Phantasy Star Extended é um remake multiplataforma (desenvolvido em Java) do clássico dos RPGs da Sega, Phantasy Star, lançado originalmente para o Master System em 1986.
O projeto está sendo desenvolvido pelo Rafael, the Esper e atualmente está na versão 1.3. Ele afirma que trabalhou sozinho neste projeto, mas alguns recursos, como as músicas VGM e as animações dos monstros, foram extraídas por outras pessoas, cujo os créditos ele dá no jogo.
A princípio parece um remake 100% fiel. Os recursos em geral, músicas, gráficos e efeitos sonoros são exatamente iguais aos do antigo cartucho do Master.
Mas, logo de cara, você já vê algumas alterações, como a possibilidade de começar o game com outros personagens, Odin e Noah (embora só o Odin foi implementado, por hora), que usam os nomes da versão em japonês, Tylon e Lutz, respectivamente. Outras mudanças nítidas são alguns personagens que ficam se movimentando nas cidades, ao invés de ficarem apenas estáticos, e andarem na diagonal. Inclusive o seu personagem também pode fazer isso.
Também, dependendo de qual personagem se escolhe para iniciar o game, se nota logo de cara mudanças no comportamento e fala dos NPCs e alterações na linearidade do game, embora mantendo o enredo original. Os detonados que você tem do PS podem não ajudar tototalmente. Ou seja, este remake é ideal para quem procura uma experiência nova, porém fiel ao Phantasy Star.
Outra mudança bastante evidente são as batalhas, que além de contarem com monstros variados e não apenas de um tipo, também mostram os monstros lado a lado, semelhante ao que acontece no sistema de batalha padrão do RPG Maker 2000. Não existem também, pelo menos por enquanto, os baús que aparecem depois da batalha no original da Sega.
Também conta com um novo e interessante modo de jogo, PS Arena, onde você vai só vai lutando contra os vários monstros do jogo, com dificuldade crescente e com background variados, tirados do próprio game. Ao fim de cada batalha, você ganha XP, podendo upar e uma recompensa que você pode escolher, quer ela seja uma arma nova, armadura, escudo, curar ou reviver os personagens.
Na medida em que vai vencendo as batalhas na arena, os outros chars vão se integrando a sua trupe, inclusive o Hapsby, aquele robozinho que controla a nave do Dr. Luveno. Eu não cheguei a jogar muito, mas as vezes ele participa desta forma no modo normal do game também.
Esta é a lista de modificações feitas no esquema do Phantasy Star original, segundo o autor, na versão 1.3 (a qual estamos fazendo o review).
Phantasy.jar
, o único necessário para rodar, clique duas vezes neste arquivo .jar ou rode o seguinte comando em linha de comando: java -jar Phantasy.jar
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!