Explore um mundo aberto e suas ruínas pós-apocalípticas em busca do seu pai.
Fallout 3 é um action-RPG pós-apocalíptico e de ficção científica que conta com perspectiva em primeira pessoa e tiro 3D que se passa durante o século XXIII, numa Washington, D.C completamente detonada. Foi desenvolvido pelos Bethesda Game Studios e lançado inicialmente em 28 de outubro de 2008.
Em Fallout 3, o jogador é um dos refugiados em grandes abrigos subterrâneos conhecidos como “Vaults” e, junto a outros sobreviventes, tenta lenta e seguramente conquistar novamente a Terra, transformada em um grande terreno baldio por uma grande guerra nuclear.
Publicado pela própria Bethesda Softworks e disponibilizado para PlayStation 3, Windows, Xbox 360 e Xbox One, Fallout 3 foi um sucesso de mercado e universalmente aclamado, recebendo elogios por seu mundo aberto e sistema de nivelamento flexível, ganhando vários “Game of the Year” e sendo considerado, pela crítica, como um dos melhores games já feitos. Além disso, conta com dezenas de milhares de avaliações ligeiramente positivas no Steam, é classificado com 4,8/5 na Epic e é avaliado com 3,9/5 no GOG, pelo menos até o momento.
Com sua história principal se passando em 2277, cerca de 36 anos após os eventos de Fallout 2, este é o terceiro título de sua série, a qual já tem mais de uma dezena de jogos. Além disto, o Fallout 3 ganhou algumas edições especiais, dentre as quais a The Game of the Year Edition parece ser a mais completa.
Acima, temos o trailer E3 de 2008 do Fallout 3.
Temos também o trailer da Fallout 3: Game of the Year Edition.
Após a Segunda Guerra Mundial, um rápido desenvolvimento da tecnologia levou os humanos a um futuro aparentemente brilhante que realizaria o eterno sonho materialista de alguns. Mas, eventualmente, a guerra se alastrou novamente e no ano de 2077, nuvens de cogumelos dominaram o céu. Algumas comunidades sobreviveram em seus bunkers subterrâneos chamados “Vaults”, enquanto outros menos afortunadas sofreram mutações pesadas. No geral, o que restava do mundo não era nada mais do que um deserto nuclear cheio de ruínas de uma grande civilização. Somente duzentos anos depois, a espécie humana tenta reivindica as terras da Terra.
Um membro do Vault 101, localizada aos arreadores da cidade anteriormente conhecida como Washington D.C. e agora chamada de “Capital Wasteland”, criado sob o controle rígido do Supervisor (Overseer) e o olhar atento de seu pai, não sabe nada sobre a vida lá fora. Mas, em seu décimo nono aniversário, seu pai inesperadamente deixa o vault. O objetivo de seu filho agora é encontrá-lo, partindo em uma jornada que vai lhe revelar parte da verdade sobre o que o Supervisor, por tantos anos, escondeu de todos.
O Fallout 3 é um jogo de RPG com elementos de tiro 3D que mantém muitos elementos dos seus predecessores, embora troque um pouco a ênfase da interação social e da interpretação ética para a exploração de um mundo aberto e combate contínuo. É também em primeira pessoa, ao contrário dos Fallout anteriores, mas pode-se alternar para a visão em terceira pessoa acima do ombro.
O jogador é livre para explorar o mundo do jogo desde o início, visitando muitos locais opcionais, conversando com personagens e completando missões secundárias. A linha de missão principal, no entanto, é amplamente linear, colocando escolhas morais para o jogador apenas durante sua fase final.
A criação e customização de personagens são semelhantes às dos jogos anteriores. Se pode moldar o personagem principal alocando pontos no S.P.E.C.I.A.L. (“Strength, Perception, Endurance, Charisma, Intelligence, Agility, e Luck”, ou “Força, Percepção, Resistência, Carisma, Inteligência, Agilidade e Sorte”). O sistema de habilidades foi majoritariamente transferido dos games anteriores, incluindo especializações de armamento (armas pequenas e grandes, armas de energia, etc.) e habilidades ativas como Ciência, Reparo, Lockpick e outras. Habilidades passivas, particularmente Speech, desempenham um papel menor do que nos Fallout anteriores, enquanto outras foram removidas completamente. Pontos de habilidade e vantagens são adquiridos quando se upa level.
O sistema de combate passou por uma grande reformulação, onde as batalhas táticas por turnos dos jogos anteriores foram substituídas por dois modos de combate diferentes, e se pode alternar entre eles a qualquer momento. O sistema mais simples é orientado para a ação, quase indistinguível do tradicional combate FPS. O protagonista se equipa com uma arma (variando de um taco de beisebol a um destrutivo lançador de mininuclear) e pode atacar os inimigos com ela, e o cálculo de dano é baseado nas estatísticas dos participantes mais do que na destreza do jogador, embora o último também influencie. Já o modo de combate Vault-Tec Assisted Targeting System (V.A.T.S.) é um sistema em tempo real que permite pausar o jogo a qualquer momento e mirar em regiões específicas de um ou mais inimigos até que o tempo disponível, pontos de ação, são usados. Depois que todas as ações foram atribuídas, a partida segue em câmera lenta.
O sistema de Karma das edições anteriores está de volta, acompanhando as ações do personagem principal e as decisões tomadas ao longo de uma partida. Ações eticamente inaceitáveis, como roubar e matar inocentes, reduzem os pontos de Karma do protagonista, enquanto ações positivas como libertar cativos e ajudar os outros, melhoram o Karma. Este fator pode afetar o final da partida, alterar o diálogo com NPCs ou ativar reações únicas dos mesmos. No entanto, as relações do protagonista com as facções do jogo são distintas, então quaisquer dois grupos ou assentamentos podem ver o jogador de maneiras contrastantes, dependendo de sua conduta.
A criação do personagem é feita através de um prólogo tutorial que engloba as diferentes idades do protagonista, que também abrange tutoriais sobre movimento, HUD, combate, interações com o mundo do jogo e uso do Pip-Boy 3000. É feita em etapas, configurando primeiro sua aparência junto com a raça e gênero de seu personagem e nomes. Em seguida, se customiza os atributos primários de seus personagens através do S.P.E.C.I.A.L., que determina o nível básico das habilidades possuídas. As três perícias em que seu personagem se concentra podem ser deixadas para as escolhas que fazem numa série de perguntas, ou escolhendo-as manualmente.
A criação do personagem não é finalizada até que o jogador deixe o Vault 101 e entre na Capital Wasteland, o que permite modificar a aparência de seu personagem, atributos primários e escolhas de habilidades, caso não sejam satisfatórios.
À medida que o personagem progride, pontos de experiência (XP) são ganhos ao realizar várias ações, como completar missões, matar inimigos e tal. Um novo nível concede a capacidade de alocar pontos às várias habilidades disponíveis e, assim, melhorá-las, tornando-as mais eficazes. Por exemplo, uma proficiência em arrombamento mais alta permite lidar com fechaduras mais difíceis em portas e contêineres, enquanto uma medicina mais alta aumenta a quantidade de saúde recuperada com Stimpaks.
Uma vez que o personagem atinge seu segundo nível, pode receber um Perk, o que oferece vantagens de qualidade e forma variadas, como poder carregar mais itens, encontrar mais munição em contêineres e uma chance de ataque crítico maior. Muitos Perks têm um conjunto de pré-requisitos, muitas vezes exigindo um certo nível de habilidade determinado para adquiri-los, enquanto um novo Perk pode ser concedido a cada dois níveis upados. Upgrades adicionais nos níveis de habilidade podem ser realizados encontrando livros de habilidade, que conferem um aumento permanente aos níveis, enquanto os jogadores podem procurar e encontrar uma série de 20 bobbleheads que conferem um bônus a esses atributos primários.
Um específico nível do supracitado Karma também pode conceder acesso a certas vantagens ao protagonista.
A saúde de um personagem é dividida entre dois tipos: HP e Limbs (Membros). Enquanto HP é a quantidade geral de saúde que um protagonista e outros NPCs têm (amigável, neutro ou hostil) e que se esgota quando o dano é recebido, seja de combate, armando armadilhas, caindo de uma altura ou autolesão, a saúde Membro é específica para cada parte do corpo, ou seja, os braços, pernas, cabeça e torso, embora os inimigos não humanos apresentem apêndices adicionais e os robóticos apresentem diferentes tipos de apêndices.
Membros podem ser danificados da mesma forma que o HP, embora uma vez esgotados se tornem aleijões e induzam um efeito de status negativo, como visão turva ou velocidade de movimento reduzida, dependendo do membro aleijado. Tanto o HP quanto os membros podem ser recuperados através do uso de medicamentos médicos na forma de Stimpaks, bem como dormir, visitar um médico e, lentamente, ao consumir alimentos, refrigerantes e água potável.
Os jogadores também podem ser afetados por outros efeitos negativos à saúde, incluindo envenenamento por radiação e sintomas de abstinência. Enquanto o último ocorre quando o personagem se torna viciado em drogas e álcool, conferindo-lhe efeitos negativos caso não continue usando, o primeiro ocorre ao andar por áreas irradiadas, e consumindo comida e bebida contaminadas por radiação. Os impactos negativos de ambos podem afetar atributos S.P.E.C.I.A.L. e podem ser tratados por um médico ou usando Rad Away, no caso da radiação. Além disso, a quantidade de radiação absorvida pode ser reduzida com o uso de drogas Rad-X e trajes especiais.
O Vault-Tec Assisted Targeting System (V.A.T.S.) é um um elemento introduzido na série Fallout que serve como um sucessor da mecânica de tiro direcionado dos jogos anteriores e desempenha um papel importante no combate em Fallout 3. O sistema foi introduzido pelos desenvolvedores da Bethesda, que o descreveram como um híbrido entre o combate baseado em turnos de tempo e em tempo real, tanto que, ao usar V.A.T.S., o combate em tempo real é pausado e a ação é executada de vários ângulos de câmera em uma versão de computação gráfica do bullet time.
Como dito acima, este sistema custa pontos de ação, cuja quantidade depende da arma usada e, portanto, limita as ações de combate durante um turno. Através do sistema, pode-se alternar entre vários alvos (se houver mais de um ao redor a qualquer momento), e também mirar em áreas específicas deles para causar danos. Pode-se acertar a cabeça de um alvo para uma morte rápida, ir para as pernas para retardar os movimentos de um inimigo ou atirar em suas armas para desarmá-los e, em alguns casos, colocá-los em uma fúria incontrolável atingindo partes específicas.
A chance de atingir uma área diferente, exibida como uma proporção percentual, depende da arma usada e da distância entre o personagem e o alvo. Um personagem de nível mais alto ao usar V.A.T.S também é mais provável de acertar um inimigo com o sistema do que um personagem de nível mais baixo. O uso de V.A.T.S. confere um efeito negativo, pois elimina a maioria dos elementos de tiro em primeira pessoa do game, com a mira sendo assumida pelo computador e o jogador ficando incapaz de se mover para evitar ataques. Além disso, armas de longo alcance são capazes de atingir membros, enquanto armas brancas focam no alvo como um todo ao usar o V.A.T.S.
Durante suas viagens pela Wasteland, o jogador pode ser acompanhado por um único NPC, que pode ajudar no combate. O companheiro depende de quem é encontrado, e se este pode-se unir ao protagonista. É possível não encontrar todos dependendo de como a partida é conduzida. Um novo companheiro só entra se o atual for dispensado, morrer etc. Entretanto, tem um cachorro chamado Dogmeat que permite um segundo companheiro se juntar sem problemas, mas pode ser morto durante o jogo se mal usado ou colocado em uma situação gravemente perigosa. O lançamento do DLC Broken Steel possibilita a substituição do Dogmeat, desde que o jogador adquira um Perk que conceda a oportunidade de obter outro cão.
O Fallout 3 se passa no ano de 2277, dentro da região que cobre a maior parte da cidade em ruínas de Washington, D.C., Virgínia do Norte e partes de Maryland (principalmente o condado de Montgomery). O cenário em escala do game inclui variantes devastadas pela guerra de vários marcos da vida real, como a Casa Branca, os memoriais de Jefferson e Lincoln, o Cemitério Nacional de Arlington e o Monumento de Washington, com um pequeno número de assentamentos espalhados pela Capital Wasteland que consistem de descendentes de sobreviventes da Grande Guerra, incluindo um que cerca uma bomba não detonada, outro consistindo principalmente de ghouls e outro formado dentro dos restos de um porta-aviões.
Embora a cidade possa ser explorada, grande parte das áreas interiores tem suas estradas cortadas por escombros gigantes, o que significa que o acesso só pode ser alcançado usando as ruínas dos túneis subterrâneos do metrô da cidade, vagamente baseados nos metrôs da vida real de Washington.
A região tem duas facções principais: o Enclave e a Brotherhood of Steel. Enquanto o Enclave é semelhante em objetivo aos seus irmãos ocidentais, o ramo oriental da Brotherhood of Steel procura ajudar o povo de Wasteland, embora um pequeno grupo tenha rejeitado isso e se tornado párias que buscam retomar seu objetivo original de recuperar tecnologia de alto nível. Outras facções incluem ex-escravos que buscam inspirar outros para a liberdade restaurando o Lincoln Memorial, um grupo que se banqueteia com sangue e um bando que cuida de uma região de ruínas onde as plantas se tornaram abundantes.
Nos primeiros 19 anos de sua vida, de 2258 a 2277, o protagonista cresceu dentro dos confins isolados do Vault 101 (projetado para nunca ser aberto como um experimento social pela corporação pré-guerra conhecida como Vault-Tec) ao lado de seu pai, James, um médico e cientista que auxilia na clínica do Vault. Enquanto cresciam, seu pai comenta sobre sua falecida mãe Catherine e sua passagem favorita da Bíblia (Apocalipse 21:6), que fala das “águas da vida”. Ao atingir seu 19º aniversário, o caos irrompe quando James de repente desaparece do Vault, fazendo com que o Supervisor tranque o bunker e envie guardas de segurança atrás do filho de James.
Escapando do Vault com a ajuda da filha do Supervisor, Amata, a busca por James em Wasteland começa na cidade vizinha de Megaton, nomeada com a bomba atômica não detonada no seu centro, e eventualmente nas ruínas de DC e a estação Galaxy News Radio, onde o filho de James, depois de ajudar o entusiasmado DJ Three Dog da estação, recebe o apelido de The Lone Wanderer.
Enviado por Three Dog à Rivet City, um porta-aviões abandonado que serve como um assentamento humano fortificado, o Lone Wanderer se encontra com o Doutor Madison Li, um cientista que trabalhou ao lado de James. Li diz ao Lone Wanderer que seus pais não nasceram no Vault 101 e moravam fora dele, onde trabalharam juntos em um plano que conceberam para purificar toda a água da Tidal Basin e, eventualmente, de todo o rio Potomac, com purificador de água gigante construído no Jefferson Memorial chamado Project Purity. No entanto, atrasos constantes e a morte de Catherine durante o parto forçaram James a abandonar o projeto e buscar refúgio no Vault 101, onde criou Lone Wanderer em um ambiente seguro longe dos perigos das Wastelands.
Ao saber que James procura reviver o projeto e continuar seu trabalho adquirindo um Garden of Eden Creation Kit (G.E.C.K.), uma poderosa peça de tecnologia emitida pela Vault-Tec destinada a ajudar na reconstrução da civilização após a guerra, o Lone Wanderer o rastreia até o Vault 112 e o liberta de um programa de realidade virtual administrado pelo sádico Supervisor deste Vault, Dr. Stanislaus Braun, a quem James procurou para obter informações sobre um G.E.C.K..
Lone Wanderer e seu pai retornam a Rivet City e recrutam Li e os outros membros do projeto para retomar o trabalho no Jefferson Memorial. Quando começam a testar o projeto, o Memorial é invadido pelo Enclave, uma poderosa organização militar formada pelos remanescentes do governo dos Estados Unidos que continua ativa apesar da morte de seus irmãos na Costa Oeste trinta anos antes. Procurando impedi-los de usurpar o seu trabalho, James pede ao Lone Wanderer que termine o projeto e encontre um G.E.C.K. antes de inundar a sala de controle do projeto com enormes quantidades de radiação, impedindo o líder militar do Enclave, Coronel Augustus Autumn, de assumir o controle, se matando no processo.
Autumn sobrevive, no entanto, e o resto da equipe foge dos soldados restantes do Enclave. O Lone Wanderer, acompanhado pelos restantes membros do Project Purity, faz contato com a Brotherhood of Steel dentro das ruínas do Pentágono, agora conhecido como Citadel. Com esta ajuda, o Lone Wanderer viaja para o Vault 87 para encontrar um G.E.C.K., que foi usado como local de teste para o Forced Evolutionary Virus (FEV) e agora como terreno fértil para os Super Mutantes. The Lone Wanderer recupera o G.E.C.K. com a ajuda opcional de um super mutante amigável chamado Fawkes. Enquanto saem, Wanderer é emboscado pelo Coronel Autumn e o Enclave e é capturado com o G.E.C.K.
Na base do Enclave em Raven Rock, o Lone Wanderer é libertado de sua cela pelo líder do Enclave, o presidente John Henry Eden, que lhes solicita uma audiência privada, mas o Coronel Autumn desafia as ordens de Eden, assume o comando das forças do Enclave e ordena que metam um tiro no Lone Wanderer. Apesar do revés, o Wanderer se encontra com Eden, que se revela um supercomputador senciente da série ZAX que assumiu o controle do Enclave depois que o presidente Dick Richardson foi morto na Costa Oeste.
Buscando repetir os planos de Richardson, Eden revela suas intenções de usar o Project Purity para infectar a água com uma cepa modificada de FEV que a tornará tóxica para qualquer mutante, eliminando assim a maior parte da vida em Wasteland, incluindo humanos. O Enclave, que estaria imune aos efeitos por causa de sua pureza genética como resultado de seu isolamento, estaria livre para assumir o controle da área. Forçado a receber uma amostra do novo FEV, o Wanderer deixa a base, independentemente de fazê-lo pacificamente ou convencer Eden a se autodestruir.
Voltando à Citadel, onde as notícias da posse do G.E.C.K. é conhecido pela Brotherhood, o Lone Wanderer se junta a eles em um ataque final desesperado ao Jefferson Memorial, que é liderado pelo uso de um robô militar gigante pré-guerra chamado Liberty Prime. Depois de chegar à sala de controle, o jogador tem a opção de convencer Autumn a deixá-lo ou matá-lo. Li informa ao Wanderer que o purificador está pronto para ativação, mas que o código deve ser inserido manualmente dentro da sala de controle, ou seja, quem entrar estará sujeito a quantidades letais de radiação. Para piorar a situação, o purificador foi danificado e se autodestruirá se não for ativado.
Neste ponto, o Lone Wanderer pode:
Exceto pela primeira escolha, o Lone Wanderer tem a opção de introduzir ou não o FEV modificado no purificador, o que afeta ainda mais o final. Qualquer que seja a escolha, uma luz brilhante envolve tudo, e uma apresentação de slides final começa, incluindo quaisquer ações que tomaram que influenciaram as Wastelands.
Embora a história principal termine aqui, a introdução do DLC Broken Steel cria uma nova escolha pro final, em que o Lone Wanderer pode enviar um de seus companheiros imunes à radiação, mais notavelmente Fawkes, para a câmara para inserir o código. Além disso, o jogo permanece em aberto a partir deste ponto, com o Wanderer sobrevivendo à radiação a que foi submetido. O Wanderer acorda duas semanas depois com a notícia de que o purificador está funcionando bem e fornecendo água limpa para o povo de Wasteland.
No entanto, se o jogador decidir infectar o purificador de água com o FEV modificado, os efeitos adversos podem ser vistos em toda a Wasteland Capital. A escolha do jogador também influenciará o destino de Sarah Lyons, sendo que ela não sobrevive se for enviada para a câmara no final de Broken Steel.
O Fallout 3 foi lançado em cinco versões separadas, três das quais foram disponibilizadas em todo o mundo:
Prepare-se para o futuro. Com Fallout 3: Game of the Year Edition, experimente um dos jogos mais aclamados de 2008 como nunca. Crie um personagem de sua escolha e mergulhe em um mundo pós-apocalíptico, onde você precisará lutar pela sua sobrevivência a cada minuto.
A Fallout 3: Game of the Year Edition inclui todos os cinco pacotes de conteúdo adicional do Fallout 3:
Esta é a versão que temos para download.
Nem todos os fãs ficaram felizes com a direção que a série Fallout tomou após sua aquisição pela Bethesda. Membros centrados em um dos mais antigos fansites de Fallout, No Mutants Allowed, criticaram os desvios das histórias em relação aos originais, mecânicas e ambientação. Críticas incluem a prevalência de alimentos intocados após 200 anos, a sobrevivência de habitações com estrutura de madeira após uma explosão nuclear e a onipresença de Super Mutantes nos níveis iniciais do jogo. Também são criticadas a qualidade da escrita do jogo, sua relativa falta de verossimilhança, a mudança para um formato de jogo de ação em primeira pessoa e o nível de reatividade do mundo ao redor das ações do jogador.
Em 22 de outubro de 2008, a Microsoft anunciou que o jogo não seria lançado na Índia na plataforma Xbox 360. Sentimentos religiosos e culturais foram citados como o motivo. A declaração dizia que “a firma se esforça constantemente para trazer os melhores jogos para os consumidores indianos em sincronia com seu lançamento internacional. No entanto, à luz das sensibilidades culturais na Índia, tomamos a decisão comercial de não trazer Fallout 3 para o país”.
Embora a razão específica não tenha sido revelada em público, é possível que seja porque o jogo contém vacas mutantes de duas cabeças chamadas Brahmin, ou que Brahmin também é o nome de uma antiga e poderosa casta hereditária de sacerdotes hindus e estudiosos religiosos na Índia, ou sua semelhança com a grafia de brahman, um tipo de vaca originária da Índia. Brahman, uma raça de Zebu, são reverenciados pelos hindus.
Pouco antes do lançamento do jogo, a IGN postou uma análise do jogo citando vários bugs e travamentos no lançamento do PS3. Um bug fazia com que o jogo congelasse e a tela ficasse embaçada quando amigos saíam e entravam na PlayStation Network. Este review foi editado logo em seguida, removendo todas as referências aos bugs da versão PS3, causando controvérsia nas comunidades de PlayStation.
Analisando a Game of the Year Edition do PlayStation 3, Digital Chumps e Spawn Kill confirmaram que a maioria dos bugs permanecia, citando congelamentos ocasionais, vários problemas de animação e script, além de outros bugs, exigindo o reinício do jogo. Esquisito mesmo.
A Bethesda mudou a missão paralela “The Power of the Atom” na versão japonesa de Fallout 3 para aliviar as preocupações sobre representações de detonação atômica em áreas habitadas, já que a memória dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki permanece forte no país. Nas versões não japonesas, os jogadores têm a opção de desarmar, ignorar ou detonar a bomba atômica adormecida na cidade de Megaton. Já na japonesa, o personagem do Sr. Burke está ausente, impossibilitando a escolha da opção de detonação.
Também, na versão japonesa, a arma de catapulta nuclear Fat Man foi renomeada Nuka Launcher, já que o nome original era uma referência a Fat Man, a bomba usada em Nagasaki. De acordo com Tetsu Takahashi, responsável pela localização de Fallout 3 para o Japão sob sua empresa ZeniMax Asia, as ações disponíveis antes de localizar “The Power of the Atom” e a capacidade de matar civis quase fizeram com que o jogo fosse banido pelo CERO antes de receber uma classificação Adult Only.
O Fallout 3 é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows), em sua Fallout 3: Game of the Year Edition, nas lojas da Steam, Epic e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde o game vem sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Para outras plataformas, consulte a página oficial.
Idiomas: inglês, francês, alemão, italiano e espanhol (Espanha).
Os requerimentos abaixo consideram a Fallout 3: Game of the Year Edition:
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