Darius II (Sagaia) é um shoot 'em up de 89 da Taito que apresenta progressão não linear de fases e inimigos que parecem frutos do mar. Foi lançado aos fliperamas, Mega Drive, Saturn e outras plataformas.
Darius II (ダライアスII), conhecido também como Sagaia, é um jogo de tiro de rolagem lateral estilo shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Taito em setembro de 1989, originalmente aos fliperamas.
Sequência direta do primeiro jogo de sua série, o qual saiu em 1987, Darius II é caracterizado pela sua progressão não linear de fases e os inimigos, que são diferentes tipos de frutos do mar.
Bem recebido pela crítica e pelo mercado, Darius II foi eventualmente portado para outras plataformas, como Mega Drive/Genesis (1991), Game Boy (1991), Master System (1992), Saturn (1996), PlayStation 2 (Taito Memories II Joukan, 2007) e Wii (2009). Este SHMUP Também ganhou um remake para o TurboGrafx CD/PC Engine chamado Super Darius II, em 1993.
Acima, temos um vídeo do Darius II do Mega Drive feita pelo canal Defenestrando Jogos. Nele, o Celso apresenta o jogo, mostra seu gameplay e compartilha outras informações.
Já o vídeo anterior é um playthrough da versão de fliperama do Darius II feito pelo canal World of Longplays.
Há muito tempo, o planeta Darius ficou em ruínas, devido à invasão do exército Belser. Enquanto a sociedade, arquitetura e as áreas atacadas de Darius estavam sendo reparados, para abrigar seus habitantes, Proco e Tiat de Darius deram à luz um novo planeta e o chamaram de Orga.
Depois de muitos séculos, Proco Jr. e Tiat Young recebem uma estranha transmissão de rádio da galáxia vindo da Terra, de onde os primeiros colonos se originaram, que descrevia naves alienígenas similares as das forças de Belser.
Desconfiando-se que a transmissão de rádio é um sinal importante dos terráqueos remanescentes, Proco Jr. e Tiat Young embarcam no Silverhawk em uma jornada pela galáxia, preparando-se para derrotar uma força do mal.
Como dito acima, o Darius II é um shoot ’em up com rolagem lateral que conta com progressão de fases não linear, como o seu predecessor, se passando na metade interna do sistema solar. Outra similaridade é que Darius II foi programado para várias telas, existindo uma versão em três telas como a original, embora a mais comum seja a que representa o jogo em duas.
Houve alteração, entretanto, no sistema de power-ups, com os jogadores agora tendo que destruir formações completas de um inimigo em particular para ganhar algum. Dois novos tipos de power-ups também foram adicionados, um que dá lasers verdes e verticais e um item colorido que alimenta todas as suas armas dos jogadores. Os upgrades vermelho, verde e azul do primeiro jogo retornam e têm a mesma função: atualizações para o míssil, a bomba e um escudo para absorver dano, respectivamente.
Outra novidade em relação ao original que Darius II trouxe são os subchefes, grandes inimigos que aparecem no ponto médio de um nível, possuindo força e habilidades semelhantes às dos chefes normais do jogo (como armas extravagantes ou incapacidade de ser danificado sem antes expor uma área vulnerável). Estes subchefes são versões menores dos chefes de Darius.
Uma conversão do Mega Drive foi lançada no Japão em 1990 e para o Brasil em 1991, assim como para o Genesis nos Estados Unidos, onde o Darius II foi renomeado para Sagaia. As mudanças incluem um modo boss rush (através de um código) e várias modificações nos níveis e mecânicas, como o chefe Steel Spine sendo movido para outra fase e o chefe Killer Higia sendo substituído por uma criação semelhante chamada Nehonojia. Essa conversão não suporta dois jogadores, portanto, a capacidade de escolher entre Proco Jr. e Tiat Young foi adicionada: Proco joga normal, enquanto Tiat começa toda vida com um nível de poder para cada arma.
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