando as metas que são definidas em cada estágio. Ao falhar em completar uma seção no tempo limite e usar um continue faz com que a segunda tentativa fique mais fácil, no estilo Chase HQ, pois a quantidade de inimigos derrubados não é reiniciada.

Os jogadores escolhem quais objetivos destruir, como navios, caças a jato ou tanques. Eventualmente, terão também que enfrentar chefes como o War Balloon, o Bomber e o adversário final, um inimigo que usa o mesmo avião que o jogador, mas com maior durabilidade e força.

À medida que você destrói inimigos, se ganha acesso a aviões melhores, e a classificação informada no final da partida melhora – isso também depende do nível de dificuldade em que se joga.

Curiosidades

  • “G-LOC” é a abreviação para “G-force induced Loss of Consciousness”, ou “Perda de Consciência Induzida por Força G”.
  • O R360 – G-Loc Air Battle é uma versão melhorada do G-LOC e um simulador que literalmente fazia o gabinete do jogo girar 360º. Esse gabinete tinha um assento hidráulico que era realmente capaz de colocar o jogador até de cabeça para baixo. Completo com barras de segurança e um botão “ejetar” para os covardes que imediatamente endireitariam o gabinete, o R360 ainda tinha um modo “demo” para pessoas que queriam apenas experimentar um passeio em vez de realmente experimentar a ação do game.
  • O G-Loc: Air Battle é listado no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (algo como “1001 Games que Você Tem que Jogar Antes de Morrer”), de autoria do General Editor Tony Mott. Outros jogos listados nesta obra são o MDK e o Serious Sam: The First Encounter.
  • A capa da versão americana/europeia do G-Loc de Game Gear tem uma foto de um F-16 Fighting Falcon em sua capa. No jogo, porém, se pilota um F-14 Tomcat. Um exemplo de muitas inconsistências em capas de games durante aquela época.
  • A versão arcade de G-Loc: Air Battle é vista brevemente no videoclipe original do single de 1992 do U2, “Even Better Than The Real Thing”.
  • O game também foi visto na cena de arcade do episódio “Simone” (s01e03) da série de televisão La Femme Nikita (1997).

Ports

Como dito acima, o G-LOC: Air Battle foi lançado originalmente aos fliperamas e depois portado para vários outros sistemas, como o Master System (1990), Mega Drive (1991), Game Gear (1993), Amstrad CPC (1991, “G-R360 Loc”), Amiga (1992), Commodore C64 (1992, “G-R360 Loc”), Atari ST, 3DS, Switch e Sinclair ZX Spectrum (1992, “G-R360 Loc”), embora estas versões sejam pálidas em comparação ao original. Ele também é o terceiro título de uma série de nove jogos.

Série

Como dissemos, o G-LOC: Air Battle é parte da série After Burner. Esta, por sua vez, é composta de 9 games, pelo menos até o momento:

  1. After Burner (1987);
  2. After Burner II (1987);
  3. G-LOC – Air Battle (1990;
  4. R360 – G-LOC Air Battle (1990);
  5. Strike Fighter (1991);
  6. Sky Target (1995);
  7. Sega Strike Fighter (2000);
  8. After Burner Climax (2006);
  9. After Burner – Black Falcon (2007).

Equipe

  • Design: Yu Suzuki (YU.);
  • Música e sons: Hiroshi Miyauchi (HIR);
  • Equipe: (YAS), (IWA), (KEN), (PAP), (SAD), (GAK), (NAG), (MKA), (KYO), (MAC), (SUN), (SIM) e (KOB).

Detalhes técnicos

  • Hardware: Sega Y Board;
  • CPU principal: (3x) 68000 (@ 12.5 MHz);
  • CPU de som: Zilog Z80 (@ 4 MHz);
  • Placas de som: Yamaha YM2151 (@ 4 MHz), Sega (@ 4 MHz);
  • Jogadores: 1;
  • Controle: manche;
  • Botões: 3.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de fliperama do G-LOC e estão ampliadas. A resolução original do game é raster 320×224 (horizontal) e 24,576 de 2,097,152 cores.

Mais informações e aviões de combate

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Os comentários estão fechados.

Inscreva-se na nossa newsletter!