Commando é um run and gun da Capcom lançado em 1985. Nele, os jogadores, a fim de resgatar prisioneiros de guerra, devem enfrentar hordas de inimigos usando um rifle padrão e algumas granadas.
Commando é um clássico jogo de tiro tipo run and gun multidirecional desenvolvido e lançado pela Capcom nos arcades em maio de 1985. Nele, os jogadores, a fim de resgatar prisioneiros de guerra, devem enfrentar hordas de inimigos usando um rifle padrão e algumas granadas.
Um game seminal e sucesso de críticas e comercial, Commando inspirou uma porção de outros grandes títulos, como o Ikari Warriors e o Rambo: First Blood Part II, o qual é mais conhecido no Brasil por causa do Master System. Isto também justificou ports do game para várias outras plataformas, saindo como parte de coletâneas em algumas delas (veja aqui).
Além dos vários ports e o seu legado, o Commando também ganhou duas sequências, o Mercs (1990) e Wolf of the Battlefield: Commando 3 (2008).
Acima, temos o gameplay comentado e defenestrado do Commando, em um vídeo produzido e publicado pelo canal Defenestrando Jogos. O trabalho compartilha algumas informações e curiosidades que usamos como fonte para esta publicação.
Deixado em uma ilha por um helicóptero, Super Joe é um soldado altamente treinado que, armado com uma submetralhadora e um estoque de granadas de mão, deve abrir caminho através de um exército massivo inimigo. Além de sobreviver e destruir os oponentes, Super Joe deve também salvar prisioneiros de guerra.
O jogador controla Joe, que pode disparar sua arma em qualquer uma das oito direções, enquanto suas granadas só podem ser jogadas verticalmente em direção ao topo da tela, independentemente da direção que Joe está. Ao contrário da metralhadora, as granadas podem ser lançadas para limpar obstáculos e, quando bem colocadas, podem eliminar vários inimigos de uma só vez.
No final de cada fase, a tela para e o jogador deve lutar contra vários soldados que saem de um portão ou fortaleza. Eles estão sob as ordens de um oficial covarde que imediatamente foge. Se o jogador atirar nele pelas costas, ganhará pontos de bônus. Ao longo do caminho, pode-se tentar libertar prisioneiros de guerra quando são transportados pelo inimigo.
Quando o jogador atinge 10.000 pontos, ele ganhará uma vida extra. Depois disto, isto acontecerá a cada 50.000 pontos até que se atinja 960.000 pontos, quando o jogo para de liberar vidas extras.
Na versão de NES, há um upgrade de metralhadora que a deixa mais poderosa, um “óculos” que permite que o jogador veja todos os bunkers escondidos e um upgrade de granada ilimitadas. O jogador perderá essas atualizações se perder vida.
Como dito acima, o Commando saiu para um grande número de plataformas, além do fliperama:
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