Doomdark’s Revenge é um game de fantasia medieval que combina aventuras gráficas, RPG e estratégia lançado originalmente em 1985. É sequência do The Lords of Midnight e inspirou fortemente o Heroes of Might and Magic.
Doomdark’s Revenge é um game de fantasia medieval que combina aventuras gráficas, RPG e estratégia criado pelo finado Mike Singleton (21 de fevereiro de 1951 – 10 de outubro de 2012) e sequência do The Lords of Midnight.
Lançado originalmente em 1985 pela Beyond Software para ZX Spectrum, Commodore 64 e Amstrad CPC, Doomdark’s Revenge possui mecânica de jogo semelhante ao seu predecessor, mas adiciona mais detalhes e complexidade, com o número de caracteres e locais aumentados.
Em 2003, The Lords of Midnight e Doomdark’s Revenge foram atualizados e relançados pela Chilli Hugger Software para Windows, podendo ser adquiridos atualmente de graça no GOG. Ambos os jogos foram grandes sucessos de crítica e de mercado, além de terem inspirado títulos como Heroes of Might and Magic e King’s Bounty.
Acima, tem o Notícias do Facínora 114, onde falei bastante do The Lords of Midnight e o Doomdark’s Revenge quando o GOG resolveu liberar eles de graça.
Já o vídeo anterior é o trailer do Doomdark`s Revenge.
“Muitas luas se passaram desde que os Lordes da Meia-Noite apareceram pela escuridão suave, porém desgastante. Aqueles que aceitaram o desafio e cavalgaram com eles para lutar contra o cruel Witchking não precisarão mais se lembrar dessa luta épica. Mas, agora, um novo conto épico se desenrola, a história da Vingança de Doomdark.
O jogo em si envolve missões e guerras, exploração e estratégia cuidadosa. Você pode jogar sozinho ou com amigos; há personagens diferentes suficientes sob o seu comando para que toda a família se junte e lute contra Shareth Heartstealer, a Imperatriz do Império Congelado!” (Mike Singleton – 1985)
Depois que Doomdark the Witchking foi destruído, as notícias chegaram à sua filha, Shareth Heartstealer, a temida Imperatriz do Império Congelado de Icemark, tão má quanto bela e poderosa. Enfurecida, Heartstealer decide se vingar do responsável pela queda de seu pai, Luxor Moonprince, enfeitiçando e sequestrando seu filho Morkin. Agora, Luxor e seus companheiros, Rorthron Wise e Tarithel Fey, devem resgatar Morkin e derrotar Shareth.
Esta sequência do The Lords of Midnight usa um sistema de jogo semelhante ao seu antecessor, mas a história agora é muito mais complexa e todos os Lordes se movem e reagem de forma independente, não ficando mais em seus castelos esperando recrutamento. O jogador inicialmente controla Luxor, Rothron, o Sábio, e Tarithel, a amante de Morkin, embora muitos outros personagens possam se juntar ao progredir na partida.
Doomdark’s Revenge é efetivamente baseado em turnos, com os personagens do jogador se movendo de dia (existe uma quantidade limitada de movimento em uma das 8 direções da bússola) e os de Shareth à noite. Os personagens estão divididos em facções – Giant, Dwarf, Fey, Icemark e Barbarians – e o recrutamento não é automático, pois certos fatores podem fazer com que alguns simplesmente se recusem, se voltem contra membros de outros raças ou desertem, como Utarg fez no primeiro game.
A líder inimiga, Shareth, também se move, tentando recrutar exércitos e lordes para sua causa, então grande parte do jogo envolve recrutar forças suficientes para combater as dela. Isso torna o relacionamento entre os lordes importante e interessante, pois alguns só podem ser recrutados por determinados lordes: uns são vassalos de outros e tem também aqueles que só podem ser recrutados por seus soberanos. O recrutamento de um lorde não garante automaticamente todos os seus vassalos para o comando do jogador, nem seus respectivos soberanos. Eles também podem cooperar, recrutar e lutar entre si de forma independente, tornando o mundo muito mais dinâmico que o jogo anterior.
No terreno encontram-se planícies, montanhas, florestas, túneis subterrâneos e templos misteriosos. Uma névoa escura segue grande parte da área, o que faz com que seus personagens percam moral, perdendo assim eficiência. A exploração deste terreno guarda muitas surpresas aos jogadores.
Existem vários objetivos diferentes e possíveis resultados para o jogo. Trazer Morkin de volta aos Portões de Varenorn é o mais básico, mas muitos outros personagens devem ser salvos e Shareth pode ser morta. Há muitas Coroas de Gelo a serem recuperadas e itens mágicos a serem encontrados, sendo que muitos pertencem a algum lorde e garantem algum poder de batalha.
Como no primeiro jogo, o controle de toda a equipe é possível apenas enquanto Luxor está vivo – sua morte significa derrota total (game over).
Em fevereiro de 2020, o GOG resolveu liberar o Doomdark’s Revenge gratuitamente, pra sempre. O jogo está atualizado e pronto para rodar no Windows e vem com manual, papéis de parede e o The Icemark Chronicles, o que deve ser um romance baseado no game, ou algo do tipo.
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