The Lords of Midnight é um game de fantasia medieval que combina aventuras gráficas, RPG e estratégia criado por Mike Singleton e lançado originalmente em 1984. Inspirou as séries Heroes of Might and Magic e King's Bounty.
The Lords of Midnight é um game de fantasia medieval que combina aventuras gráficas, RPG e estratégia criado por Mike Singleton e lançado originalmente em 1984, para o ZX Spectrum. O jogo apresentou um efeito 3D inovador pra época, batizado por Singleton de landscaping (paisagismo), que trazia um nível de imersão muito maior do que o habitual.
Estrondoso sucesso de vendas e de criticas, The Lords of Midnight é frequentemente citado junto com Elite como um dos principais jogos dos anos 1980 e foi portado para várias outras plataformas (Amstrad CPC, Android, BlackBerry, Commodore 64, iOS e Mac). Além disso, é inegável a influência que exerceu sobre as séries Heroes of Might and Magic e King’s Bounty.
O ótimo desempenho de The Lords of Midnight ainda justificou duas sequências: Doomdark’s Revenge (1985), que adiciona mais complexidade e dinâmica a um gameplay similar ao do original, e Lords of Midnight: The Citadel, que saiu para MS-DOS em 1995. Em 2013, a Chilli Hugger Software relançou os dois primeiros jogos da série para Windows, os quais estão atualmente de graça no GOG.
Quando o GOG passou a liberar The Lords of Midnight e o Doomdark’s Revenge de graça, resolvi fazer um Notícias do Facínora sobre esta (então) novidade, onde falei um pouco sobre os games também.
Acima, temos o trailer do The Lords of Midnight. Ficou bem legal.
“The Lords of Midnight não é simplesmente um jogo de aventura nem simplesmente um jogo de guerra, mas realmente um novo tipo que se tornou conhecido como um jogo épico, pois, ao jogar o Lords of Midnight, você estará escrevendo um novo capítulo na história da os povos da liberdade, guiando personagens individualmente por toda a terra da meia-noite em missões vitais, mas também comandando exércitos que devem se esforçar para conter as hordas sujas de Doomdark, o rei bruxo. Sua vitória não será inevitável.” (Mike Singleton, 1984).
The Lords of Midnight é um híbrido de RPG/estratégia onde o jogador começa com quatro personagens (Luxor the Moonprince, Rorthron the Wise, Corleth the Fey e Morkin), e então tem a opção de recrutar até vinte e oito adicionais (como Lords Blood, Ithrorn, Xajorkith, Shadows, Utarg, Farflame, Fawkrin etc.) para se juntar à missão de destruir Doomdark, o malvado Rei Bruxo que trancou a Terra da Meia-Noite no inverno perpétuo.
Uma partida pode ser jogada de três maneiras, primeiro como um RPG onde o objetivo é que Morkin destrua a Coroa de Gelo, a fonte do poder de Doomdark. A segunda é como um jogo de guerra, recrutando outros senhores e seus exércitos até que você seja forte o suficiente para derrotar os exércitos de Doomdark e invadir sua cidadela no extremo norte. Uma terceira variação, referida no manual como ‘Epic’, requer completar a partida das duas maneiras simultaneamente.
O jogador tem uma vantagem em que apenas um dos dois objetivos é necessário para derrotar Doomdark, podendo ganhar a partida sempre que a Coroa de Gelo é destruída ou quando a cidadela natal de Doomdark, Ushgarak, cai. Doomdark vence quando completa dois objetivos: matar Morkin, filho de Luxor (enquanto Morkin estiver vivo, o jogo continua) e subjugar os exércitos da Livre, seja matando Luxor ou conquistando Xajorkith, a cidadela capital das terras livres.
O game apresenta uma técnica então inovadora batizada de “landscaping” para retratar as terras da meia-noite a partir de uma perspectiva em primeira pessoa. Além disso, The Lords of Midnight possui valor de replay e ser apreciado várias vezes mesmo depois de zerado, já que cada vez os exércitos de Doomdark podem atacar de diferentes rotas e nem sempre seguem o mesmo padrão.
Na época do lançamento, Singleton pensou que não havia como derrotar Doomdark antes que Xajorkith caísse. Os jogadores rapidamente provaram que ele estava errado, e mesmo agora vários grupos da Internet dedicados ao game continuam a refinar suas estratégias para derrotar Doomdark.
Pelo que vi, The Lords of Midnight é o que poderíamos esperar de um produtos da década de 80 em termos de gráficos e sofisticação de controles. Inclusive, tem umas partes que parecem que foram desenhadas no Paint do Windows. Entretanto, tem muita coisa para explorar, um enredo bem interessante e um gameplay baseado em turnos fácil de dominar.
O que achei particularmente interessante é que dá pra ver as influências que exerceram sobre os Heroes of Might and Magic, pelo menos nos primeiros jogos da série, claramente.
Após seu lançamento, a Beyond Software, os editores do jogo, se ofereceram para transformar a campanha da primeira pessoa que provasse que zerou o jogo em um romance publicado. Embora não houvesse muitas maneiras de oferecer provas de que a campanha foi concluída, muitos jogadores enviaram resmas de papel de impressora térmica para a Beyond, na esperança de publicar sua campanha. O primeiro a enviar sua reivindicação de vitória o fez dentro de duas semanas desde o lançamento do game. No final, porém, nenhuma editora estava interessada em publicar o que consideravam uma publicação marginal, e o prêmio oferecido foi perdido. Não se sabe se isso se relaciona com o lance do Robin Candy citado nas Curiosidades.
Foram realizadas discussões provisórias, nas quais Singleton se ofereceu para escrever o próprio romance. Em última análise, as restrições de tempo e a relutância por parte do editor tornaram impossíveis todos os planos para um romance.
Em 2016, Chris Wild anunciou que um possível romance cobrindo a War of the Solstice estava em discussão. Em junho, foi anunciado que o romance estava em andamento e estava programado para ser lançado em 21 de dezembro de 2017, em reconhecimento ao solstício de inverno central do jogo. Em setembro de 2017, foi anunciado que o romance havia sido adiado, com uma data revisada para o final de março de 2018 sendo planejada. Em maio de 2018, o lançamento foi adiado até setembro de 2018.
A versão Ebook do romance foi disponibilizada no solstício de verão, 21 de junho de 2018, e logo foi seguida pela versão em brochura. A versão digital vem incluída no download do jogo no GOG, o qual é gratuito atualmente.
A 3 de fevereiro de 2020, o GOG resolveu liberar o The Lords of Midnight e Doomdark’s Revenge totalmente de graça. Ambos os jogos vêm com conteúdo extra, como manual, papel de parede, avatares e tem até a versão em romance do enredo, o qual parece bem rico mesmo. Os nossos links de download destes games levam a estas edições.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!