Might and Magic Book One: The Secret of the Inner Sanctum

Foi no segredo do Santuário Interno onde tudo começou!


3 de agosto de 2024

Might and Magic Book One: The Secret of the Inner Sanctum é um RPG em primeira pessoa de fantasia medieval, embora com ficção científica bem no fundo, baseado em turnos e que se passa num mundo labiríntico chamado VARN. Foi desenvolvido pela New World Computing e lançado inicialmente em 1986.

Este CRPG é conhecido pelo seu mundo imenso, progressão não linear, liberdade de exploração e outros aspectos pioneiros, como a incorporação de raça, gênero e alinhamento dos personagens dos jogadores na gameplay. Inclusive, estas são marcas registradas da longeva série de RPGs Might and Magic, à qual deu início.

Publicado originalmente pela própria New World Computing, Might and Magic Book One foi um sucesso de mercado e críticas. Isso lhe garantiu uma porrada de ports e 9 sequências oficiais até o momento e abriu caminho para uma franquia que ganhou spin offs em outros gêneros, sendo a série Heroes of Might and Magic a mais relevante delas.

Vídeos

O vídeo acima mostra a introdução e parte da gameplay da versão de DOS do Inner Sanctum.

Tem também um pouco da versão de PC-88 do game, uma das mais bonitas e coloridas.

Apresentação

Qual é o segredo do Santuário Interior?

Isso é algo que você terá que descobrir por si mesmo nesta aventura de RPG de fantasia. Isto é, se puder…

Vá se aventurar com 6 personagens diferentes. Atravesse oceanos, escale montanhas, explore castelos, cavernas, calabouços e muito mais, tudo em perspectiva colorida 3D. Domine um elaborado sistema de combate, com centenas de eventos especiais, feitiços e monstros (bons e maus) em Might and Magic, Book I: Secret of the Inner Sanctum.

Gameplay

Um grupo de aventureiros no que parece ser um mundo de fantasia medieval chamado Varn está procurando uma entrada para o altamente cobiçado Inner Sanctum (“Santuário Interior”). Em pouco tempo, os heróis percebem que um dos quatro reis que governam os países de Varn é na verdade um impostor, uma criatura do espaço sideral. Sua tarefa é encontrar o verdadeiro rei e, finalmente, deter o misterioso viajante espacial, revelando a verdade sobre a origem deste mundo no processo.

The Secret of the Inner Sanctum é um jogo de RPG e o primeiro capítulo da série/franquia Might and Magic. O conceito central de jogabilidade é semelhante ao dos games Wizardry, embora não se concentre apenas no exploração de masmorras e apresente áreas e cidades do mundo superior que podem ser navegadas fisicamente. Desta forma, Inner Sanctum se assemelha a The Bard’s Tale, embora tenha um mundo significativamente maior, com várias cidades e tal. Todo o jogo é visto da perspectiva de primeira pessoa, e seu ambiente consiste em passagens labirínticas feitas com gráficos pseudo-3D.

Como na maioria dos RPGs, a jogabilidade gira em torno de explorar o mundo e upar level para poder superar desafios e avançar na história. A trupe de heróis começa num estado particularmente fraco, equipado apenas com porretes e sem dinheiro. O jogador é livre para explorar não linearmente (outra marca registrada do Might and Magic), e há poucas dicas sobre o que precisa ser feito para avançar na trama.

Batalhas por turnos contra inimigos que aparecem aleatoriamente normalmente acontecem contra um grupo de monstros mais ou menos igual em tamanho ao grupo controlado pelo jogador, mas reforços inimigos podem aparecer assim que seus camaradas forem mortos. Também é possível tentar subornar inimigos ou render-se a eles antes de entrar em combate.

O jogo não possui nenhum tipo de recurso de mapeamento automático e só é possível salvar o progresso em pousadas (Inns) localizadas nas cidades.

A versão de TurboGrafx-CD/PC Engine deste jogo tem diferenças significativas.

Podemos facilmente notar que mecânicas e características relacionadas aos personagens, magia, combate e exploração estabelecidas em Book One são, além de adaptações livres de classes de outros jogos de fantasia medieval, praticamente o arquétipo para os RPGs subsequentes da série Might and Magic, com maior ou menores mudanças.

Personagens

No início de uma partida, o jogador cria uma trupe de seis aventureiros, podendo estes serem uma de seis classes: Knight (“Cavaleiro”), Robber (“Lula” “Ladrão”), Sorcerer (“Mago”), Cleric (“Clérigo”), Paladin (“Paladino”) e Archer (“Arqueiro”). Cada personagem tem seis atributos principais: Strength (“Força”), Endurance (“Resistência”), Accuracy (“Precisão”), Personality (“Personalidade”), Intellect (“Inteligência”) Speed (“Velocidade”) e Luck (“Sorte”), e cada classe requer proficiência em um atributo específico para um funcionamento eficaz.

Em mais detalhes, as classes são

  • Knight – Baseados na classe Fighter do Dungeons & Dragons. Especializados em combate, seus atributos mais importantes devem ser Strength, Endurance e Accuracy,
  • Clerics são como os Clerics do D&D. É uma espécie de sacerdote guerreiro, que pode usar importantes magias de cura, mas também de outras naturezas. Seu atributo mais importante é Personality.
  • Os Robbers são como a antiga classe Thief de D&D. São bêbados e analfabetos Esse tipo de classe é essencial para desarmar armadilhas e abrir baús, por isso precisa de bastante Luck para maximizar suas habilidades de burocrata estatal ladrão. Creio que Speed deva ser benéfico também.
  • Sorcerers são os magos ou feiticeiros. Podem até cair na porrada, mas rendem muito pouco no mano a mano. Sua utilidade maior é soltando magias mesmo. Quanto mais Intellect, mais um Sorcerer vai poder lançar feitiços.
  • Paladins combinam Knights com Clerics. Seriam tipo cavaleiros santos, bons de briga e ganham acesso às magias de Cleric depois de atingir um determinado nível. Não há restrição de alinhamento nos Paladins, ao contrário do antigo D&D. Precisam de Strength, Accuracy, Personality e Endurance.
  • Archers são também lutadores mais limitados, mas podem usar armas de longo alcance mesmo quando estão na linha de frente do combate e ganham acesso a feitiços de Feiticeiro em níveis mais elevados. O foco nessa classe deve ser Accuracy e Intellect.

P.S.: particularmente, considero Accuracy muito importante para todas as classes em todos os RPGs da franquia Might and Magic. É extremamente irritante ver seus personagens errando os golpes toda hora. Endurance e Speed são bons para todos também.

Existem também cinco raças para escolher: Humans (“Humanos”), Elves (“Elfos”), Dwarfs (“Anões”), Gnomes (“Gnomes”) e Half-orcs (“Meio-orcs”). O jogador atribui a cada personagem uma raça no momento de sua criação. Isso afeta as estatísticas iniciais do personagem e sua resistência a várias formas de ataque. Por exemplo, Elfos tem um modificador positivo em Intellect e negativo em Endurance.

Um alinhamento também é escolhido para todos os personagens, mas como o grupo age coletivamente o tempo todo, as implicações disso são mínimas. Entretanto, o alinhamento desempenha algum papel, em particular para determinar a recompensa de uma das missões do jogo.

Os personagens também podem ser homens ou mulheres. Assim como o alinhamento, o gênero tem um propósito mínimo no jogo, exceto em algumas situações (notavelmente,em Portsmith, na qual todos os homens, e apenas os homens, são feridos ao passar por certas áreas desta cidade). O gênero de um personagem pode ser alterado por meio de certas ações.

Magia

Existem dois tipos de feitiços em Might and Magic: magias de Sorcerer – que tendem a ser de natureza ofensiva, infligindo danos às criaturas inimigas – e as magias de Cleric, geralmente mais defensivos, concentrando-se na cura, defesa e remoção de veneno e outros efeitos indesejáveis. As primeiras estão disponíveis para Sorcerers e Archers; as segundas, para Clerics e Paladins. A habilidade diária de lançar magias é limitada pelos SP do personagem. Como dito, as magias de Sorcerer depende de Intellect, enquanto as de Cleric dependem da Personality. Os feitiços tendem a ser de natureza ofensiva, infligindo danos às criaturas inimigas.

Exploração

O mundo é apresentado como um labirinto, utilizando uma interface de perspectiva de primeira pessoa semelhante à empregada em The Bard’s Tale, onde o mundo é dividido em uma grade semelhante a um labirinto e as opções de movimento do jogador são avançar ou retroceder, ou virar noventa graus para a esquerda ou à direita. As paredes representam cumes de montanhas, pedras de cavernas, fileiras de árvores ou qualquer obstrução que possa ser esperada no terreno que está sendo explorado.

A exploração, assim como o combate, é baseada em turnos em Book One, portanto, o tempo do não passa enquanto o jogador atrasa. Se o grupo se mudar para um local onde existam criaturas hostis, ou se ocorrer um encontro aleatório, o jogo muda para o modo de combate.

Combate

Quando criaturas hostis são encontradas, o jogador geralmente tem a opção de fugir, tentar se render às criaturas, tentar suborná-las ou atacar. Se decidir atacar, ou se sua tentativa de evasão de combate falhar, a partida entra no modo de combate.

Na maioria das plataformas, a interface de combate é apresentada em formato somente texto. O combate por turnos é conduzido com cada personagem agindo em ordem de sua estatística de velocidade. Cada rodada um bônus de velocidade aleatório é aplicado ao grupo do jogador ou às criaturas inimigas. No turno de cada personagem do jogador, este seleciona uma ação de uma lista de opções, incluindo atacar uma criatura, lançar um feitiço ou tentar fugir.

O combate termina quando todos os combatentes de um lado ou de outro ficam inconscientes, mortos (geralmente com seus pontos de vida reduzidos a zero) ou fujam. Se os personagens do jogador sucumbirem aos efeitos do sono ou paralisia durante uma luta, ele também perde.

Ambientação

O Book One se passa no mundo de VARN, que apresenta amplos terrenos ao ar livre, castelos, cavernas, cidades subterrâneas e um Plano Astral.

O jogo gira em torno de seis aventureiros que tentam descobrir o segredo do Inner Sanctum: uma espécie de busca do “Santo Graal”. Enquanto tentam descobrir o Inner Sanctum, os heróis descobrem informações sobre um misterioso personagem chamado Corak e sua caça ao vilão desaparecido Sheltem. Eles acabam desmascarando Sheltem, que estava disfarçado de Rei, e derrotando suas maquinações malignas. No final do jogo, passam pelos “Portões para Outro Mundo” e viajam para CRON, sem saber que Sheltem também escapou para aquele mundo, dando início aos eventos de Might and Magic 2.

Embora pareça ocorrer em um cenário de fantasia medieval simples com cavaleiros de armadura, criaturas míticas e magia, uma série de elementos de ficção científica são revelados mais tarde no jogo, até o significado real de VARN (Vehicular Astropod Research Nacelle). De acordo com as fontes, esta era uma característica relativamente comum dos primeiros CRPGs, como também visto nos títulos mais antigos de Ultima e Wizardry. Por exemplo, a trama de Sheltem é introduzida pela primeira vez quando os aventureiros visitam o local de uma nave espacial acidentada e são informados por alienígenas que seu prisioneiro está à solta no mundo.

Curiosidades

  • Na edição #50 da revista Computer Gaming World (agosto de 1988), o Might and Magic foi introduzido ao Hall of Fame da publicação.
  • Na edição de seu 15º aniversário, a Computer Gaming World (novembro de 1996), o jogo foi ranqueado na posição #23 la lista “150 Melhores Jogos de Todos os Tempos”.
  • O Might and Magic já havia vendido mais de 100.000 cópias em 1989.
  • O jogo foi lançado originalmente para Apple II, o que se deu em 1986. Depois, saiu para DOS (1987), Commodore 64 (1987), PC-88 (1987), FM-7 (1987), MSX (1988), PC-98 (1988), Sharp X1 (1988), Macintosh (1988), Sharp X68000 (1988), NES (1990) e Windows (via DOSBox, 1998).
  • A versão original do jogo para Apple II foi escrita quase sozinha por Jon Van Caneghem ao longo de três anos. Van Caneghem teve dificuldade em encontrar uma editora para distribuir Might and Magic, então publicou por conta própria como New World Computing, cuidando da distribuição sozinho em seu próprio apartamento até conseguir negociar um acordo de distribuição com a Activision.
  • Uma versão de Might and Magic foi lançada para Nintendo Entertainment System em 1992, publicada por uma firma chamada Gakken no Japão e Sammy USA na América do Norte. Embora a jogabilidade básica deste port fosse semelhante às versões anteriores, os gráficos e o polimento geral do jogo refletiam a data de lançamento posterior e a maior capacidade do NES.
  • A música de título do port de Nintendinho do Book One é a Pachelbel’s Canon, a qual foi composta originalmente por Johann Pachelbel. Esta canção também é usada no delicioso Happyland Adventures XMAS Edition.
  • A trilha sonora desta versão foi criada por Masaharu Iwata.
  • Os Sorcerers são chamados de Wizards nesta versão de NES do game.
  • As versões de computadores pessoais foram publicadas no Japão por uma firma chamada StarCraft.
  • O jogo foi refeito novamente para lançamento no Japão na plataforma PC Engine. Esta foi lançada em CD-ROM² em vez de cartucho e foi capaz de apresentar vozes digitalizadas para diálogos como resultado da maior capacidade de armazenamento oferecida pelo meio CD.
  • Might and Magic: Book One foi posteriormente incluído em Might and Magic VI: The Mandate of Heaven Limited Edition e Special Edition. Atualmente, é distribuído na coletânea Might and Magic 6-pack: Limited Edition.
  • Меч и Магия – Grafia do título do jogo em russo.
  • 魔法門 – Grafia do título do jogo em chinês tradicional.

Screenshots

As capturas acima são de diferentes plataformas e foram kibadas do MobyGames.

Sobre o download

O Might and Magic Book One: The Secret of the Inner Sanctum é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado no GOG, para PC (Windows) na coleção Might and Magic 6-pack: Limited Edition, que é para onde o nosso link de download leva.

Idiomas: inglês e alemão.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows XP ou Vista;
  • Processador: 1.8 GHz;
  • Memória: 512 MB RAM;
  • Gráficos: placa de vídeo 3D com 256 MB VRAM e compatível com DirectX 9.0c;
  • Armazenamento: 4 GB de espaço disponível.

Mais informações e Might and Magic

Download e ficha técnica

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