Doom II RPG Port

A sequência do Wolfenstein RPG e Doom RPG finalmente sai para PC.


11 de maio de 2023

Doom II RPG Port é uma conversão não oficial da versão de iOS do jogo de “tiro em turnos” baseado no universo de FPS clássicos da id Software para Windows. Foi desenvolvido por Erick194 (GEC Entertainment) e lançado inicialmente em 7 de maio de 2023.

Embora traga algumas melhorias de interface ou ordem técnica, o Doom II RPG Port é a mesma coisa do original, uma espécie de dungeon crawler que se passa no universo de ficção científica e terror do Doom. É jogável com touchscreen, teclado, mouse e controles Xbox, PlayStation e genéricos.

O Doom II RPG levou mais de uma década para ser levado aos PCs, e o pior é que mesmo para iPhone, sob circunstâncias normais, ele parou de funcionar por causa de compatibilidade. Felizmente, isto agora foi retificado graças aos esforços de Erick194, quem também é responsável pelo Doom RPG Port, diga-se de passagem.

Vídeos

O vídeo acima demonstra o Doom II RPG Port.

Acima, temos o trailer Greenlight oficial do Doom 2 RPG original.

Gameplay

A jogabilidade do Doom II RPG envolve dois lados: o protagonista (controlado pelo jogador) e os monstros. Existem três personagens jogáveis: Major Kira Morgan (Maelstrom), que é mais ágil; Scientist Dr. Riley O’Connor, que é mais inteligente, e Sargeant Stan Blazkowicz (Cigar), que é mais forte e parece o Doomguy.

O jogador gasta turnos para realizar ações como: ir para norte/sul/oeste/leste, saquear um cadáver, atacar, falar com alguém, pular um turno, beber uma poção, recolher um item etc. Virar à esquerda ou à direita, entretanto, não gasta voltas.

Quando há alguns inimigos próximos ao jogador, cada personagem tem seu turno. Depois de realizar uma ação, se espera até que cada monstro próximo realize a(s) sua(s) até poder agir novamente. Não há limites de tempo para turnos, então há liberdade para construir sua estratégia e executá-la. Por exemplo, quando você está cercado por monstros, é mais razoável correr para um corredor ou canto para receber menos dano após cada turno.

O Doom II RPG usa o mesmo sistema hierárquico de monstros do Doom RPG original, com classes de monstros individualizadas por cores. Além das classes em Doom RPG (com exceção do Zombieman, Hell Knight/Baron of Hell, Elemental Pain, Heavy Weapon Dude e Hellhound; o primeiro é substituído pelo Zombie), o Doom II RPG adiciona algumas novas classes: Sawcubus, Watcher e Bosses (Chefes).

Outra característica principal são cutscenes, que geralmente mostram algumas imagens em tempo real em que os personagens ignoram a mecânica baseada em turnos. Por exemplo, um cientista se aproxima de você, lhe dá algo e se afasta do seu campo de visão; ou monstros invadem de algum lugar e o cercam.

Como no Doom RPG, se pode encontrar áreas secretas, que parecem paredes deslocadas, e obter munição, armadura, medikits (geralmente, dentro de caixotes azuis). Infelizmente, não se encontram armas e esferas nesses locais. O jogo se passa na Lua (Luna), Terra e Elsewhere (Inferno).

Armas

  • Chainsaw;
  • Assault rifle;
  • Scoped assault rifle;
  • Super shotgun;
  • Chaingun;
  • Plasma gun;
  • Rocket launcher;
  • BFG
  • Pistola de água benta (pode ser recarregada em pias e vasos sanitários);
  • Shooting sentry bot (vem nas versões verde e vermelho; verde sendo mais fraco e vermelho sendo mais forte);
  • Exploding sentry bot (vem nas versões verde e vermelha; verde sendo mais fraco e vermelho sendo mais forte);
  • Soul Cube (obtido apenas no Inferno);
  • Privadas (podem ser arremessadas).

Enredo (com spoilers)

Experimentos secretos ocorreram e incidentes aconteceram em várias bases da UAC localizadas em Marte, Lua, Terra, Fobos, Deimos e outros lugares. Embora não se saiba muito sobre a invasão de monstros nas bases da UAC no Planeta Vermelho, aconteceu outra na lua da Terra, onde uma equipe de soldados acompanhados por um cientista se aventuraram nas bases para investigar.

No início o grupo se divide e o jogador fica sozinho, que é informado por um funcionário da UAC chamado Caldex sobre a invasão e dá dicas de como proceder. Imediatamente notados são os conflitos entre um computador UAC designado SAL e outra entidade desconhecida, designada VIOS. SAL é uma IA desenvolvida pela UAC para auxiliar nas operações diárias nas instalações de pesquisa da UAC. VIOS (Virtual Icon of Sin) é uma entidade malévola do Inferno que está invadindo as redes de computadores da UAC. Os motivos de VIOS não são claros, mas SAL o avisa para não confiar nele ou ajudá-lo de forma alguma.

Conflitos com VIOS aparecem com frequência no jogo (começando com o Mapa 2 e ocorrendo também nos 4, 5 e 7). A cada encontro, VIOS solicitará que o jogador tome uma decisão: MALLOC ou DELETE. MALLOC alocará “recursos” a VIOS, auxiliando-o; DELETE irá deletar esses “recursos”, irritando VIOS e exigindo que o jogador lute com ele. Escolher MALLOC evita uma batalha imediata com VIOS, mas fará com que ele fique mais forte no inevitável confronto final.

Após o jogador atravessar os três primeiros mapas que compreendem a base da lua (encontrando periodicamente Caldex, um dos personagens não utilizados do jogador ou outros NPCs), ele precisará passar brevemente por uma caverna no Inferno, onde encontrará o Pinkynator, uma criatura que gera Pinkies. Depois de derrotar o Pinkinator, é revelado um portal que transporta o jogador para uma base da UAC na Terra, composta pelos mapas 4 a 6)

Rapidamente se descobre que a base do UAC na Terra também está invadida por demônios. O jogador também é apresentado ao Dr. Zanax, um cientista que parece estar tentando ajudar a facilitar a invasão. O jogador abre caminho pela base e encontra outro teletransportador guardado por uma Spider Mastermind. Depois de derrotar esta criatura, o Dr. Zanax teletransporta o jogador à força ao Inferno, que compreende os Mapas 7 a 9.

Nesse seu próximo tour, o luta pelas cavernas e poços de lava do Inferno, encontrando brevemente um dos outros personagens selecionáveis (cuja identidade muda dependendo da escolha atual) que dá ao jogador a BFG. O jogador continua a batalha no Inferno, onde encontra o Cyberdemon (no Mapa 8) e descobre que VIOS é o cérebro de outro Icon of Sin. VIOS é finalmente confrontado no Mapa 9. Depois que a entidade é derrotada, a partida termina com uma sinistra finalização, deixando o jogador saber que a luta não acabou. O destino dos personagens restantes, Caldex e Dr. Zanax não é explicitamente esclarecido.

Curiosidades

  • O Doom II RPG Port foi desenvolvido a partir de engenharia reversa. Criado usando SDL2 e OpenAL para o áudio. A conversão foi lançada pelos próprios desenvolvedores.
  • Criado sobre o engine do Wolfenstein RPG pelos parceiros da id Software, Fountainhead Entertainment, através da fusão com a id Mobile, o Doom II RPG original foi lançado inicialmente em 2009 para Java Micro Edition. Depois, saiu para BlackBerry OS, Windows Mobile e iOS. Ou seja, levou mais de uma década para a gente ter este game no PC.
  • Apesar do nome, o Doom II RPG não é exatamente uma adaptação do Doom II: Hell on Earth. Bom, pensando bem, talvez seja meio baseado, pois ele tem o Icon of Sin, a Super Shotgun e os monstros únicos do FPS de 94 (Mancubus, Aracnotron, Arch-Vile etc.), mas devemos lembrar que este jogo é sobretudo uma sequência do Wolfenstein RPG e Doom RPG, os quais apresentam enredos que podem ser considerados alternativos aos dos shooters clássicos.
  • De fato, o Doom II RPG usa recursos de vários outros jogos, até do Doom 3, o que é visto nas screenshots. Também apresenta personagens, enredo e cenários (se passa na Lua também) substancialmente diferentes.
  • A versão de iPhone deste jogo vinha com uma revista em quadrinhos digital (achei ela).
  • Ao comparar o jogo e o seu trailer, dá ora notar que houve conteúdo do Doom II RPG que foi cortado durante o desenvolvimento: o nome original do Sawcubus era Chainsaw Goblin, os nomes dos Zumbis eram semelhantes ao Doom RPG e o Sentinel foi originalmente descrito como um inimigo estilo Heretic vestido com um manto, mas sua arte foi alterada antes do lançamento.
  • De acordo com a história em quadrinhos digital incluída na versão do jogo para iPhone, o Scientist não era um membro planejado da expedição; em vez disso, sua nave foi exigida pelos fuzileiros navais para alcançar rapidamente a Lua. Isso não é confirmado no jogo em si, no entanto.
  • SAL, a inteligência artificial citada na seção enredo, tem o nome como uma brincadeira com HAL 9000, daquele filme chato 2001: A Space Odyssey.
  • Embora o jogo nunca explique exatamente o que são os “recursos” que VIOS exige, acredita-se que sejam almas humanas para alimentar esta entidade demoníaca.

Códigos de trapaça

Versão J2ME/BREW

  • 3666 – Abre menu de debug
  • 1666 – Reinicia a fase
  • 4332 – Dá todas as chaves, itens e armas ao jogador
  • 3366 – Inicia o “Benchmark” de teste de velocidade

Versão de iOS

Toque nos cantos da tela na seguinte ordem:

  • Superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo, inferior direito, inferior esquerdo, inferior direito – Abre menu de debug
  • Superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo, inferior direito, superior esquerdo, inferior direito – Reinicia a fase
  • Superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo, inferior direito, superior direito, inferior direito – Dá todas as chaves, itens e armas ao jogador
  • Superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo, inferior direito, inferior esquerdo, superior direito – Inicia o “Benchmark” de teste de velocidade

Screenshots

Sobre o download

O Doom II RPG Port é uma conversão independente feita por fãs que é totalmente gratuita para baixar e jogar. Entretanto, ele precisa de outras coisas, como descrito na próxima seção.

Download

De acordo com o autor, para jogar o Doom II RPG Port, precisa-se do port para Windows, o aplicativo original para iPhone e o OpenAL 1.1 Windows Installer (zip).

Aqui, eu descompactei o DoomIIRPG.zip numa pasta e copiei o arquivo Doom 2 RPG.ipa nela. Depois, baixei e instalei o OpenAL 1.1, o que foi bem rápido. Daí, cliquei duas vezes sobre o DoomIIRPG.exe e funcionou.

Sossegado.

Mais informações e Doom

Download e ficha técnica

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