O objetivo é destruir os balões quicando na tela deste game também chamado de Pang.
Buster Bros., também conhecido como Pang ou Pomping World, é um jogo de tiro desenvolvido pela Mitchell Corporation e lançado em 1989 para os fliperamas. Basicamente, o esquema do Buster Bros. é idêntico ao de um jogo chamado Cannon Ball de 1983 do MSX (lançado como Bubble Buster no ZX Spectrum).
O jogo, seja com o título de Buster Bros. ou Pang, foi portado posteriormente para outras plataformas, como o Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, Game Boy, TurboGrafx-CD, MS-DOS, ZX Spectrum, PlayStation e PSP, sendo lançado como parte de compilação nos dois últimos.
Buster Bros. foi um grande sucesso de críticas, e é realmente um jogo bastante único, com bons gráficos e uma gameplay envolvente e potencialmente viciante. Isto pode ter justificado os ports citados acima e também os outros cinco jogos da série a qual ele deu início.
Assista acima o gameplay do Buster Bros. em mais um vídeo do Fliperama Nostálgico, do canal Defenestrando Jogos, que traz muitas informações e curiosidades sobre o jogo de uma forma bem irreverente, mas sem perder a compostura. Estes dados foram umas das fontes para montar esta publicação.
Temos também uma playthrough da versão de PC Engine/TurboGrafx-16 sem comentários do canal World of Gameplays.
Buster Bros. (ou Pang) é um jogo de tiro com alguns elementos de plataforma que apresenta 50 fases no total e onde o objetivo (pode ser jogado por até duas pessoas ao mesmo tempo) é destruir os balões que ficam quicando pela tela. Para isto, pode-se atirar ganchos para cima, que estourarão os balões ao contato. O jogo também conta com um timer que mostra quanto tempo resta para o jogador completar a fase antes que dê game over.
Dependendo dos tamanhos dos balões, eles podem se dividir em duas partes menores ou evaporar totalmente. Além dos balões, algumas fases tem barreiras que tem que ser destruídas com os ganchos, visto que eles bloqueiam o seu acesso aos mesmos. Existem também algumas barreiras que são indestrutíveis.
Os personagens podem subir escadas, mas não saltar. Podem também recolher power-ups como: a habilidade de atirar dois ganchos de uma vez, um gancho que fica preso ao teto e espera algo tocá-lo e uma arma que tem uma alta taxa de tiro, mas não pode destruir barreiras. Além deste armamento extra, você também pode pegar uma ampulheta (que paralisa o timer por alguns momentos), dinamite (reduz todas os balões ao seu menor tamanho), vidinha e um campo de força.
As 50 fases do Buster Bros. se passam através de 17 locais reais: Monte Fuji, Monte Keirin, Wat Phra Kaew, Angkor Wat, Uluru, o Taj Mahal, Leningrado (São Petersburgo), Paris, Londres, Barcelona, Atenas, Egito, Quênia, Nova Iorque, Ruínas Maias, Antártica e Ilha de Páscoa. Todos estes locais mostram alguma coisa característica do mesmo ao fundo, como algum monumento etc.
Revista/Site Plataforma Data Avaliação Pontuação Computer and Video Games (CVG) Amiga Outubro de 1990 96 de 100 96 Mean Machines Amstrad CPC Dezembro de 1990 93 de 100 93 The One Amiga Outubro de 1990 90 de 100 90 ST Format Atari ST Janeiro de 1991 88 de 100 88 ACE (Advanced Computer Entertainment) Amiga Novembro de 1990 840 de 1000 84 Zzap! Amiga Novembro de 1990 82 de 100 82 ASM (Aktueller Software Markt) Atari ST Janeiro de 1991 9.4 de 12 78 Power Play Amiga Março de 1991 73 de 100 73 Power Play Fliperama Março de 1990 3 de 5 60 Electronic Gaming Monthly (EGM) TurboGrafx CD Fevereiro de 1993 22 de 40 55
Além dos ports citados acima, o Buster Bros. deu início à série Pang:
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!