Doom RPG Port

Trouxeram o Doom RPG para Windows a partir de engenharia reversa.


29 de junho de 2022

Doom RPG Port é uma conversão não oficial do Doom RPG para computadores pessoais (PC). Foi feita por Erick194 e disponibilizada em 29 de junho de 2022.

Pra quem não conhece, o Doom RPG é um jogo desenvolvido para celulares Java que foi lançado ao mesmo tempo que o filme Doom (2005). É um título oficial da franquia e sua história se passa no universo do Doom, embora haja debate se seus eventos são canônicos.

A proeza foi conseguida através do SDL2 e de engenharia reversa do BREW, port do Doom RPG lançado para celulares CDMA, com processadores mais potentes que os Java e com memória adicional, que trouxe alguns novos recursos, como gráficos e efeitos sonoros. Isto significa que o Doom RPG Port tem novidades em relação ao original.

A experiência deve ter sido boa, pois o autor resolveu também lançar a sequência deste jogo para Windows, Doom II RPG Port, o que aconteceu em 7 de maio de 2023.

Vídeos

http://youtu.be/NjzE3BLTPJM

O nosso amigo HigorHuann fez o vídeo acima sobre o lançamento do Doom RPG Port. Mostra um pouco da sua jogatina.

O pagb666 também fez um vídeo sobre a conversão, onde ele mostra a Entrance (01) com todos os segredos e sem comentários.

Instruções

O procedimento para jogar o Doom RPG Port não é trivial, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças, tanto que em pouco tempo de lançamento já tinha gente gravando vídeo, tirando screenshots etc.

Só não é só baixar e clicar duas vezes no executável, como pode-se ver no passo a passo a seguir:

  1. Baixe o Doom RPG Port e descompacte o ZIP num local de sua preferência.
  2. Baixe o Doom RPG BREW.
  3. Pegue o doomrpg.bar de dentro do zip do BREW (doomrpg.zip) e arraste e solte este arquivo em cima do programa BarToZip.exe, que está na pasta do Doom RPG Port.
  4. Salvo engano, os outros arquivos do BREW não são necessários.
  5. Espere até o BarToZip terminar o processo.
  6. Quando terminar, pode clicar duas vezes sobre o DoomRPG.exe que o bagulho vai funcionar.

Gameplay

A jogabilidade do Doom RPG Port é essencialmente a mesma do original. Como tal, mantém muitos dos elementos dos Doom originais e também é em primeira pessoa. No entanto, trata-se de um RPG baseado em turnos, o que garante tempo para selecionar suas respostas em movimento ou combate. O jogador gira em ângulos de 90 graus e se move espaço por espaço.

Embora visualmente semelhante aos jogos originais, há uma ênfase maior no enredo. É muito importante conversar com os cientistas e acessar terminais de computador para obter informações vitais para progredir numa partida, algo como em Doom 3.

Muitos recursos do original foram mantidos, incluindo a barra de status, efeitos sonoros e a maioria das armas e monstros. Notavelmente ausentes estão a motosserra, punho, arachnotrons, escopetas e a Spider Mastermind. Uma diferença é que cada tipo de monstro inclui três outros semelhantes de dificuldade variável, cada um colorido para indicar isso (algo comum em RPGs tipo Phantasy Star). Por exemplo, além dos cacodemons normais, o jogador terá que lutar contra cacodemons recoloridos chamados “malwraths” e “the wretched”.

O jogo também adiciona vários novos recursos, como o machado e o extintor de incêndio, úteis no combate contra certos inimigos. Os cachorros de Wolfenstein 3D aparecem como um novo inimigo, os Hellhounds. Uma coleira permite que estes cães infernais sejam capturados e usados como escudo ou arma. A efetividade de cada armamento depende do tipo de monstro.

Armas

  • Axe (Machado);
  • Fire extinguisher (Extintor de incêndio);
  • Pistol (Pistola);
  • Shotgun (Escopeta);
  • Chaingun (Metralhadora giratória);
  • Super shotgun (Escopeta de dois canos);
  • Plasma gun (Arma de plasma);
  • Rocket launcher (Lança-foguetes);
  • BFG9000;
  • Coleira para capturar cães do inferno.

Curiosidades

  • Após o lançamento do Doom RPG original, mais quatro jogos saíram usando seu engine: Orcs & Elves, Orcs & Elves II, Wolfenstein RPG e Doom II RPG, nessa ordem. A versão J2ME do engine tinha novos recursos adicionados a cada jogo.
  • O Doom II RPG é cronologicamente uma sequência de Doom RPG, pois há algumas referências a eventos e personagens do primeiro jogo, mas o enredo não se relaciona extensivamente com o do original e pode ser considerado uma história autônoma.
  • A fase Entrance contém um computador supostamente executando um sistema operacional chamado UACNIX. Seria uma distro desenvolvida pela UAC?
  • No Sector 2, o jogador encontra uma porta trancada. Um cientista dá a dica de que o código está relacionado à estrutura do nível. Um exame do mapa automático revela que o nível foi projetado para ler 1337, o código da porta.
  • O jogo contém vários consoles de computador onde os dados do mapa podem ser baixados. O player baixa esses dados usando o programa Unix SCP (aqui no site temos o WinSCP).
  • No Sector 2, um computador pode ser encontrado com um registro de conversa sobre uma festa envolvendo DDR, uma referência à série da Konami Dance Dance Revolution.
  • O Sector 2 também contém uma senha 042, que é a “Resposta à Vida, ao Universo e a Tudo”, uma referência a The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy.
  • O Scetor 4 contém um computador com defeito que exibe a mensagem “PC LOAD LETTER”, uma referência ao filme de 1999 Office Space (ou Como Enlouquecer Seu Chefe).
  • No Sector 5, o jogador deve recuperar os códigos de segurança de um banco de dados SQL, onde aprende-se a sintaxe do comando SQL SELECT no processo.
  • Um cientista encontrado no labirinto do Sector 5 reclama dos clichês dos jogos de computador, como labirintos e quebra-cabeças de plataforma.
  • O Sector 7 tem um console de computador relatando um erro, cuja causa atribui a “slashdot.org”, que é quando um site maior linka a um site menor causando um aumento muito grande no tráfego e assim derrubando-o, mesmo que não sendo feito de forma intencional para prejudicar o site menor.
  • Kronos, o principal vilão em Doom RPG, possivelmente recebeu o nome de Kronos, o planeta natal Klingon em Star Trek. Mas quem sabe não foi do Venom?

Screenshots

Slenderman Must Die – Silent Streets

Mais informações e RPG

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Slenderman Must Die – Silent Streets

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!