Darius II

Darius II (Sagaia) é um shoot 'em up de 89 da Taito que apresenta progressão não linear de fases e inimigos que parecem frutos do mar. Foi lançado aos fliperamas, Mega Drive, Saturn e outras plataformas.


2 de agosto de 2021

Darius II (ダライアスII), conhecido também como Sagaia, é um jogo de tiro de rolagem lateral estilo shoot ’em up desenvolvido e lançado pela Taito em setembro de 1989, originalmente aos fliperamas.

Sequência direta do primeiro jogo de sua série, o qual saiu em 1987, Darius II é caracterizado pela sua progressão não linear de fases e os inimigos, que são diferentes tipos de frutos do mar.

Bem recebido pela crítica e pelo mercado, Darius II foi eventualmente portado para outras plataformas, como Mega Drive/Genesis (1991), Game Boy (1991), Master System (1992), Saturn (1996), PlayStation 2 (Taito Memories II Joukan, 2007) e Wii (2009). Este SHMUP Também ganhou um remake para o TurboGrafx CD/PC Engine chamado Super Darius II, em 1993.

Vídeos

Acima, temos um vídeo do Darius II do Mega Drive feita pelo canal Defenestrando Jogos. Nele, o Celso apresenta o jogo, mostra seu gameplay e compartilha outras informações.

Já o vídeo anterior é um playthrough da versão de fliperama do Darius II feito pelo canal World of Longplays.

Enredo

Há muito tempo, o planeta Darius ficou em ruínas, devido à invasão do exército Belser. Enquanto a sociedade, arquitetura e as áreas atacadas de Darius estavam sendo reparados, para abrigar seus habitantes, Proco e Tiat de Darius deram à luz um novo planeta e o chamaram de Orga.

Depois de muitos séculos, Proco Jr. e Tiat Young recebem uma estranha transmissão de rádio da galáxia vindo da Terra, de onde os primeiros colonos se originaram, que descrevia naves alienígenas similares as das forças de Belser.

Desconfiando-se que a transmissão de rádio é um sinal importante dos terráqueos remanescentes, Proco Jr. e Tiat Young embarcam no Silverhawk em uma jornada pela galáxia, preparando-se para derrotar uma força do mal.

Gameplay

Como dito acima, o Darius II é um shoot ’em up com rolagem lateral que conta com progressão de fases não linear, como o seu predecessor, se passando na metade interna do sistema solar. Outra similaridade é que Darius II foi programado para várias telas, existindo uma versão em três telas como a original, embora a mais comum seja a que representa o jogo em duas.

Houve alteração, entretanto, no sistema de power-ups, com os jogadores agora tendo que destruir formações completas de um inimigo em particular para ganhar algum. Dois novos tipos de power-ups também foram adicionados, um que dá lasers verdes e verticais e um item colorido que alimenta todas as suas armas dos jogadores. Os upgrades vermelho, verde e azul do primeiro jogo retornam e têm a mesma função: atualizações para o míssil, a bomba e um escudo para absorver dano, respectivamente.

Outra novidade em relação ao original que Darius II trouxe são os subchefes, grandes inimigos que aparecem no ponto médio de um nível, possuindo força e habilidades semelhantes às dos chefes normais do jogo (como armas extravagantes ou incapacidade de ser danificado sem antes expor uma área vulnerável). Estes subchefes são versões menores dos chefes de Darius.

Uma conversão do Mega Drive foi lançada no Japão em 1990 e para o Brasil em 1991, assim como para o Genesis nos Estados Unidos, onde o Darius II foi renomeado para Sagaia. As mudanças incluem um modo boss rush (através de um código) e várias modificações nos níveis e mecânicas, como o chefe Steel Spine sendo movido para outra fase e o chefe Killer Higia sendo substituído por uma criação semelhante chamada Nehonojia. Essa conversão não suporta dois jogadores, portanto, a capacidade de escolher entre Proco Jr. e Tiat Young foi adicionada: Proco joga normal, enquanto Tiat começa toda vida com um nível de poder para cada arma.

Curiosidades

  • A versão americana do Darius II, Sagaia, foi licenciada para a Romstar para distribuição;
  • Pony Canyon/Scitron lançou um álbum com a trilha sonora do Darius II em edição limitada (Darius II : G.S.M. Taito 4) em 12 de novembro de 1989;
  • A Zuntata Records também lançou um álbum com a trilha sonora do Darius II em edição limitada (Zuntata History L’ab-normal 1st) em 1 de abril de 1999;
  • A versão de PC Engine apresenta um conjunto totalmente novo de chefes, grandes mudanças nos níveis e uma trilha sonora totalmente arranjada, incluindo novas músicas;
  • A versão do Master System, desenvolvida pela Natsume, foi lançada na Europa e no Brasil em 1992, também chamada Sagaia e baseada no port de Mega Drive. Tiat Young e suas habilidades ainda estão presentes (embora mais limitadas), muitas zonas (e, portanto, chefes) foram completamente removidas.
  • No Japão, a revista Game Machine listou Darius II em sua edição de 15 de novembro de 1989 como a sexta unidade de arcade vertical de maior sucesso do ano.

Equipe de desenvolvimento

  • Dirigido e produzido por: Hidehiro Fujiwara;
  • Design de jogo por: Hidehiro Fujiwara e Senba Takatsuna;
  • Programado por: Akira Ohtsuki, Tatsuo Nakamura, Masashi Tsuzura e Shinji Soyano;
  • Design de arte: Masami Kikuchi, Senba Takatsuna e Hisakazu Kato;
  • Design de gabinete: Yoshinori Aiura;
  • Design de hardware: Toshiyuki Sanada;
  • Arranjo e composição de música: Hisayoshi Ogura (Team Zuntata);
  • Editores de som: Yasuhisa Watanabe, Norihiro Furukawa;
  • Software de som: Naoto Yagishita.

Screenshots

As capturas acima são da versão de Mega Drive do Darius II/Sagaia, foram ampliadas e são originais do MobyGames.

Mais Darius

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!