RPG de fantasia renascentista onde você tem a capacidade de ler ou ouvir as memórias das almas.
Pillars of Eternity é um RPG de fantasia desenvolvido pela Obsidian Entertainment e lançado originalmente em 26 de março de 2015 que é considerado o sucessor espiritual das séries Baldur’s Gate e Icewind Dale e do jogo Planescape: Torment.
O jogo se passa no mundo de Eora, principalmente dentro da nação de Dyrwood, onde os bebês estão nascendo sem alma, ou seja, ocos. Durante o início do jogo, o protagonista desperta um poder oculto devido a um evento sobrenatural, descobrindo que é um Watcher, alguém que pode observar vidas passadas e interagir com almas perdidas. O objetivo de Pillars of Eternity é descobrir o que causou seu despertar e como resolver o problema de quem levou um oco dos nascidos ocos.
Publicado pela Paradox Interactive e disponível para Windows, Mac, Linux, PlayStation 4, Switch e Xbox One, o Pillars of Eternity foi muito bem recebido pela crítica especializada. Na loja do GOG, ele é avaliado de forma geralmente muito positiva também, pelo menos até o momento.
Este sucesso do Pillars of Eternity certamente foi um dos fatores que justificaram o desenvolvimento e o lançamento de uma sequência, o Pillars of Eternity II: Deadfire, o qual saiu em maio de 2018.
Temos acima um trailer de lançamento do Pillars of Eternity: Definitive Edition.
Você é um recém-chegado em Eastern Reach. Depois de sobreviver a uma tempestade mística, parece que você é um Watcher, um observador com a capacidade de ler ou ouvir as memórias das almas. Vários companheiros podem se juntar a você em sua jornada para descobrir por que seu poder foi despertado, embora cada um deles tenha suas próprias motivações.
O Pillars of Eternity é um role playing videogame financiado coletivamente como um sucessor espiritual dos RPGs do Infinity Engine, como os da série Baldur’s Gate e Icewind Dale (como já dito). Ele usa um ponto de vista isométrico com planos de fundo 2D desenhados à mão, e a jogabilidade é tática baseada em grupos com um sistema de combate em tempo real com pausa.
O game também apresenta um mundo com cenários pré-renderizados bidimensionais de forma semelhante à de seus predecessores espirituais supracitados. Conforme um mapa de área é explorado, é revelado, com um efeito de fog of war em volta disso.
As onze classes (fighter, paladin, ranger, wizard, druid, monk, priest, rogue, barbarian, chanter e cipher) e a mecânica do jogo são inspiradas em Dungeons & Dragons, mas são inteiramente novas. Por exemplo, Pillars of Eternity não garante pontos de experiência por matar inimigos, apenas por completar missões e descobrir novas áreas. Isso significa que abordagens não violentas, como aquelas que envolvem furtividade, são tão recompensadoras quanto.
A partida começa com uma tela de criação de personagens onde o jogador pode escolher características, como aparência física, raça e credo, e entre as onze classes, sendo que cada uma delas torna a jogabilidade diferente. Por exemplo, o cipher pode usar a alma de um inimigo para atacá-lo, enquanto os druids podem se transformar em uma besta e lançar feitiços. A classe do protagonista também pode influenciar o número de opções de diálogo disponíveis.
A trupe do jogador pode ter até cinco personagens, sendo que dá recrutar até oito em suas viagens, sendo que estes são desenvolvidos com personalidades e aparências únicas. Além disso, pode-se recrutar membros para grupo criados o jogador cria em tavernas locais (algo que me lembra o Might and Magic II), mas a um custo monetário.
O jogo tem missões secundárias opcionais que não interferem no enredo principal e apresentam personagens de apoio desenvolvidos e resultados múltiplos. Durante a partida, o protagonista pode construir uma reputação dependendo de suas ações, e NPCs irão reagir de forma diferente a ele dependendo disso. Isso também pode afetar o resultado de certos eventos no jogo.
Pillars of Eternity possui um modo de patrulha no qual o grupo pode se esgueirar, evitando assim ser visto pelos inimigos. Durante a exploração, o grupo pode localizar itens escondidos e armadilhas, que o jogador pode desarmar e usar contra inimigos.
Os danos dos inimigos aos personagens afetam a resistência e a saúde, sendo que a resistência se regenera após o combate e a saúde só pode ser restaurada com descanso, feito num acampamento ou numa estalagem. Se um personagem do grupo tiver sua resistência esgotada, ficará nocauteado até o final do combate. Se um companheiro tem sua saúde reduzida a zero, morre permanentemente. Essas mecânicas (exceto a parada de resistência) também me lembraram bastante os Might and Magic.
O jogador pode escolher entre cinco habilidades para superar as situações: Furtividade, Atletismo, Conhecimento, Mecânica e Sobrevivência. Conforme se luta com mais criaturas, mais informações são adicionadas ao seu bestiário, o que ajuda o jogador a coletar informações sobre como atacá-las com eficácia. No início da partida, o protagonista assumirá uma fortaleza, que funciona como a base do grupo e pode receber upgrades.
A história se passa no mundo de Eora, em uma região localizada no hemisfério sul chamada Eastern Reach, uma área aproximadamente do tamanho da Espanha que contém várias nações: o Palatinado Livre de Dyrwood, uma ex-colônia do poderoso Império Aedyr que conquistou sua independência por meio de uma guerra revolucionária; as Repúblicas Vailianas, uma confederação de cidades-estado soberanas; e a Regência Penitencial de Readceras, um estado quase teocrático governado por sacerdotes do deus Eothas.
Tecnológica e socialmente, a maioria das civilizações em Eora estão no que corresponderia aproximadamente aos primeiros estágios da Renascença (deve ter muita gnose então). As armas de fogo ainda são uma invenção relativamente nova e bastante complicadas de usar. Como resultado, seu uso não é generalizado. No entanto, têm se mostrado bastante eficazes contra usuários de magia.
Um fator de grande conflito em toda Eora é a recente descoberta científica de que as almas são reais e podem ser transferidas, armazenadas ou moldadas. Elas são a base da magia, pois acessar seu poder é o que permite que certas pessoas a usem. As almas deixam o corpo após a morte e passam por um processo amplamente desconhecido antes de reencarnar em um corpo recém-nascido. Cada alma, entretanto, tem memórias embutidas de suas vidas anteriores e, por meio de certos processos, a alma de uma pessoa pode ser “Desperta”, o que significa que ela ganha consciência dessas vidas passadas. Falei que tinha gnose.
Também existem pessoas no mundo que têm a capacidade sobrenatural de observar a alma das pessoas, o que lhes permite acessar memórias do passado, entre outras coisas. Esses indivíduos são chamados de Watchers. Embora o estudo das almas, chamado de animancia, ainda seja um campo jovem da ciência (é muita ciência, é ciência demais, é ciência pra baralho), as implicações para a sociedade em geral foram vastas, levaram a rápidos avanços na tecnologia e causaram várias fissuras e confrontos nas diferentes comunidades religiosas, o que marcou a época como um momento de grande turbulência.
Uma expansão em duas partes, Pillars of Eternity: The White March, foi anunciada pela Obsidian na Electronic Entertainment Expo 2015. A Part I foi lançada em 25 de agosto de 2015, e a Part II em 16 de fevereiro de 2016. Ela estendeu o jogo, aumentou o limite de nível e adicionou novos membros e habilidades ao grupo.
Obsidian Entertainment, o desenvolvedor de Fallout: New Vegas e South Park: The Stick of Truth, e a Paradox Interactive apresentam o original e incrível mundo de Eora, te levando em uma aventura inesquecível onde as escolhas que faz e os caminhos que segue definem o seu destino.
Reviva o sentido profundo da exploração, a alegria de uma aventura pulsante e a emoção de liderar o seu próprio bando de companheiros através de um novo reino de fantasia, e mergulhe nas profundezas de masmorras infestadas de monstros na busca por tesouros perdidos e mistérios ancestrais.
A Definitive Edition inclui o premiado Pillars of Eternity juntamente com suas expansões, The White March: Parts I & II, assim como todo o conteúdo bônus da Royal Edition.
O nosso link para download do Pillars of Eternity leva à sua versão avançada, o Pillars of Eternity – Definitive Edition, o qual é um jogo normalmente pago (comercial) que pode ser obtido nas lojas do GOG, Steam e Epic para Windows. Só encontrei informações para as versões de Mac e Linux no GOG.
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