FPS, beat 'em up, RPG, terroristas e combate tipo Mike Tyson's Punch-Out!!
The Super Spy (ザ・スーパー・スパイ) é um jogo dos primórdios do Neo Geo onde o jogador encarna um agente secreto que deve se infiltrar em um esconderijo cheio de terroristas e derrotar todos os bandidos.
Desenvolvido pela SNK e lançado originalmente em 8 de outubro de 1990, The Super Spy combina tiro em primeira pessoa, beat ’em up e elementos de RPG. O jogo foi lançado originalmente para os fliperamas e foi portado para o Neo Geo (1991), o Neo Geo CD (1994), Wii (2012), PlayStation 4 (2018), Xbox One (2018), Switch (2018) e Windows App (2019).
Em 2017, o usuário do fórum do ZDoom willkuer apresentou o seu projeto Super Spy Doom, um mod inspirado no The Super Spy e em filmes de ação antigos para o Doom.
O vídeo acima foi feito pelo canal Defenestrando Jogos e, como de costume, mostra bem o gameplay e traz algumas informações e curiosidades sobre o game que foram usadas neste post.
Roy Heart é um agente da CIA que precisa percorrer andares de escritórios e armazéns para acabar com o Zolge King, um grupo de terroristas responsável pelos horríveis assassinatos de milhares de pessoas num atentado com bombas no metrô. O Sr. Heart é enviado até a um arranha-céus que foi dominado pelos terroristas e está sendo usado como fábrica de bombas, devendo limpar a área e achar os responsáveis pelo atentado. Ele começa a sua missão abrindo caminho na base da bala e da porrada.
Como dissemos, o The Super Spy mistura elementos de vários gêneros, como luta, FPS e RPG. A movimentação no jogo é feita basicamente através de ataques e apenas avançando ou retrocedendo nos corredores. O jogador também pode desviar, fazer o strafe, inclinar, se defender e só pode avançar depois que todos os inimigos do campo de visão forem eliminados.
Ocasionalmente, o jogador pode avançar para os quartos para salvar reféns ou emboscar os inimigos. Salvar reféns recupera energia, pode reparar ou fazer upgrades no equipamento etc. O protagonista também pode ganhar experiência matando os inimigos, o que pode lhe fazer avançar níveis e aumentar seu poder de ataque.
O sistema de combate melee parece com o Mike Tyson’s Punch-Out!! e o jogador conta quatro tipos de ataque: socar, chutar, faquinha (que perde poder e fica enferrujada com o uso) e pistola (com munição limitada). Como dissemos, estes ataques podem receber upgrades. Por exemplo, alguns reféns podem garantir uma metralhadora semiautomática. As armas de fogo também podem ser usadas para explodir vários materiais explosivos e infligir dano aos inimigos.
Os inimigos consistem principalmente de homens mascarados, ninjas e pistoleiros que se tornam mais fortes à medida que o jogador progride pelos níveis. Eles vão sendo variados com palette swap. Existem subchefes como engenheiros, cientistas e uns bombados. Para terminar o jogo, ambos os chefes da primeira missão devem ser eliminados e todos os seis na segunda missão.
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