A campanha contra a criação renegada dos Ancients, Sheltem, chega finalmente ao fim!
Might and Magic V: Darkside of Xeen, originalmente publicado como Might and Magic: Darkside of Xeen, é um RPG de fantasia medieval com elementos de ficção científica baseado em turnos e o quinto jogo da excelente série Might and Magic. Foi desenvolvido pela New World Computing e lançado inicialmente em 1993.
Publicado pela própria New World Computing e disponibilizado para DOS, PC-98, FM Towns e Windows, Might and Magic V: Darkside of Xeen foi bem recebido pela crítica e jogadores, assim como seus predecessores. Foi também dos primeiros games a fazer uso de cenas animadas e fala baseada em som PCM. Sua mecânica singular de integração com o mundo de Clouds of Xeen, permitindo que ambos os jogos fossem combinados no World of Xeen, foi considerado revolucionário na época.
Acima, o canal squakenet mostra a gameplay do início de uma partida do Might and Magic V: Darkside of Xeen sem comentários.
Temos também um vídeo que mostra o Might and Magic 5 até o fim, sem comentários.
Seguindo a trilha do Prince Roland, seis bravos aventureiros se aventuram no Darkside, o outro lado do mundo Xeen. Lá, uma pessoa misteriosa que se autodenomina Lord Alamar derrotou a rainha local e usurpou seu trono. Aliados do Dragon Pharaoh, o Guardian of the Darkside, juntaram-se a Alamar ou morreram em sua resistência. O Guardian concede seus poderes aos aventureiros, que devem libertar Xeen e, eventualmente, ajudar o viajante espacial Corak a finalmente destruir o corrupto Guardian Sheltem para sempre.
O Darkside of Xeen é o quinto capítulo da excelente Might and Magic, uma sequência direta de Clouds of Xeen e uma conclusão do arco de história abrangente que começou no primeiro jogo. É quase idêntico ao seu antecessor imediato em termos de jogabilidade. Comparado aos seus predecessores, tem um cenário mais sombrio e um pouco mais bizarro, e a exploração de masmorras envolve mais resolução de quebra-cabeças. Também é mais focado no enredo e tem um maior número de cenas.
Em todo o mundo do jogo existem pirâmides que funcionam como teletransportadores assim que a quinta parte da série, Darkside of Xeen, é instalada. Os dois jogos podem ser jogados simultaneamente, fundindo-se no World of Xeen, que inclui múltiplas missões cruzadas em ambas as parcelas.
Por causa disso, é interessante notar que por ter sido projetado para ser jogado junto com Might and Magic IV, com personagens que obtiveram alguns níveis e outras melhorias através do jogo em Clouds of Xeen, a jogabilidade é consideravelmente mais desafiadora para personagens iniciantes.
Darkside of Xeen conclui o arco de história iniciado por Might and Magic Book One: The Secret of the Inner Sanctum – a campanha interestelar contra a criação renegada dos Ancients, Sheltem. Continuando de onde Clouds of Xeen parou, os aventureiros seguem o conselho do King Burlock e seguem a trilha do Prince Roland até o outro lado do mundo, onde descobrem que o renegado Guardian of Terra já conquistou seus habitantes, sob o pseudônimo de “Alamar” ( o nome do rei que ele personificou em VARN em Might and Magic I).
Enquanto isso, o Guardian of the Darkside – o Dragon Pharaoh – contata seus aliados rebeldes um por um, descobrindo que todos foram presos ou convertidos à causa de Sheltem. Em uma jogada desesperada, o Pharaoh envia um filhote de dragão para os céus noturnos de Darkside, carregando um orbe de comando contendo parte de seu poder. O filhote é morto durante a fuga por um raio mágico, dirigido por Sheltem, de seu castelo. O orbe sobrevive à queda na terra e é descoberto pelos aventureiros. Passando pela cidade de Castleview, eles escalam a torre do mago élfico Ellinger Hofenhager, aliado do Pharaoh.
Como Alamar mudou o Castle Kalindra, sede do poder da Queen of the Dark Side de mesmo nome, para fora de fase com o reino físico, Ellinger instrui os aventureiros a reunirem discos de energia suficientes para alimentar um feitiço capaz de restaurá-lo à realidade. Eles viajam pelos reinos de Darkside, libertando a cidade de Sandcaster dos agentes feiticeiros de Alamar, Morgana e Xenoc, coletando discos ao longo do caminho. Com o Castle Kalindra restaurado por Ellinger, os heróis entram, apenas para descobrir que a Queen Kalindra foi derrotada e capturada por um dos asseclas de Alamar, o vampiro Count Blackfang.
Invadindo o Castle Blackfang com a ajuda do cavaleiro Ambrose e seu grifo, os aventureiros matam o Count apenas para descobrir que Kalindra foi transformada em vampiro. Eles a restauram da morte usando os poderes de sua coroa perdida e, com sua ajuda, são capazes de alcançar a pirâmide dos Ancients, onde reside o Dragon Pharaoh. Depois que eles devolveram ao Pharaoh seu orbe de comando, ele explica que Alamar detém o Cube of Power dos Ancients, o que lhe permite dirigir o mundo da nacela de dupla face de XEEN (Xylonite Experimental Environment Nacelle) através do Void. Usando o Cube, ele planeja levar Xeen ao seu mundo natal, Terra, e continuar sua violência contra o império dos Ancients.
O Pharaoh revela que quando Alamar caiu para Xeen em sua “estrela cadente” (na verdade, uma cápsula de fuga), uma segunda cápsula também pousou, mas foi capturada nas montanhas vulcânicas do nordeste. Investigando este segundo grupo, os aventureiros descobrem Corak, o inimigo de Sheltem de Might and Magic II e III. Corak os instrui a teletransportá-lo de alguma forma para o Castle Alamar para que ele possa acabar com seu antigo inimigo de uma vez por todas. O Pharaoh Dragon os leva à cidade aerotransportada do Olympus, onde eles obtêm uma Soul Box.
Transferindo a essência de Corak para a Soul Box, eles abrem caminho até o Castle Alamar e, lutando contra as hordas de Sheltem, conseguem chegar à sala do trono. Lançando a Soul Box para dentro, eles recuam enquanto Corak emerge para lutar contra seu antigo inimigo, embora os dois estejam em igualdade. Após uma escaramuça destrutiva, Corak é derrotado, mas obriga Sheltem a se aproximar dele e se sacrifica, iniciando seu duplo comando de autodestruição. A explosão de poder resultante destrói ambos os Guardians junto com o Castle Alamar, trazendo a ameaça de Sheltem a um fim agridoce.
Se os Might and Magic IV e V estiverem instalados no mesmo sistema, poderão ser combinados em um único jogo com todo o conteúdo destes jogos e algumas missões adicionais conhecido como World of Xeen. Em 1994, a NWC lançou um CD do World of Xeen aprimorado, que expandiu a quantidade de fala digital no jogo.
O jogo World of Xeen combinado contém uma série de missões adicionais que fornecem um epílogo aos eventos de Might and Magic IV e V. Depois que Sheltem é derrotado, o grupo é convocado para a pirâmide dos Ancients pelo Dragon Pharaoh para completar a missão que o Prince Roland sempre esteve presente: a união dos dois lados de Xeen em um mundo único e contínuo. Assim que as missões restantes forem concluídas, Roland e a Queen Kalindra se casam em uma cerimônia que invoca a transformação do mundo.
Swords of Xeen é um jogo bônus na compilação Might and Magic Trilogy de 1995 (a trilogia refere-se a Might and Magic III, IV e V). Foi desenvolvido pela Catware. Posteriormente, também foi incluído em diversas antologias de séries. Este game me parece meio bugado, embora divertido, e nunca foi publicado de forma independente.
O Swords of Xeen começou como um mod baseado no motor Might and Magic V. Personalidades da Catware foram responsáveis por liderar o esforço de modding, com contribuições de história de Ellen Beeman. À medida que o desenvolvimento avançava, a colaboração com a New World Computing foi estabelecida e o mod recebeu suporte editorial. Swords of Xeen explora algumas peculiaridades do motor com grande efeito, como transformar inimigos usando a animação regular de um monstro e a animação de ataque de outro. Também contém bugs de script, que permitem contornar muitos combates andando de lado.
Swords of Xeen se passa em um mundo totalmente novo que está sob ataque de ‘The Source’, que afirma ser o gênio por trás de Alamar, o principal inimigo de Might and Magic V. Os gráficos e som do jogo, que não mudaram desde Might and Magic V, estavam desatualizados. No entanto, este RPG foi elogiado por sua jogabilidade, recebendo 4/5 em uma análise.
O Might and Magic V: Darkside of Xeen é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado no GOG, para PC (Windows) na coleção Might and Magic 6-pack: Limited Edition, que é para onde o nosso link de download leva.
Idiomas: inglês e alemão.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!