O sombrio RPG de terror inspirado em Silent Hill de Triskal/R.S.
Vila do Nevoeiro R.E.L.I.D.O é um dos poucos RPGs nacionais independentes desenvolvidos no RPG Maker XP, trazendo resultado extremamente profissional, de sua época que foram totalmente finalizados.
Lançado em 2008, Vila do Nevoeiro R.E.L.I.D.O é um jogo de terror inspirado em Silent Hill que apresenta atmosfera sombria e qualidade impressionante mesmo para os makers mais experientes, principalmente no quesito gráficos, mapeamento e trilha sonora, quesitos que inclusive renderam-lhe um prêmio em 2009.
O autor, Triskal/R.S, já havia nos enviado a anos atrás o SombraS, o qual também era um RPG de terror feito no RPG Maker, mas que infelizmente ficou offline devido ao Geocities parar de hospedar sites (recuperamos o download do SombraS!).
O vídeo acima é um antigão que mostra a gameplay do Vila do Nevoeiro.
Já o anterior é do canal Lavanda que não apenas mostra todos os capítulos do jogo como faz uma cobertura excelente do mesmo. Usei este vídeo como base para criar a seção de Gameplay deste post.
Vila do Nevoeiro R.E.L.I.D.O é um survival horror que segue o estilo clássico do gênero, com gráficos pré-renderizados e lembrando obras como Silent Hill e Resident Evil. O jogador assume o controle de um homem que, após uma perturbadora introdução de aproximadamente sete minutos, se encontra preso em um pesadelo sombrio. O protagonista pode se movimentar em oito direções, enfrentar criaturas deformadas e utilizar armas inusitadas, como uma cruz sinistra que também funciona para atacar e proteger. A exploração é central, com o jogador investigando diferentes cenários que variam de uma mansão com arquitetura bizarra a um hospital ensanguentado e opressor.
Os combates são simples, focando mais na atmosfera do que na ação. A interface é minimalista, com um sistema de combate que se assemelha ao estilo antigo, sem foco em batalhas estratégicas complexas. Inimigos deixam orbes ao serem derrotados, que podem ser coletadas e usadas para recuperar saúde e salvar o progresso. A dificuldade reside na necessidade de salvar com frequência, já que o Vila do Nevoeiro é imprevisível, com inimigos surgindo de forma inesperada.
Os quebra-cabeças e outros tipos de desafio são outro destaque. Muitos exigem ações específicas e observação cuidadosa do ambiente para progredir, como exorcizar inimigos em determinados momentos ou encontrar objetos essenciais para desbloquear passagens. O protagonista também é constantemente perseguido por uma entidade chamada Procurador, que adiciona tensão à partida, forçando o jogador a se esconder em determinados momentos para sobreviver.
O Vila do Nevoeiro apresenta uma atmosfera densa, com uma narrativa cheia de mistérios e elementos psicológicos, com inspirações claras em Silent Hill. Apesar de suas limitações gráficas em comparação aos títulos de hoje em dia, o jogo consegue criar uma sensação de opressão e desconforto, tornando-o um survival horror único, ainda mais considerando o cenário brasileiro.
“… Estou voltando pra casa … Por uma estrada longa e solitária … Quem estará lá, me esperando? …
… Os mesmos rostos estarão lá? Rostos familiares? … As pessoas que eu amava? … Nunca me perdoarei.
Dediquei mais tempo a bobagens do que as pessoas que gostavam de mim…
Achei que era importante se mostrar grande para outras pessoas…Mas elas me abandonaram assim que eu cai no esquecimento … Elas nunca voltaram pra me tirar de lá.
Sintos saudades da minha mãe, do sorriso do meu pai. Eram eles quem me amavam de verdade. Eu ainda lembro dos dias chuvosos que eu cantava na janela… Eram vocês, que sempre me incentivaram? …
Hoje eu não passo de uma alma perdida, um vulto nas sombras… Um pessoa sem destino algum.
Eu morri para todos vocês… para o resto do mundo…
… Será que irei acordar, quando eu voltar para casa? …”
O texto a seguir faz parte de uma reportagem encontrada nos pertences do jornalista e fotógrafo Carlos A. Chaves, desaparecido misteriosamente em 16 de janeiro de 2007.
Em 1943, uma doença misteriosa vitimou a maioria das pessoas de uma pequena vila. As pessoas contaminadas (a maioria crianças) eram mantidas isoladas em suas casas, e para evitar de verem seus próprios rostos deformados os pais lhes cobriam com um saco de pano. Daí nasceu uma lenda de que, ao se olhar no espelho, a pessoa teria sua imagem roubada e em troca, era lhe deixado um físico deformado e um corpo sem alma. Era uma forma de evitar que as crianças se olhassem ao espelho.
No mesmo ano a doença foi combatida por um grupo armado que invadiu a vila e matou as vítimas, e da mesma maneira, desapareceram misteriosamente.
Aproximadamente sessenta anos depois:
Adam mudou-se para Vila do Nevoeiro, juntamente com seu filho Charles, no início de 2000, logo após se divorciar de sua mulher. Vila do Nevoeiro parecia ser a cidade mais pacata do mundo, e a mais chata também. O que teria de diferente a pequenina cidade do interior? Absolutamente nada, até Adam acordar e ver que seu filho havia sumido de sua casa e que, com uma terrível dor de cabeça, percebera que subitamente nevava em pleno verão. Ao sair para fora de casa, Adam se depara com o porto trancado e uma anomalia junto ao portão, impedindo qualquer passagem.
– Seria o demônio? – perguntou-se.
E quem era aquele estranho velho que surgira em sua casa?
– O senhor pediu meus serviços, lembra? A dois dias… Mas o senhor disse que estava com tanta dor de cabeça… Acho que passou algum tempo dormindo e acabou se esquecendo…
“Céus… Minha cabeça… “….
– Você viu Charlie? Meu garoto…
– Ah, sim… Charles… O senhor disse que sumiu, mas… como ele poderia sair com um tempo assim? E o portão… está simplesmente sem saída…
– Ha, sim… o demônio! Ele quer me atormentar… Você não acha?…
Charles, onde estaria meu pequeno “Charlie”? Em meio a um mundo distorcido, Adam procura Charles desesperadamente, sem saber se está sonhando ou está enlouquecendo.
O Vila do Nevoeiro R.E.L.I.D.O é um jogo grátis pra baixar e jogar desenvolvido no RPG Maker XP. Caso precise, baixe o RTP do RPG Maker XP também.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
[…] Para baixar Vila do Nevoeiro clique aqui […]