O sucessor temático de Planescape: Torment.
Torment: Tides of Numenera é um RPG independente que se passa em The Ninth World, um cenário de campanha de fantasia científica escrito por Monte Cook para seu RPG de mesa Numenera. Foi desenvolvido pela inXile Entertainment e lançado inicialmente em 28 de fevereiro de 2017.
Este jogo é considerado um sucessor espiritual do Planescape: Torment (1999). Como seu antecessor, é principalmente baseado na história, colocando maior ênfase na interação com o mundo e os NPCs, com o combate e o acúmulo de itens assumindo um papel secundário.
Originalmente publicado pela Techland Publishing (agora pela própria inXile Entertainment) e disponível para Linux, macOS, Windows, PlayStation 4 e Xbox One, o Torment: Tides of Numenera foi recebido com críticas geralmente favoráveis, ganhando alguns prêmios também. Atualmente, nas lojas onde está listado, conta com avaliações médias por parte dos jogadores.
Acima, temos o trailer de história do Torment: Tides of Numenera.
O segundo vídeo é outro trailer oficial do game.
Você nasceu caindo de órbita, uma nova mente em um corpo uma vez ocupado pelo Change God, um ser que enganou a morte por milênios. Se sobreviver, sua jornada pelo Nono Mundo só ficará mais estranha…e mortal.
Com uma série de peculiares companheiros – cujos motivos e objetivos podem ajudá-lo ou prejudicá-lo – você deve escapar de uma antiga e implacável criatura chamada Sorrow e responder à pergunta que define sua existência: o que importa uma vida?
Torment: Tides of Numenera é o sucessor temático de Planescape: Torment, um dos RPGs mais aclamados pela crítica e amados de todos os tempos. Torment: Tides of Numenera é um RPG single player, isométrico e baseado em narrativa, ambientado no universo Numenera de Monte Cook e trazido a você pela equipe criativa por trás de Planescape: Torment e do premiado Wasteland 2.
O Torment: Tides of Numenera exibe seus ambientes numa perspectiva isométrica 2.5D pré-renderizada. O conjunto de regras de tabuleiro de Numenera foi adaptado para servir como a mecânica do game, e seu cenário The Ninth World (“Nono Mundo”) é onde seus eventos acontecem. O jogador encarna Last Castoff, um hospedeiro humano que já foi habitado por um ser poderoso, mas foi repentinamente abandonado sem memória de eventos anteriores.
Tal como acontece com o seu predecessor espiritual, Planescape: Torment, a jogabilidade de Torment: Tides of Numenera coloca uma grande ênfase na narrativa, descrita como “rica e pessoal”, que se desenrola através de uma interação complexa de personagens através do sistema familiar de árvore de diálogo. O jogador é capaz de selecionar o gênero do protagonista, que de outra forma iniciará como uma “folha em branco”, e pode desenvolver suas habilidades e personalidade a partir de suas interações com o mundo.
A configuração Numenera fornece três classes básicas de personagens: Glaive (Guerreiro), Nano (Mago) e Jack (Ladino). Essas classes podem ser personalizadas com vários descritores (como “Tough” ou “Mystical”) e focos, que permitem ao personagem se destacar em uma determinada função ou estilo de combate.
Em vez de um sistema de alinhamento clássico atuando como bússola ética e moral de um personagem, Torment: Tides of Numenera usa “Tides” para representar as reações que uma pessoa inspira em seus pares. Cada Tide tem uma cor específica e incorpora uma série de conceitos sutis associados a ela. A composição de Tides que um personagem mais manipulou determina seu Legacy , que descreve aproximadamente o caminho que ele tomou na vida. Legacies diferentes podem afetar os bônus e poderes que certas armas e relíquias fornecem, bem como dar habilidades especiais a um personagem e aprimorar certas habilidades.
Tides of Numenera se passa num cenário de fantasia científica um bilhão de anos no futuro, quando a ascensão e queda de inúmeras civilizações deixaram a Terra em um estado aproximadamente medieval, com a maior parte da humanidade vivendo em assentamentos simples, cercada por relíquias tecnológicas do passado misterioso.
A era atual é chamada de “Nono Mundo” por seus estudiosos, que acreditam que oito grandes eras existiram e foram destruídas, desapareceram ou deixaram a Terra por razões desconhecidas antes dos dias atuais, deixando ruínas e várias excentricidades e artefatos para trás.
Esses artefatos são conhecidos como numeneras e representam o que resta da ciência e tecnologia dessas civilizações passadas. Muitos deles estão irreparavelmente quebrados, mas alguns ainda são capazes de funcionar de maneiras que estão além do nível de compreensão da maioria dos humanos, que acreditam que esses objetos são de natureza mágica.
A complexidade do personagem e a profundidade do diálogo foram identificadas entre os elementos principais do legado de Planescape: Torment a serem preservados e refinados pelos desenvolvedores de Torment: Tides of Numenera.
A natureza atormentada do protagonista do jogo, Last Castoff, atrai outras pessoas igualmente afetadas que desempenharão um papel significativo em sua história como amigos e companheiros, ou como inimigos poderosos. O jogo contém sete companheiros no total: Aligern, Callistege, Erritis, Matkina, Oom, Tybir e Rhin.
O protagonista da história, conhecido como Last Castoff (“O Último Rejeitado”), é o receptáculo final da consciência de um homem antigo que conseguiu encontrar uma maneira de deixar seu corpo físico e renascer em um novo, alcançando assim uma espécie de imortalidade ao meio das relíquias. As ações deste homem, conhecido como o Changing God (“Deus Mutável”) para alguns, atraíram a inimizade de “The Sorrow” (renomeado de “The Angel of Entropy” para reduzir potenciais implicações religiosas), que agora busca destruir ele e sua família.
Last Castoff, sendo uma dessas “criações”, também é alvo do Sorrow (“Sofrimento”) e deve encontrar seu mestre antes que ambos sejam desfeitos. Para isso, o protagonista deve explorar o Nono Mundo, descobrindo outros rejeitos, fazendo amigos e inimigos pelo caminho. Um meio de tal exploração são os “Meres” – artefatos que permitem obter controle sobre a vida de outros rejeitados e experimentar diferentes mundos ou dimensões através deles. Através dessas viagens, Last Castoff deixará sua marca no mundo – seu Legado – e encontrará uma resposta para a pergunta fundamental da história: o que importa uma vida?
Embora a história geral varie muito dependendo das preferências pessoais e interações específicas, o enredo central segue Last Castoff enquanto procura uma maneira de derrotar ou escapar do Sorrow. Ele explora os Sagus Cliffs depois de cair de uma grande altura em uma estrutura abobadada, destruindo um artefato conhecido como uma câmara de ressonância que se acredita ser capaz de salvar o Last Castoff do Sorrow.
Encontrando outro rejeitado, Matkina, Last Castoff usa um Mere, um repositório de memória para localizar a entrada do Sanctuary (Santuário). Usar o Mere também altera o passado, permitindo que Matkina seja curada de seu dano mental. Last Castoff encontra o Santuário, que o Deus Mutável criou como um esconderijo do Sofrimento, onde encontra uma série de renegados que representam os dois lados da Guerra Eterna: um conflito entre os seguidores do Deus Mutável e os do First Castoff, que acreditam que esse deus é egoísta e malévolo ( cade a polícia da gnose?).
The Sorrow invade o Santuário depois que Last Castoff é informado de que a câmara de ressonância irá “derrotar” o Sorrow destruindo todos os rejeitados existentes. Depois de escapar do Sorrow através de um portal para o Bloom, uma aparição aparece afirmando ser o verdadeiro Deus Mutável e tenta possuir Last pela força de vontade.
O Torment: Tides of Numenera é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Mac e Linux) nas lojas do Steam, Robot Cache e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte o site oficial.
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