King’s Bounty: The Legend

A jogabilidade lembra a clássica série Heroes of Might and Magic.


1 de setembro de 2023

King’s Bounty: The Legend é um RPG de fantasia medieval baseado no King’s Bounty (1990), da New World Computing, e combina elementos do original com interface e jogabilidade modernizadas. Foi desenvolvido pela Katauri Interactive e lançado inicialmente em 25 de abril de 2008.

O enredo de King’s Bounty: The Legend tem o jogador assumindo o papel de um caçador de tesouros especial sob os serviços de um rei, que logo se envolve em uma missão para salvar sua filha e evitar que o mundo seja destruído.

Publicado originalmente pela 1C (atualmente pela Fulqrum Publishing) e disponibilizado para Windows e Mac, o King’s Bounty: The Legend foi recebido positivamente pela crítica e jogadores, desempenho que provavelmente justificou várias sequências, como King’s Bounty: Armored Princess, King’s Bounty: Crossworlds, King’s Bounty: Warriors of the North, King’s Bounty: Dark Side e King’s Bounty II.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial do King’s Bounty: The Legend.

O segundo vídeo deve ser um trailer também.

Apresentação

King’s Bounty: The Legend é um jogo de aventura com batalhas táticas baseadas em turnos e elementos de RPG. Num mundo de fantasia de conto de fadas de cavaleiros destemidos, magos malvados, reis sábios e lindas princesas, o jogador controla um herói, conduzindo-o pelo mundo para explorá-lo, comandar exércitos em batalha e realizar diversas missões pode significar grandes recompensas ou derrotas acachapantes.

A jogabilidade é dividida em duas seções principais: modo aventura e modo batalha. No modo aventura, o jogador controla seu personagem em tempo real. Com diversas classes disponíveis no início de uma nova partida, o jogador se move pelo mapa de aventura em busca de diversos tesouros, lutando contra monstros e cumprindo missões que lhe são confiadas pelos administradores locais. Uma vez no modo de batalha, o jogador assume o papel de chefe de guerra, liderando suas tropas em combates táticos por turnos.

As batalhas acontecem em terra ou no mar, em masmorras ou castelos ou até mesmo em alguns itens! O próprio herói não participa do combate, mas pode ajudar suas tropas lançando feitiços ou invocando diversas criaturas.

Enredo

Bill Gilbert se candidata para trabalhar no palácio real. Depois de passar por alguns testes, é apresentado ao Rei Mark como Procurador de Tesouro Real. A partir desse ponto, começa a subir. Primeiro, Gilbert persegue bandidos, arrecada impostos (ou seja, rouba) e realiza tarefas simples de entrega. A reviravolta na história ocorre quando ele é encarregado de trazer um artefato poderoso, conhecido como Rage Chest, dos magos para o rei. Ao transportar o artefato, Gilbert se corta e fica preso aos espíritos, impossibilitando-o de entregar o baú ao monarca, mas permitindo-lhe usá-lo para si mesmo.

Gameplay

O King’s Bounty: The Legend é um RPG single player que revive o clássico King’s Bounty e combina aventura e batalhas táticas semelhantes à franquia Heroes of Might and Magic. Existem três classes — warrior, paladin e mage — cada uma especializada em uma das três árvores de habilidades, embora se possa fazer especialização cruzada.

Terminando o treinamento nos Royal Battlegrounds para ganhar seu primeiro nível de experiência, você será designado para o posto vago de Royal Bounty Hunter e equipado com um certo número de tropas e itens mágicos obtidos durante o treinamento. O Rei e sua Infanta serão os primeiros NPCs com quem você conversará, depois do próprio treinador e do falso “necromante”, para obter informações sobre o reino e a situação atual, e para conseguir uma missão. Também se pode aumentar seu exército comprando novas tropas no castelo e viajar com elas por um continente composto por locais interligados.

Seu personagem, montado a cavalo, viaja em tempo real em cada local, representando as terras e as águas, os subterrâneos e os céus. Diferentes tesouros, itens, equipamentos e tal estão espalhados em seu caminho, e locais devem ser visitados para adquirir algo útil ou não. Habilidades, disponíveis na forma de árvores com nós ponderados, podem ser desenvolvidas com um certo número de fragmentos de cristal mágico de três tipos adquiridos durante viagens. Ao alocar runas recebidas como tesouro ou após ganhar um nível, os jogadores escolhem em quais habilidades se concentrar. Também é possível cumprir missões para os reis pra ganhar promoções.

Enquanto não estão em combate ou visitando um local específico, os jogadores se movem no mapa do mundo em tempo real, embora com a capacidade de fazer uma pausa. Consequentemente, os grupos inimigos mostrados no mapa, que também andam em tempo real, se moverão em direção ao jogador se estiverem próximos o suficiente, iniciando o combate se tocarem no seu avatar. Caso contrário, os jogadores são livres para se movimentar pelos vários locais enquanto dias e noite passam lentamente, sem qualquer conceito de turnos. Tesouros e outros itens podem ser coletados direcionando o protagonista em sua direção, e personagens não hostis podem interagir por meios semelhantes, geralmente para fazer compras ou como parte de uma missão.

O jogo muda para um modo tático baseado em turnos para as batalhas, nas quais se controla suas tropas no campo de batalha, lança feitiços e invoca poderosos Spirits of Rage (“Espíritos de Fúria”). Alguns dos inimigos mais poderosos podem ser controlados por vilões únicos de diferentes níveis ou ser um dos três chefes: Giant Turtle, Kraken ou Spider Widow. Alguns campos de batalha são exclusivos para cercos a castelos ou são desafiadores para verificar se você está no nível certo. Várias armadilhas e bônus que podem mudar o curso de uma batalha também podem ser encontrados em alguns campos.

O protagonista não pode lutar diretamente nas batalhas, mas emprega até cinco esquadrões de aliados que variam desde camponeses ou arqueiros à criaturas como elfos, ents, beholders ou grifos, podenso estes também variar de apenas uma unidade até centenas. Tropas são recrutadas em vários locais do jogo, com um limite no tamanho máximo de cada unidade determinado pela estatística Leadership (“Liderança”) do personagem.

Alguns dos artefatos equipáveis encontrados numa partida são itens “vivos” que agem e mudam seu comportamento com base nas ações boas ou más do jogador. Para obter controle sobre eles, é necessário vencer uma batalha contra o Espírito maligno que os habita.

Existem muitos NPCs, bons ou maus, que podem lhe dar missões a ser resolvidas de diferentes maneiras. Por exemplo, para libertar camponeses do terror das plantas antropófagas, se pode simplesmente matar sua rainha ou trazer-lhe uma vaca para fertilizar o solo e fazê-la feliz para que pare de aterrorizar os pobres aldeões. Durante as missões, você também levará reis ao trono ou os derrubará, salvará princesas dos dragões, procurará tesouro de piratas e eliminará tiranos que buscam dominar o mundo.

O jogo também oferece a possibilidade de se casar e constituir família. O personagem receberá vários bônus de estatísticas e outras vantagens dependendo da esposa que escolher e dos filhos que tiver com ela, e uma esposa também pode equipar seus próprios itens que irão beneficiar o herói como se ele mesmo os estivesse equipando.

Gerenciamento de recursos

O principal desafio em King’s Bounty: The Legend é o gerenciamento de recursos, que escassos, como na vida real. Os principais recursos são ouro, tropas e cristais mágicos. Se o jogador não morrer, ser derrotado significa a perda de todas as tropas que viajam consigo. Estes só podem ser substituídos gastando quantidades significativas de ouro para contratar um novo exército.

Devido ao uso de inimigos e tesouros gerados aleatoriamente, em cada local existem frequentemente alguns grupos inimigos poderosos. Para derrotá-los e limpar o local completamente, geralmente precisa-se viajar para outros locais, coletar ouro, experiência e runas disponíveis para tornar o personagem mais poderoso e, em seguida, voltar ao local anterior para completá-lo. Isso confundiu alguns bobos que não conhecem o HOMM, pois supuseram que a jogabilidade seria mais linear e que cada local poderia ser facilmente concluído uma vez acessível.

As diferentes classes de personagens geralmente lidam com problemas de recursos de maneiras distintas:

  • O Warrior, devido às suas habilidades de combate, luta eficazmente com quase qualquer exército, minimizando as baixas.Também tem mais liberdade ao usar os Espíritos da Fúria, especialmente quando as baixas são altas.
  • Para um Mage, o tipo de tropas que comanda é menos relevante, pois depende principalmente de seu poder mágico e de feitiços. Ele pode minimizar as baixas, tornar qualquer unidade mais útil ou destruir inimigos diretamente com magia.
  • O Paladinse destaca em habilidades mentais e, portanto, recebe maiores quantidades de liderança, ouro e experiência, e muitas vezes é capaz de recrutar um pequeno número de unidades das fileiras inimigas. Isso torna o Paladin menos limitado pela maioria dos problemas de recursos. Ele também pode transformar sacerdotes em inquisidores, que podem ajudar a reduzir as baixas.

Spirits of Rage

Os Espíritos da Fúria são um grupo de quatro criaturas poderosas presas no mágico “Rage Casket” há muito tempo por antigos feiticeiros. Amarrados ao peito, são obrigados a obedecer seu mestre, cumprindo suas ordens manifestando-se brevemente no mundo físico para destruir os inimigos. Os espíritos não estão disponíveis no início, mas após a conclusão de uma determinada missão central. Além disso, o jogador deve completar uma missão especial para cada espírito para obter sua ajuda, e algumas dessas só ficarão disponíveis à medida que a trama avança.

Em termos de mecânica de jogo, os Spirits of Rage são, tecnicamente, feitiços de autoatualização. Cada espírito possui quatro habilidades (feitiços) diferentes, torna-se mais poderoso ou menos caro para invocar à medida que ganha mais experiência e recebe experiência ao matar inimigos. Cada espírito ganha experiência de forma independente e cada habilidade é atualizada separadamente.

Usar essas habilidades esgota a raiva do personagem, que só pode ser aumentada em combate, matando unidades inimigas ou sofrendo baixas. As baixas irão gerar mais raiva, portanto o uso extensivo de Spirits of Rage só é possível em batalhas difíceis, onde um grande número de tropas acaba morrendo. Entre as batalhas, a raiva não pode ser armazenada por muito tempo, pois se esgota lentamente com o tempo até se esgotar.

Casamento

Como dito acima, o protagonista pode se casar e há várias oportunidades de casamento diferentes numa partida. Depois que isso ocorre, a esposa do personagem o segue por toda parte, fornecendo bônus às estatísticas primárias de um personagem e/ou bônus de combate a alguns tipos de unidades. Além disso, cada esposa oferece quatro slots adicionais para equipamentos e artefatos, permitindo ao jogador usar mais deles de uma vez. Os tipos de slots para armas, armaduras, anéis, capas e assim por diante são diferentes para cada esposa em potencial.

Por último, o personagem e sua esposa podem ter filhos, e cada um ocupará permanentemente uma das vagas da esposa, mas também receberá um bônus. Os bônus são pré-definidos para cada filho, mas os filhos que nascerão são aleatórios. Se divorciada, a esposa vai levar os filhos, uma porcentagem do ouro do personagem e quaisquer equipamentos ou artefatos que ela estiver usando. Complicado.

Destaques segundo o distribuidor

  • Aventura (tempo real) e batalhas (em turnos).
  • Cenário de fantasia rico, enredo com muitas reviravoltas e um final inesperado.
  • Três tipos de personagens para escolher, cada um com características e habilidades únicas.
  • Enorme mundo de jogo com dezenas de locais e campos de batalha — tanto na superfície quanto nos calabouços.
  • O mundo do jogo não é estático — os inimigos não ficam apenas sentados esperando o herói chegar, eles perseguem seus próprios objetivos e tentam atrapalhar o jogador.
  • A versão para Mac está disponível nos idiomas inglês, russo, alemão, francês, espanhol e italiano.
  • Jogabilidade absolutamente viciante que lembra muito a famosa série Heroes of Might & Magic.
  • Sistema de combate desafiador, mas ao mesmo tempo familiar e intuitivo.
  • Locais charmosos, bem projetados e cheios de detalhes sutis.

Curiosidades

  • King’s Bounty: The Legend foi desenvolvido sobre o TheEngine, uma versão modificada de um motor licenciado pela empresa russa SkyFallen Entertainment.
  • Este engine suporta uma série de recursos e técnicas gráficas, incluindo iluminação colorida dinâmica, sombras dinâmicas realistas, animação esquelética, modelos e texturas detalhadas, pixel shaders 2.0 e 3.0 (com um grande número de efeitos correspondentes), mapeamento normal e paralaxe, materiais de shader, efeitos de bloom, desfoque e partículas.
  • Alguns lançamentos foram publicados/copublicados pela Nobilis Group, que não tem nada a ver com aquele uísque vagabundo.
  • Em 2007, a 1C Company comprou os “direitos de propriedade” da franquia King’s Bounty e anexou o nome a um título que estava sendo desenvolvido pela Katauri Interactive, uma pequena empresa localizada em Kaliningrado. Antes da mudança de nome, o título provisório do projeto era Battle Lord.
  • Quando questionado durante uma entrevista como a Katauri acabou se tornando o desenvolvedor de King’s Bounty: The Legend, o designer-chefe da Katauri, Dmitri Gusarov respondeu: “Ninguém nos ofereceu este jogo para desenvolver. Fizemos o documento de design para o projeto que queríamos criar. nossos próprios. e os mostramos à nossa editora, 1C Company. Eles gostaram da ideia de uma aventura de fantasia na grande tradição de King’s Bounty“.
  • O título apresenta uma variedade de efeitos sonoros e músicas em diferentes partes. As faixas musicais foram escritas pelo compositor moscovita Mikhail Kostylev, juntamente com a empresa parceira de Katauri, TriHorn Productions. Um dos objetivos dos compositores era tentar produzir diferentes peças musicais para diferentes locais do jogo, com um sentimento que combinasse com o dos habitantes da área.
  • As versões polonesa e russa do jogo são fornecidas com proteção contra cópia StarForce, que eventualmente foi removida da versão russa com o lançamento do patch 1.6.0. As versões do jogo nos EUA e no Reino Unido ainda foram fornecidas com proteção contra cópia SecuROM.

Screenshots

Sobre o download

O King’s Bounty: The Legend é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows e Mac) nas lojas do Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última, onde o game vem com manual, artes, papéis de parede em HD e avatares.

Idiomas: inglês, russo, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), checo, japonês, húngaro, chinês tradicional e polonês.

Requerimentos mínimos em sistema

Mais informações e RPG

Download e ficha técnica

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