RPG fortemente inspirado em Fallout, Firefly, Futurama, Deadwood e True Grit.
The Outer Worlds é um action-RPG de ficção científica em primeira pessoa onde o jogador “explora as fronteiras do espaço” a partir de sua nave. Foi desenvolvido pela Obsidian Entertainment e lançado inicialmente em 25 de outubro de 2019.
Publicado pela Private Division e disponibilizado para Windows, Windows Apps, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series S|X, PlayStation 5 e Switch, The Outer Worlds foi muito bem recebido pela crítica, inclusive ganhando alguns prêmios. Conta também com dezenas de milhares de análises positivas no Steam, 4.5/5 estrelas na Epic Store e 3,6/5 no GOG.
Em 13 de junho de 2021, na apresentação conjunta do Xbox e da Bethesda na E3, The Outer Worlds 2 foi anunciado para Xbox Series X|S e PC.
Acima, encontra-se um trailer oficial do The Outer Worlds: Spacer’s Choice Edition.
Temos também uma análise do GmanLives do game. Em inglês.
Você acorda de uma hibernação em uma nave colonizadora que se perdeu no caminho para uma colônia localizada nos limites da galáxia, e se vê em meio a uma grande conspiração que ameaça destruí-la. Explore inúmeros planetas e locais de Halcyon, incluindo o misterioso Asteroide Gorgon e as maravilhosas destilarias de Eridanos. Encontrando diversas facções, todas competindo pelo poder, o personagem que você decidir se tornar determinará o curso dessa história criada pelo jogador.
Na equação corporativa da colônia, você é uma variável inesperada.
Desenvolvido pela Obsidian Entertainment e publicado pela Private Division, The Outer Worlds é um premiado jogo de RPG e ficção científica para um jogador em primeira pessoa.
Em The Outer Worlds, você acorda de uma hibernação em uma nave colonizadora que se perdeu no caminho para Halcyon, a colônia mais distante da Terra, localizada nos limites da galáxia, e se vê em meio a uma grande conspiração que ameaça destruí-la.
Explorando os confins do espaço e encontrando diversas facções, todas em busca de poder, o personagem que você decidir se tornar determinará o curso da história. Na da equação corporativa da colônia, você é uma variável inesperada.
The Outer Worlds é um RPG de ação com perspectiva em primeira pessoa onde se começa criando seu personagem e desbloqueando uma nave, que funciona como centro central do jogo. Embora não se possa controlá-la diretamente, ela serve como um ponto de viagem rápida para acessar diferentes áreas e atua como o espaço de inventário persistente do protagonista.
O jogador pode encontrar e recrutar NPCs como companheiros que têm suas próprias missões e histórias pessoais e atuam como auxiliares no combate. Cada companheiro tem suas próprias habilidades individuais e ataques especiais, e podem desenvolver sua própria especialização. Ao explorar, o jogador pode trazer até dois companheiros ao seu lado enquanto os demais permanecem na nave. O jogador pode tomar inúmeras decisões de diálogo que podem influenciar a história ramificada da partida que podem afetar os NPCs de várias maneiras, como agir heroicamente, maníacamente ou idiotamente.
Durante o combate, o jogador pode utilizar diversos tipos de armas, como corpo a corpo e armas de fogo, que possuem três tipos de munição: leve, pesada e energética. Essas armas podem ser personalizadas para adicionar dano elementar. É possível usar habilidades furtivas ou sociais (persuasão, mentira e intimidação) para evitar completamente o combate.
À medida que o jogador avança, ganha pontos de experiência, que podem ser usados para upar level e desbloquear novas habilidades do protagonista e dos NPCs. O jogador pode desenvolver suas habilidades técnicas, que são divididas em três categorias: Ciências, Medicina e Engenharia. Por exemplo, se pode usar um raio de redução para encolher um inimigo. Investir pontos nessas habilidades desbloqueará vantagens que aumentam a eficiência do combate. O jogador pode entrar no estado de “Dilatação do Tempo Tático”, que retarda o tempo e revela as estatísticas de saúde dos oponentes, garantindo vantagens táticas.
À medida que o jogador lidera seus companheiros, eles melhoram a força de combate e a resiliência de seus companheiros. O jogador pode ganhar uma “falha” que ocorre quando certos segmentos da partida falham repetidamente. Falhas impedem o jogador de alguma forma, mas oferecem vantagens e vantagens adicionais.
O jogo se passa em um futuro alternativo que divergiu em 1901, quando o presidente dos EUA, William McKinley, não foi assassinado. Como resultado, Theodore Roosevelt nunca o sucedeu, e os grandes trustes empresariais da época nunca foram desmembrados, levando a uma sociedade hipercorporativa e centrada em classes, dominada pelo poder das megacorporações, que, num futuro distante, começaram colonizar o espaço e terraformar planetas alienígenas com resultados variados. Milhares de residentes da Terra, atraídos pela promessa de um novo começo, inscrevem-se para ter a oportunidade de viajar para esta nova fronteira.
Entre eles está Halcyon, um pequeno sistema estelar de seis planetas. Viajar para Halcyon requer o uso de espaçonaves avançadas com um salto mais rápido que a luz e um sono criogênico de dez anos para os colonos.
Em 2285, duas naves foram enviados para colonizar Halcyon – o Hope e o Groundbreaker. Enquanto o Groundbreaker chegou com sucesso a Halcyon, colonizando os planetas Terra 1 (mais tarde renomeado Monarch) e Terra 2, o Hope e sua carga desapareceram em trânsito, tornando-se um mito entre os cidadãos de Halcyon. O Groundbreaker, entretanto, entra em órbita permanente perto da Terra 2, com a tripulação original e seus descendentes convertendo a embarcação em um porto independente e uma cidadela blindada.
Em 2355, o Hope é descoberto à deriva nos arredores do sistema Halcyon pelo cientista louco Phineas Vernon Welles, que consegue acordar com segurança um dos passageiros, o Stranger (“Estranho”). Welles informa ao Stranger que as colônias Halcyon passaram por tempos difíceis devido à incompetência e ganância das várias megacorporações, referidas coletivamente como The Board (“O Conselho”), que governam todos os aspectos da vida em Halcyon.
Devido aos efeitos posteriores do sono criogênico prolongado, Stranger desenvolveu habilidades mentais e físicas substancialmente maiores, incluindo a capacidade de desacelerar brevemente o tempo. Welles incumbe o Stranger de garantir os recursos necessários para reviver os colonos restantes de Hope, que ele acredita serem a chave para a salvação de Halcyon.
Welles descarta o Stranger em uma cápsula de fuga na Terra 2, onde um contato, o contrabandista Alex Hawthorne, está esperando. A cápsula do Stranger pousa em Hawthorne, matando-o instantaneamente. O Stranger comanda a nave de Hawthorne, a “Unreliable”, pilotada por uma inteligência artificial chamada ADA.
Precisando de um novo conversor de energia para consertar o veículo envelhecido, o Stranger se aventura em Edgewater, uma cidade empresarial à beira do colapso devido a um grupo de trabalhadores insatisfeitos (chamados de “dissidentes”) que se recusam a trabalhar até receberem um tratamento melhor. O prefeito de Edgewater, Reed Tobson, contrata o Stranger para sabotar uma usina geotérmica próxima para cortar a energia dos dissidentes; o jogador deve decidir se vai cumprir seu pedido, ficar do lado dos dissidentes cortando a energia de Edgewater ou manipular os eventos para que Reed seja forçado a deixar Edgewater em troca do retorno dos dissidentes.
À medida que o Stranger conserta a nave e começa a explorar Halcyon, ele pode recrutar outros indivíduos úteis para formar uma tripulação, começando com a tímida mecânica da cidade de Edgewater, Parvati Holcomb. Outros membros incluem o cínico pirata Ellie Fenhill, o leal mas ingênuo ajudante Felix Millstone, o vigário excessivamente zeloso Maximillian DeSoto, a caçadora de monstros e mercenária Nyoka Ramnarim-Wentworth III e um robô de limpeza modificado chamado SAM.
Stranger descobre que Welles é procurado pelo Conselho por supostos atos de terrorismo e experimentação ilegal, e deve fazer outra escolha: continuar a ajudar Welles ou traí-lo ao Conselho e ajudá-los em sua captura.
Depois de deixar a Terra 2, o Estranho segue para Monarch, uma lua colonizada orbitando o gigante gasoso Olympus, onde um corretor de informações mantém a localização de um lote de dimetilsulfóxido, um produto químico que Welles precisa para reviver os colonos restantes. Como o desembarque no Monarch é proibido devido a um embargo comercial do Conselho, Stranger deve primeiro recuperar uma chave de acesso a bordo do Groundbreaker.
O Stranger chega à cidade de Stellar Bay para descobrir que a colônia abandonada está dividida entre duas facções – Monarch Stellar Industries (MSI), uma entidade corporativa desonesta com uma mentalidade coletivista que busca um novo relacionamento com o Conselho, e os anarquistas Iconoclasts, que querem construir uma nova sociedade livre da sua influência. Depois de ajudar o Corretor a recuperar o controle das ondas de rádio do Monarca para que possa coletar informações, Stranger testemunha a queda de uma nave de combate nas proximidades. Tanto o MSI quanto os Iconoclasts pedem ao Stranger para recuperar as armas da nave, e ele pode optar por entregá-las a qualquer um dos lados, desencadeando uma guerra total, ou tentar negociar a paz entre as duas facções.
Com a informação do corretor, Welles direciona Stranger para a rica capital de Halcyon, Bizâncio, onde o Ministro da Terra, Aloysius Clarke, acaba de assinar um carregamento de dimetilsulfóxido. Rastreando Clarke até sua casa, Stranger descobre que Clarke foi colocado em prisão domiciliar pelo presidente do conselho, Charles Rockwell, o verdadeiro destinatário dos produtos químicos. Nos aposentos privados de Rockwell, o Stranger descobre um vídeo no qual Rockwell anuncia o “Programa de Emprego Vitalício”, o que mostra que o Conselho está conspirando para colocar a maioria dos colonos em sono criogênico indefinido, com a desculpa de alvar a humanidade, mas, na verdade, para acumular os suprimentos alimentares restantes para os cidadãos mais ricos.
Para armazenar estes trabalhadores congelados, os colonos de Hope serão ejetados para o espaço, com a Hope transformado num vasto armazém criogénico. O dimetilsulfóxido está sendo usado em cobaias humanas para tentar recriar a fórmula de Welles, na esperança de que os trabalhadores possam ser repetidamente retirados de longos períodos de animação suspensa. O Stranger recupera os produtos químicos, matando ou não as cobaias no processo.
Welles sugere usar ADA e o poder da Unreliable para “saltar” Hope para o sistema Halcyon interno, colocando-o em órbita perto de seu laboratório acima da Terra 2 para que ele possa iniciar o processo de renascimento. Sophia Akande, a ajudante do Conselho, propõe que Strange pule a Hope para Tartarus, um planeta que abriga o infame complexo prisional Labyrinth, para que o Conselho possa prender Welles e começar a matar os colonos.
O Stranger se infiltra em Hope e descobre o que aconteceu durante a malfadada viagem; o salto desenvolveu uma falha imprevista, estendendo a missão planejada de 10 anos para 60. À medida que as rações de comida acabavam, alguns membros da tripulação passaram a canibalizar os colonos congelados para sobreviver, antes de organizar um motim. O capitão selou as câmaras criogênicas do Hope e travou a nave no curso para Halcyon, deixando todos a bordo sucumbirem à fome. Stranger descobre que eles não foram os primeiros colonos que Welles tentou reanimar. Na verdade, tentou pelo menos doze vezes antes, com resultados fatais para os colonos envolvidos.
Conectando o ADA ao sistema de controle de Hope, o Stranger leva esta nave para a Terra 2 ou para Tartarus. Dependendo de onde a Hope chega em Halcyon, o final diverge:
Independentemente do resultado, Stranger é informado de que o contato com a Terra foi perdido e que uma nave de tropas do Conselho a caminho do planeta natal desapareceu misteriosamente em trânsito. Stranger recebe a liderança das colônias Halcyon e pode moldar o futuro da humanidade da maneira que achar melhor. Com Halcyon livre da influência da Terra, a colónia é livre para moldar o seu próprio destino, quer sob o Programa de Emprego Vitalício do Conselho, quer sob a liberdade trazida pela perda da influência do Conselho. Stranger e sua tripulação seguem caminhos separados à medida que seus destinos individuais são explicados, e a história da Unreliable se transforma em lenda.
Nesta seção encontram-se as características principais do game segundo seu publisher e/ou distribuidor.
RPG cuja história está nas mãos do jogador
Mantendo a tradição da Obsidian, você é quem decide a sua abordagem em The Outer Worlds. As suas escolhas influenciam não somente a maneira em que a história se desenvolve, mas também a constituição do seu personagem, as histórias dos seus companheiros e o final do jogo.
Você pode ter defeitos e não há problema nisso
Uma novidade do The Outer Worlds é o conceito de fraquezas. Um herói interessante não é perfeito e possui fraquezas também. Enquanto você joga The Outer Worlds, o jogo acompanha a sua trajetória para descobrir no que você não é tão bom. Você é constantemente atacado por Raptidons? Assumir a fraqueza Raptifobia concede uma desvantagem ao enfrentar essas criaturas violentas, mas recompensa você com uma vantagem adicional de personagem imediatamente. Essa abordagem opcional do jogo ajuda você a desenvolver o personagem que quiser enquanto explora Halcyon.
Lidere seus companheiros
Em sua jornada pela colônia mais longínqua, você encontrará personagens que demonstrarão interesse em entrar para a sua tripulação. Com habilidades exclusivas, esses companheiros possuem suas próprias missões, motivações e ideais. Cabe a você ajudá-los a alcançar seus objetivos ou convertê-los aos seus próprios interesses.
Explore a colônia corporativa
Halcyon é uma colônia na fronteira da galáxia controlada e administrada por um conselho corporativo. Eles controlam tudo… exceto os monstros alienígenas deixados para trás quando a terraformação dos dois planetas da colônia não saiu como o planejado. Encontre a sua nave, forme a sua tripulação e explore povoados, estações espaciais e outros lugares intrigantes de Halcyon.
Em 7 de março de 2023, uma versão remasterizada do jogo chamada The Outer Worlds: Spacer’s Choice Edition foi lançada para PlayStation 5, PC e Xbox Series X|S. Este remaster foi desenvolvido pela Virtuos. A Spacer’s Choice Edition tem visuais atualizados e um limite de nível mais alto. Inclui o jogo base e todo o conteúdo para download. Esta remasterização foi criticada por introduzir gagueira no jogo e ter um desempenho geral pior do que o original. Ela pode ser obtida na Epic Store.
The Outer Worlds: Spacer’s Choice Edition é a melhor maneira de jogar o premiado RPG da Obsidian Entertainment e Private Division.
Quem já tiver adquirido The Outer Worlds e seus DLCs “Murder on Eridanos” e “Peril on Gorgon” na Epic Games Store poderá comprar The Outer Worlds: Spacer’s Choice Edition por um preço mais barato.* Para aproveitar essa opção de compra, é preciso estar usando a mesma conta da Epic Games que foi usada para comprar anteriormente o jogo base e seus DLCs.
Você já testou o resto, mas chegou a hora de voltar para aproveitar o melhor! The Outer Worlds: Spacer’s Choice Edition inclui o jogo base e todos os seus complementos, tornando-se a forma definitiva de jogar esse RPG tão amado da Obsidian Entertainment. Esta obra-prima remasterizada foi otimizada para ser a melhor versão de todas de The Outer Worlds… mesmo que você decida jogar esse RPG aclamado pela crítica com a pior versão do seu personagem.
Como supracitado, The Outer Worlds ganhou alguns prêmios. Foi indicado por sua escrita, dublagem e design visual – levando para casa cinco prêmios do 2020 NAVGTR Awards e ganhando o Big Apple Award de Melhor Jogo do Ano no 2020 New York Game.
The Outer Worlds é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC (Windows) nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte o site oficial.
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