"Excelente áudio e ação perfeita proporcionam a verdadeira satisfação de um jogo de bilhar."
2 de dezembro de 2023
Side Pocket é um jogo que simula partidas de bilhar americano com objetivo de meter bolas nas caçapas em cada nível e atingir certas pontuações para prosseguir. Foi desenvolvido pela Data East e lançado inicialmente em junho de 1986, aos arcades.
Publicado pela própria Data East, Side Pocket foi geralmente bem recebido pela crítica e mercado, o que justificou não apenas ports para várias outras plataformas (Mega Drive, NES, Super NES, Game Boy, Game Gear, WonderSwan, 3DS e Antstream), como deu início a uma série que rendeu duas sequencias diretas e uma spin off estreada pelo Pocket Gal 2.
Acima, temos uma edição do quadro Discórdia Gamer, do Defenestrando Jogos, onde o pessoal compara e briga pra ver qual versão do Side Pocket é a melhor, a de SNES ou de Mega.
Já o vídeo anterior mostra a gameplay da versão de arcade do título.
Gameplay
O modo de jogo principal, denominado “Pocket Game”, é uma partida de bilhar direta com um número limitado de vidas onde se deve atingir uma pontuação pré-determinada para avançar através de quatro ou cinco níveis, cada um com um número crescente de bolas. Após cada etapa concluída (e um pouco de sorte), aparecerá um estágio de bônus, além da chance de ganhar bolas extras. Você só precisará de um bom alvo no bloco de parquete!
O jogador ganha pontos encaçapando bolas normalmente, em tacadas consecutivas e em ordem numérica. Ocasionalmente, uma estrela piscante aparece em uma caçapa, e se uma bola for encaçapada nessa caçapa na mesma tacada, um bônus será concedido na forma de pontos, vidas extras ou uma rodada de bônus. Uma vida é perdida ao encaçapar a bola branca ou não conseguir encaçapar uma bola em duas tacadas consecutivas.
No modo para dois jogadores, pode-se escolher entre Pocket Game ou 9-Ball Game. No Pocket Game, a partida é semelhante, exceto que os dois jogadores se revezam e não há vidas. e se um erra ou encaçapa a bola branca, o controle da bola simplesmente passa para o oponente. No 9-Ball, cada jogador tem três vidas e uma vida é perdida se uma falta for cometida. No entanto, vidas serão restauradas se o jogador fizer uma tacada legal no próximo turno.
Na versão de Game Boy e Game Gear, há também um modo de treino adicional, que é essencialmente uma versão para um jogador do 9-Ball.
Uma variedade de desafios de truques também estão disponíveis para o(s) jogador(es), para ganhar pontos adicionais ou vida extra, exigindo que encaçape todas as bolas em caçapas selecionadas usando uma única tacada. O jogador pode dar vários giros na bola, aplicando efeitos típicos de bilhar na mesma.
Diferenças entre as versões básicas
Na versão original de arcade se compete contra o cronômetro tentando colocar todas as bolas nas caçapas e ganhar pontos.
O lançamento posterior do NES introduz modos para 2 jogadores com duas variantes: 2P Pocket Game (o modo tradicional) e 2P 9-Ball Game, onde a premissa é acertar 9 bolas antes que o oponente o faça. Tem também treinamento e single-player, sendo que neste último tem passar por quatro níveis com layouts de bola alternados (ou seja, atingir um número predeterminado de pontos acertando tacadas consecutivas e encaçapando bolas em ordem numérica), começando na classe City e até a classe Mundial. A partir da classe State, o jogador precisa realizar uma manobra especial após vencer um nível e, caso falhe, o nível reinicia com um layout diferente.
A versão de Game Boy é completamente redesenhada com ações de 1 ou 2 jogadores em dois modos de jogo: 9-ball e Pocket. O modo Pocket é bastante semelhante ao port de NES. Este é o único port que tem 9-ball no single player.
As versões de Mega e SNES apresentam gráficos e som aprimorados. O modo de jogo Pocket foi reformulado para incluir mais fases e layouts de truques. Também neste modo o jogador viaja para diferentes cidades dos EUA e lá conquista o campeonato. Novos modos são Trick e Jukebox.
A versão de Game Gear é basicamente uma versão leve da de Mega.
O Side Pocket para Wonder Swan oferece suporte para um e dois jogadores em um único dispositivo. No modo single-player, se escolhe um avatar num menu e tenta-se vencer os oponentes restantes. O jogador e a CPU se revezam para acertar a bola.
Curiosidades
A versão de NES do Side Pocket foi publicada pela Namco.
A Polystar / Datam lançou um álbum em edição limitada com a trilha sonora deste jogo (Deco History Scene I : Data East Game Music Scene One – H25X-20008) em 25 de setembro de 1988.
As versões de Genesis e SNES apresentam uma representação foto-realista dos personagens dos jogadores, os quais são uma homenagem ao filme de bilhar de 1986, The Color of Money, incluindo uns semelhantes a Vincent Lauria (interpretado por Tom Cruise) e Fast Eddie (interpretado por Paul Newman), os dois protagonistas deste filme.
Uma das sequências, Minnesota Fats: Pool Legend (1995), expande muito o original, adicionando vários outros tipos de bilhar. Ela é chamada de Side Pocket 2: Legend of Hustler em seu lançamento japonês. Já o Side Pocket 3 (1997) usa uma visão em primeira pessoa.
Pocket Gal é a adaptação pra fliperama da versão NES de Side Pocket, lançada exclusivamente no Japão em 1987. A jogabilidade permanece semelhante ao original, embora com menor número de vidas. Também possui músicas e efeitos sonoros diferentes, além de imagens explícitas ocultas como recompensa por completar determinados níveis. Uma versão em inglês também foi lançada sob o nome Pocket Gal 2. Há também outra versão do jogo chamada Super Pool III que remove as imagens explícitas ocultas. Esta versão foi publicada pela I-Vics na América do Norte.
No Japão, a revista Game Machine listou o Side Pocket em sua edição de 1º de agosto de 1986 como a oitava unidade de fliperama de maior sucesso do mês. Tornou-se o oitavo jogo de arcade de mesa de maior bilheteria de 1987 no Japão.
Em 1995, a revista Total! classificou o jogo em 70º lugar no Top 100 SNES Games.
Em 1996, a Super Play listou Side Pocket em 90º lugar entre os 100 melhores jogos SNES de todos os tempos.
Num dos flyers do game, diz-e “Excellent audio and perfect cue ball action with various spins gives the true satisfaction of a billiard game”, algo como “Excelente áudio e ação perfeita da bola branca com vários giros proporcionam a verdadeira satisfação de um jogo de bilhar”.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Passei muito tempo jogando em tardes esse clássico da versão SNES, lembro!!!! É um jogo que parece não ter fim, a graça do jogo mesmo está em competir e detonar as fases bonus!!!! Gosto muuito das músicas que paíra no game e de sua jogabilidade!!!! Valeu!!!!
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.
Passei muito tempo jogando em tardes esse clássico da versão SNES, lembro!!!! É um jogo que parece não ter fim, a graça do jogo mesmo está em competir e detonar as fases bonus!!!! Gosto muuito das músicas que paíra no game e de sua jogabilidade!!!! Valeu!!!!
O pessoal gosta muito dessa versão mesmo, e lembra muito da música.