Assault City

Zillion e Exterminador do Futuro se encontram no Master.


14 de junho de 2022

Assault City é um jogo de tiro estilo rail shooter e shooting gallery de Master System onde a humanidade está sendo atacada por robôs assassinos, e é seu papel destruí-los. Foi desenvolvido pela Sanritsu Denki e lançado em 1990.

Publicado pela Sega e disponibilizado em duas versões, uma compatível com a pistola Light Phaser e outra onde usa o direcional para mirar, o Assault City foi recebido de forma mista pela crítica especializada.

Vídeos

Acima, temos um detonado do Assault City feito pelo World of Longplays. Mostra o game sendo completamente zerado.

Já no vídeo anterior, o canal Jogos e Filmes Antigos traz uma breve análise e a gameplay do jogo.

Gameplay

No início de uma partida de Assault City, o jogador participa de um pequeno treino onde deve atirar em fotos de robôs e evitar acertar em quadrados que contenham humanos. Nos níveis que se seguem, você deve matar robôs que aparecem e irão atacá-lo. Se for atingido pelos inimigos, parte de sua energia será perdida.

Ocasionalmente, acertar power-ups que aparecem resultará em upgrades de armas ou vida. No final de cada fase, se precisa derrotar um chefe para prosseguir. A partida termina quando se perde toda a sua energia, como poderia-se imaginar. No entanto, Assault City tem continues infinitos.

Dica: no primeiro nível, se você atirar em um determinado prédio ao fundo, um homem robô aparecerá. Há um em mais ou menos na metade da fase e um bem no final.

Enredo

Na segunda metade do século 21, os robôs têm se engajado no trabalho em diversas atividades, desde tarefas domésticas até as mais perigosas. De repente, entretanto, o sistema de controle planejou uma revolta contra os humanos e ordenou que todos as máquinas aniquilassem os seus antigos mestres.

Os robôs roubaram armas e ocuparam várias bases militares e fábricas, mas os sobreviventes organizaram uma resistência e iniciaram uma ofensiva em grande escala contra o exército inimigo.

Joe, um dos últimos sobreviventes capazes de virar a maré contra a revolta cibernética, jurou que nada pode impedi-lo de destruir o sistema de controle que força os robôs a assassinar os humanos.

Curiosidades

  • A desenvolvedora do Assault City, Sanritsu Denki, é uma publisher e desenvolvedora japonesa que fundada em 12 de junho de 1991 como uma joint venture da Sanritsu e da Sega Enterprises. A Sanritsu também é responsáveis por jogos como Out Run de fliperama, Dynamite Duke, Fantasy Zone, Alien Storm, ESWAT: City Under Siege e G-LOC: Air Battle.
  • O Smoking_Simon, dono da 33 Games, apontou similaridades entre o Assault City e Zillion, especulando até que o jogo poderia ser do anime, mas acabou sendo cancelado e publicado com recursos originais. Realmente, além da semelhança e as origens do Zillion, que se fundem a certa altura com a do Master System, é uma hipótese razoável.
  • Com isso em mente, o Smoking_Simon se juntou ao Michel Borges para trabalhar no Zillion: Assault on Maris, praticamente uma recriação do Assault City, só que com temática e recursos do anime. É inclusive uma boa opção pra quem está procurando o Assault City e/ou games parecidos.
  • É claro que o enredo guarda algumas similaridades com a franquia de ficção científica Exterminador do Futuro também, inclusive me lembrou um pouco o Terminator 2: Judgement Day.
  • O jogo foi desenvolvido no Japão, mas lançado apenas na Europa. Foi então relançado como uma versão de Light Phaser na Europa e nos EUA.

Equipe

  • Plano original: Yasuhiro;
  • Planejamento: Nannorio;
  • Design: Miya, T.Katoh, Kouchan e T.Asano;
  • Programação: Kimsan, Kouchan, T.Asano e Miya;
  • Som: Izuho;
  • Agradecimentos especiais: Noborin, K.Sasaki e Fujiou.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas e kibadas do MobyGames.

Mais informações e Zillion

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