Ultima Underworld II: Labyrinth of Worlds é um RPG em primeira pessoa de 1993 onde Avatar atravessa oito dimensões paralelas de um universo de fantasia medieval numa jornada para derrotar Guardian novamente.
Ultima Underworld II: Labyrinth of Worlds é o RPG com perspectiva em primeira pessoa que se passa no mundo de fantasia medieval do universo Ultima e continua os eventos de The Stygian Abyss. Foi desenvolvido pela LookingGlass Technologies e lançado em janeiro de 1993.
Em Labyrinth of Worlds, o jogador novamente controla Avatar, enquanto aventura-se em masmorras em oito dimensões paralelas com o objetivo de impedir o maligno Guardian de alcançar a dominação mundial. A progressão é amplamente não linear, e o jogo permite jogabilidade emergente.
Publicado pela Origin System (agora parte da Electronic Arts), e com versões para MS-DOS, FM Towns, PC-98 e Windows, o Ultima Underworld II: Labyrinth of Worlds foi, assim como seu predecessor, um grande sucesso de crítica e mercado, sendo inclusive louvado por jornalistas da época. No GOG, o game é também avaliado de forma extremamente positiva por parte dos jogadores, pelo menos até o momento.
Apesar desta excelente performance, foi apenas em 2018 que o Ultima Underworld II: Labyrinth of Worlds ganhou sua sequência direta e oficial, o Underworld Ascendant.
Acima, temos um vídeo com a gameplay do Ultima Underworld II: Labyrinth of Worlds.
O segundo vídeo mais de uma hora de jogatina do Labyrinth of Worlds.
Para comemorar a derrota do Guardian, o que aconteceu um ano antes, Lord British convida o Avatar e seus companheiros para seu castelo. No entanto, na noite da festa, Guardian ataca novamente, envolvendo o castelo em uma joia negra gigante. Nas profundezas do esgoto do castelo, outra gema negra é encontrada, criada como um efeito colateral do ataque. Esta joia é um teletransportador para outros mundos controlados pelo Guardian.
Agora, Avatar deve viajar para esses mundos numa jornada para libertar o castelo do feitiço de Guardian.
Esta sequência de Ultima Underworld tem gameplay quase exatamente como o original, com mundo 3D, combate orientado para a ação, sistema de magia e conversas de múltipla escolha, as possibilidades de saltar e nadar e um automap. O jogador cria o personagem de Avatar, escolhendo gênero, classe e habilidades iniciais. Isso varia de proficiência com armas a habilidades sociais, como diplomacia e troca. Algumas das habilidades podem ser aumentadas durante o jogo com treinamento, enquanto XP é ganha completando missões, vencendo batalhas etc.
Depois de acumular quantidades suficientes de pontos de experiência, Avatar sobe de nível, seus pontos de vida e mana são aumentados e ganha skill points para melhorar suas habilidades, embora, ao contrário de Ultima Underworld: The Stygian Abyss, estas não são aprimoradas em santuários, mas pelo treinamento com NPCs no castelo ou em outras dimensões.
O objetivo do jogador é se aventurar por ambientes internos semelhantes a masmorras em oito dimensões paralelas, enquanto completa missões para ajudar os habitantes de cada mundo. Como seu antecessor, Labyrinth of Worlds apresenta um mundo interativo: muitos objetos podem ser manipulados e movidos fisicamente. O cursor do mouse pode ser movido livremente para interagir com o mundo e a interface do HUD, cujos ícones permitem examinar objetos de perto, conversar com NPCs e preparar a arma do protagonista, entre outras coisas. Os itens coletados durante uma partida são armazenados em um inventário no HUD.
Uma partida começa no castelo do Lord British, através do qual Avatar acessa outras dimensões. Durante os combates, o jogador ataca clicando na tela: mais dano é causado quando se pressiona e segura o botão de ataque. Dependendo de onde o jogador clica, diferentes tipos de ataques – como fincadas e cortes – ocorrem. Pode-se lançar feitiços usando uma combinação apropriada de “pedras rúnicas” coletadas ao longo do jogo.
O enredo está mais conectado à série Ultima principal do que ao seu predecessor, e o mundo é maior e tem mais variedade: além dos castelos e masmorras usuais, existem locais bastante diversos, como um mundo de gelo, um lugar estranho chamado Talorus e o enigmático Ethereal Void. Os gráficos e o som também foram melhorados: o tamanho da janela de visualização foi aumentado, há novos gráficos de monstros e o jogo agora apresenta efeitos sonoros digitalizados.
Assim como seu antecessor, Ultima Underworld II foi projetado para garantir gameplay emergentepor meio da interação de sistemas simulados. Os desenvolvedores tentaram combinar elementos de RPG com “uma simulação tridimensional sofisticada de um mundo sensível e crível”. Por exemplo, tochas queimam, itens se desgastam com o tempo e o personagem do jogador deve se alimentar. Muitos itens no jogo são inúteis, mas foram incluídos por uma questão de realismo. O jogo é não linear, o que significa que os jogadores terão que revisitar áreas à medida que o personagem ganha habilidades e se fortalece, em vez de “limpar cada metro quadrado à medida que avança”. Muitas situações e quebra-cabeças oferecem várias formas de serem resolvidos.
Ambientação
O Ultima Underworld II: Labyrinth of Worlds se passa em várias dimensões paralelas do universo de fantasia de Ultima, Britannia, o cenário tradicional da franquia. Cronologicamente, os eventos do jogo ocorrem diretamente após os de Ultima VII: The Black Gate, e, tal como acontece nesse jogo, o vilão de Ultima Underworld II é o Guardian, um ser maligno que busca conquistar Britannia. Outros personagens dos games anteriores do Ultima são apresentados, como Lord British, Nystul, Dupre, Iolo e Mayor Patterson, Lady Tory e Miranda.
História
Um ano após os eventos de Ultima VII: The Black Gate, Avatar e muitos outros personagens recorrentes da série Ultima participam de uma celebração no castelo de Lord British. No entanto, ficam presos quando uma grande cúpula de “rocha negra” impenetrável cobre o castelo. O Guardian planeja atacar Britannia enquanto os personagens estão presos, e explica que aqueles que não se renderem serão deixados para morrer na cúpula.
Explorando os esgotos abaixo do castelo, Avatar localiza um cristal de rocha negra menor que leva a dimensões alternativas. A magia usada pelo Guardian para selar o castelo fez com que portais interdimensionais se abrissem entre oito mundos paralelos, cada um sendo um centro (não é centro espírita) para o poder do Guardian em todas as dimensões. Os habitantes dessas dimensões são governados por este vilão, e o jogador deve libertá-los para enfraquecer o poder do Guardian sobre o castelo do Lord British e em outros lugares.
Enquanto Avatar explora outros mundos, Guardian zomba de seus esforços em seus sonhos. Além disso, uma trama contemporânea se desenrola no castelo. Um dos presos no castelo é um traidor, e o protagonista deve descobrir sua identidade.
A primeira dimensão visitada pelo Avatar é uma torre de prisão em Fyrna que foi conquistada por goblins liderados por Guardian. Lá, ele resgata um líder da resistência humana chamado Bishop, que então retorna para liderar uma rebelião. De volta ao castelo, o jogador dá uma pequena joia de rocha negra obtida na torre da prisão para Nystul, que a encanta para quebrar o portal nos esgotos. Em seguida, Avatar visita a Fortaleza Killorn, uma fortaleza flutuante em uma dimensão diferente. Altara, uma feiticeira em Killorn Keep que é aliada de Bishop, avisa o Avatar que Guardian escondeu um espião mágico sob o castelo na Britannia. Ela fornece uma adaga especial para matá-lo.
Avatar visita uma dimensão de cavernas de gelo: os restos de uma civilização destruída pelo Guardian, agora governada por um fantasma chamado Beatrice. Avatar retorna ao castelo e descobre que Lady Tory foi assassinada pelo traidor. A próxima dimensão é Talorus, um mundo habitado por seres de energia chamados “Talorids” que servem ao Guardian. Cada um existe para uma função específica, como apenas conhecer o passado ou produzir pedras rúnicas.
O Avatar completa uma série de testes na Scintillus Academy, uma escola de magos cuja equipe foi morta pelo Guardian. Depois, viaja para Pits of Carnage, uma prisão subterrânea em um mundo onde o Guardian treina soldados para atacar outras dimensões; e para a Tumba do Praecor Loth, onde um rei morto em uma guerra com o Guardião está enterrado. Finalmente, o Avatar visita o Ethereal Void, um mundo estranho com caminhos flutuantes e brilhantes e nenhum mapa. Eventualmente, o jogador descobre que o prefeito Patterson é o traidor e destrói a cúpula de gema negra.
shades.dat
localizado no subdiretório DATA
, não precisará mais de tochas ou lâmpadas (devido à falta do shades map). Isso fará com que todo ambiente que ficará como se estivesse a luz do dia. Lembre-se de fazer backup deste arquivo para copiá-lo de volta se quiser o game com o seu clima original.O Ultima Underworld II: Labyrinth of Worlds é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC (Windows e Mac) no GOG, que é a versão que temos para download aqui. Ela usa o DOSBox, não tem DRM (dá pra jogar sem precisar de ficar online e tal) e vem com o primeiro Ultima Underworld de lambuja (é um bundle), além de garantia de 30 dias de satisfação ou seu dinheiro de volta, livro de dicas, manuais, mapas, cards de referência, Memoirs of Cabirus, Britannia Guide e avatares.
Idiomas: inglês.
Requerimentos mínimos em sistema
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