Ultima IV: Quest of the Avatar é um RPG de fantasia medieval, o quarto da série Ultima e o terceiro da trilogia Age of Enlightenment, desenvolvido pela Origin Systems e lançado originalmente em novembro de 1985.
Ultima IV: Quest of the Avatar é um RPG de fantasia medieval, o quarto da série Ultima e o terceiro da trilogia Age of Enlightenment, desenvolvido pela Origin Systems e lançado originalmente em novembro de 1985 para computadores Apple II.
Com mapas muito maiores que os dos jogos predecessores e melhorias no diálogo, novos meios de exploração e movimentação e na interatividade, o Ultima IV foi geralmente muito bem recebido pela crítica, inclusive ganhando prêmios e títulos, e pelo mercado.
O sucesso do título é certamente refletido nas várias plataformas, inclusive algumas delas bem improváveis, que receberam ports do Ultima IV: Quest of the Avatar, como o Commodore 64 (1985), Atari 8-bit (1986), Atari ST (1987), MS-DOS (1987), MSX (1987), FM-7 (1987), PC-88 (1987), PC-98 (1987), Sharp X1 (1987), Sharp X68000 (1988), Amiga (1988), NES (1990), Master System (1990), FM Towns (1992), Windows (2011), Macintosh (2012) e iOS (2013).
Acima, temos mais de 6 horas de jogatina da versão original de DOS do Ultima IV: Quest of the Avatar feita e narrada por um canal gringo.
A tríade do mal de Mondain, Minax e o Êxodo infernal foram vencidos, e a paz reina através de Britannia, o novo mundo que surgiu depois do cataclismo de Sosaria, quando continentes surgiram e afundaram e novas cidades foram construídas, anunciando o advento de uma civilização que, sob o comando do monarca benevolente chamado Lord British, é totalmente renovada.
Mas o mal ainda abunda, mesmo que em bolsões isolados e nos corações dos homens. Uma nova era aguarda a chegada de alguém que pode vencer a impiedade em todas as fronteiras através do domínio da magia e do uso da força. Demônios, dragões e bruxos mortos há tempos ainda assolam o campo e devem ser destruídos.
O aventureiro no caminho do Avatar enfrentará grupos hostis compostos de vários tipos de inimigos e sobreviverá a tais encontros apenas se fizer o melhor uso de armas e outros elementos do combate. Vitórias sobre probabilidades aparentemente impossíveis levam ao conflito final, onde o desafio definitivo – o eu – aguarda.
O Ultima IV é um jogo de mundo aberto onde a maioria das quests podem ser completadas em qualquer ordem, sendo que estas nunca são daquelas onde você tem que recolher um certo número de itens etc. Apesar de ser baseado em turnos, o relógio enquanto o jogo estiver rodando, podendo os monstros e outros NPCs agirem mesmo que o jogador fique parado. O tempo é um aspecto importante neste game, visto que algumas ações só são possíveis em horas determinadas.
O mundo de Britannia é introduzido em Ultima 4 por completo, e o mapa do mundo na série não muda muito nos games posteriores. O jogador pode viajar por Britannia a pé, a cavalo, através do mar em um navio ou de avião em um “dispositivo mais leve que o ar”. A velocidade e a facilidade de deslocamento são afetadas pelo modo como isto é feito, bem como pelo terreno e pelo vento.
Em vez de simplesmente escolher estatísticas para atribuir pontos aos seus personagens, como nos três primeiros Ultima, os jogadores em Quest of the Avatar são questionados em vários dilemas éticos por um vidente cigano usando cartas remotamente parecidas com tarô. Essas situações não têm uma solução correta, mas servem para classificar as Oito Virtudes, e o que for considerado sua prioridade mais alta determinará o tipo de personagem criado. Por exemplo, escolher Compassion cria um Bardo, Honor um Paladino, Sacrifice um Tinker e assim por diante. Esse esquema das virtudes coloca o jogador em busca de se tornar um Avatar, um modelo para as pessoas, o que também contrasta com outros games do gênero que envolvem buildar um personagem para encarar um chefão poderoso no final.
Este também é o primeiro Ultima onde jogar como um humano é necessário, eliminando outras raças, como elfos, anões e “bobbits” encontrados nos games anteriores, quando podiam ser pelo menos escolhidos como personagens jogáveis.
Embora cada profissão incorpore uma virtude particular, para se tornar um Avatar, o jogador deve atingir a iluminação em todas as oito. A virtude afeta como os NPCs interagem com o jogador, e a iluminação é alcançada através das ações, bem como através da meditação em santuários, os quais estão espalhados pela Britannia e exigem que o jogador possua a runa da Virtude correspondente para que se permita a entrada.
Por meio da meditação e da repetição correta do mantra da Virtude três vezes no santuário, o jogador obtém o insight e, por fim, a iluminação. O vidente Hawkwind no castelo de Lord British fornece ao jogador feedback sobre seu progresso, oferecendo conselhos para ações que irão melhorar sua posição em cada uma das Oito Virtudes, informando-o quando seus personagens estão prontos para visitar um santuário ou castigo caso se desviem “muito do caminho do Avatar”.
Um jogador pode ser encorajado a dar esmolas aos pobres para melhorar seu Sacrifice ou Compassion, ou nunca fugir da batalha para melhorar a Honor. Ele será igualmente capaz de diminuir sua virtude por suas ações, como selecionar uma resposta arrogante para se gabar em um diálogo, o que diminui a Humility. Embora a maioria das ações tenha um efeito menor no progresso de uma Virtude, algumas podem ter um efeito imediato e devastador no progresso de um jogador em múltiplas Virtudes.
Tecnicamente, o jogo é muito semelhante ao Ultima III: Exodus, embora, como dito acima, muito maior. Também, é o primeiro Ultima a apresentar um sistema de conversação real: enquanto os NPCs dos títulos anteriores tinham apenas respostas fixas, agora podem interagir com os jogadores, os quais podem puxar assuntos como nome, trabalho, saúde ou referentes a informações obtidas de respostas anteriores ou de outros personagens. Muitas missões secundárias são organizadas em torno disso. Como as respostas às perguntas não mudam em novas partidas, sabê-las de antemão pode poupar tempo. Em pelo menos um caso, por exemplo, é perguntado a um jogador “quem o enviou?”, o que pode exigir mais uma viagem de ida e volta entre as cidades.
Uma outra novidade são as salas de calabouço, áreas únicas de combate que suplementam as batalhas padrão contra inimigos que aparecem aleatoriamente.
Como deve ter ficado claro na seção anterior, as Oito Virtudes do Avatar são um componente extremamente importante do gameplay do Ultima IV: Quest for the Avatar. As suas relações com os Três Princípios da Verdade, Amor e Coragem seguem abaixo:
Prepare-se para uma grande aventura! Ultima IV, dezesseis vezes maior que Ultima III, é um marco nos jogos de computador. Lord British produziu um game para desafiar não apenas suas habilidades físicas e mentais, mas a verdadeira estrutura de seu personagem.
O nosso link para download do Ultima IV: Quest of the Avatar leva ao jogo no GOG, o qual já está pronto para rodar em sistemas operacionais modernos (Windows e Mac) e é totalmente grátis. Além dessas conveniências, o jogo ainda vem com manual, mapa, livro de dicas, livro de magias, entrevista com o criador do game e cartões de referências.
Como o de costume no GOG, o jogo não tem DRM e conta com a opção de baixar e instalar sem a necessidade de cliente.
Idiomas: inglês.
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