Sunset Over Imdahl é um role playing game desenvolvido por Theo Mathlein, com o RPG Maker 2000, e lançado em 2005. É um jogo que tem, pelo menos, duas características bastante únicas e originais: a primeira é que os gráficos de fundo, os backgrounds, são todos desenhados a mão, e, a segunda é que o jogo não possui combate ou sistema de avanço de níveis (você não upa level), e por isso pode ser classificado como adventure, também.
Embora não tenha ação, o enredo é bastante rico, assim como os gráficos, revelando um talento em ambos aspectos por parte do autor do game. Os chars são feitos com sprites modificadas do Chrono Trigger e a música é tirada das Quatro Estações, de Vivaldi (as estações do ano tem um papel fundamental no enredo do game). Estes recursos se encaixam perfeitamente no ambiente e no enredo de Sunset Over Imdahl, que mistura ficção histórica com fantasia.
Este jogo é ambientado, durante as quatro estações do game, em uma única cidade que estava sitiada há mais de 8 meses, Imdahl. Ao fim do cerco, a peste havia matado todos os habitantes da cidade, exceto este garoto de 13 anos, Lohn, que vaga pelas ruas desertas após o falecimento da sua mãe.
Cheio de sofrimento, o jovem quer fazer tudo o que puder para resolver esta situação e acaba conhecendo um homem misterioso, com vestes nobres que oferece uma chance de voltar ao tempo, evitar a praga de se espalhar por por Imdahl e trazer a cidade de volta à vida. O jovem aceita a oferta e o jogo começa, levando Lohn em uma busca agitada, indo e voltando em diferentes estações, observando a mesma cidade sob circunstâncias diferentes.
O jogo não conta com muita ação, como já dissemos, e pode desagradar quem está acostumado com este tipo de R.P.G.
Você anda ao redor da cidade, procura e resolve quebra-cabeças e mini-quests, que estão espalhados por Imdahl. Uns desafios são focados em contração, uma focada em coordenação motora e um de ficar apertando os botões. De modo geral, entretanto, os quebra-cabeças são simples diante do principal foco do game, a arte.
Apesar disto, explorar a cidade em cada estação é bastante divertido, enquanto o jogador aprecia belas telas, com detalhes bem interessantes, como a chuva no outono.
Não é muito comum, mas vez ou outra aparece um jogo que você poderia colocar num quadro e pendurar na sua parede. Sunset Over Imdahl é assim, sendo um exemplo de como com os recursos mais limitados, pessoas criativas podem ainda contar sua história com arte e que deixa uma impressão muito boa na cabeça do jogador.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!