A sequência do Wolfenstein RPG e Doom RPG finalmente sai para PC.
Doom II RPG Port é uma conversão não oficial da versão de iOS do jogo de “tiro em turnos” baseado no universo de FPS clássicos da id Software para Windows. Foi desenvolvido por Erick194 (GEC Entertainment) e lançado inicialmente em 7 de maio de 2023.
Embora traga algumas melhorias de interface ou ordem técnica, o Doom II RPG Port é a mesma coisa do original, uma espécie de dungeon crawler que se passa no universo de ficção científica e terror do Doom. É jogável com touchscreen, teclado, mouse e controles Xbox, PlayStation e genéricos.
O Doom II RPG levou mais de uma década para ser levado aos PCs, e o pior é que mesmo para iPhone, sob circunstâncias normais, ele parou de funcionar por causa de compatibilidade. Felizmente, isto agora foi retificado graças aos esforços de Erick194, quem também é responsável pelo Doom RPG Port, diga-se de passagem.
O vídeo acima demonstra o Doom II RPG Port.
Acima, temos o trailer Greenlight oficial do Doom 2 RPG original.
A jogabilidade do Doom II RPG envolve dois lados: o protagonista (controlado pelo jogador) e os monstros. Existem três personagens jogáveis: Major Kira Morgan (Maelstrom), que é mais ágil; Scientist Dr. Riley O’Connor, que é mais inteligente, e Sargeant Stan Blazkowicz (Cigar), que é mais forte e parece o Doomguy.
O jogador gasta turnos para realizar ações como: ir para norte/sul/oeste/leste, saquear um cadáver, atacar, falar com alguém, pular um turno, beber uma poção, recolher um item etc. Virar à esquerda ou à direita, entretanto, não gasta voltas.
Quando há alguns inimigos próximos ao jogador, cada personagem tem seu turno. Depois de realizar uma ação, se espera até que cada monstro próximo realize a(s) sua(s) até poder agir novamente. Não há limites de tempo para turnos, então há liberdade para construir sua estratégia e executá-la. Por exemplo, quando você está cercado por monstros, é mais razoável correr para um corredor ou canto para receber menos dano após cada turno.
O Doom II RPG usa o mesmo sistema hierárquico de monstros do Doom RPG original, com classes de monstros individualizadas por cores. Além das classes em Doom RPG (com exceção do Zombieman, Hell Knight/Baron of Hell, Elemental Pain, Heavy Weapon Dude e Hellhound; o primeiro é substituído pelo Zombie), o Doom II RPG adiciona algumas novas classes: Sawcubus, Watcher e Bosses (Chefes).
Outra característica principal são cutscenes, que geralmente mostram algumas imagens em tempo real em que os personagens ignoram a mecânica baseada em turnos. Por exemplo, um cientista se aproxima de você, lhe dá algo e se afasta do seu campo de visão; ou monstros invadem de algum lugar e o cercam.
Como no Doom RPG, se pode encontrar áreas secretas, que parecem paredes deslocadas, e obter munição, armadura, medikits (geralmente, dentro de caixotes azuis). Infelizmente, não se encontram armas e esferas nesses locais. O jogo se passa na Lua (Luna), Terra e Elsewhere (Inferno).
Experimentos secretos ocorreram e incidentes aconteceram em várias bases da UAC localizadas em Marte, Lua, Terra, Fobos, Deimos e outros lugares. Embora não se saiba muito sobre a invasão de monstros nas bases da UAC no Planeta Vermelho, aconteceu outra na lua da Terra, onde uma equipe de soldados acompanhados por um cientista se aventuraram nas bases para investigar.
No início o grupo se divide e o jogador fica sozinho, que é informado por um funcionário da UAC chamado Caldex sobre a invasão e dá dicas de como proceder. Imediatamente notados são os conflitos entre um computador UAC designado SAL e outra entidade desconhecida, designada VIOS. SAL é uma IA desenvolvida pela UAC para auxiliar nas operações diárias nas instalações de pesquisa da UAC. VIOS (Virtual Icon of Sin) é uma entidade malévola do Inferno que está invadindo as redes de computadores da UAC. Os motivos de VIOS não são claros, mas SAL o avisa para não confiar nele ou ajudá-lo de forma alguma.
Conflitos com VIOS aparecem com frequência no jogo (começando com o Mapa 2 e ocorrendo também nos 4, 5 e 7). A cada encontro, VIOS solicitará que o jogador tome uma decisão: MALLOC ou DELETE. MALLOC alocará “recursos” a VIOS, auxiliando-o; DELETE irá deletar esses “recursos”, irritando VIOS e exigindo que o jogador lute com ele. Escolher MALLOC evita uma batalha imediata com VIOS, mas fará com que ele fique mais forte no inevitável confronto final.
Após o jogador atravessar os três primeiros mapas que compreendem a base da lua (encontrando periodicamente Caldex, um dos personagens não utilizados do jogador ou outros NPCs), ele precisará passar brevemente por uma caverna no Inferno, onde encontrará o Pinkynator, uma criatura que gera Pinkies. Depois de derrotar o Pinkinator, é revelado um portal que transporta o jogador para uma base da UAC na Terra, composta pelos mapas 4 a 6)
Rapidamente se descobre que a base do UAC na Terra também está invadida por demônios. O jogador também é apresentado ao Dr. Zanax, um cientista que parece estar tentando ajudar a facilitar a invasão. O jogador abre caminho pela base e encontra outro teletransportador guardado por uma Spider Mastermind. Depois de derrotar esta criatura, o Dr. Zanax teletransporta o jogador à força ao Inferno, que compreende os Mapas 7 a 9.
Nesse seu próximo tour, o luta pelas cavernas e poços de lava do Inferno, encontrando brevemente um dos outros personagens selecionáveis (cuja identidade muda dependendo da escolha atual) que dá ao jogador a BFG. O jogador continua a batalha no Inferno, onde encontra o Cyberdemon (no Mapa 8) e descobre que VIOS é o cérebro de outro Icon of Sin. VIOS é finalmente confrontado no Mapa 9. Depois que a entidade é derrotada, a partida termina com uma sinistra finalização, deixando o jogador saber que a luta não acabou. O destino dos personagens restantes, Caldex e Dr. Zanax não é explicitamente esclarecido.
3666
– Abre menu de debug1666
– Reinicia a fase4332
– Dá todas as chaves, itens e armas ao jogador3366
– Inicia o “Benchmark” de teste de velocidadeToque nos cantos da tela na seguinte ordem:
O Doom II RPG Port é uma conversão independente feita por fãs que é totalmente gratuita para baixar e jogar. Entretanto, ele precisa de outras coisas, como descrito na próxima seção.
De acordo com o autor, para jogar o Doom II RPG Port, precisa-se do port para Windows, o aplicativo original para iPhone e o OpenAL 1.1 Windows Installer (zip).
Aqui, eu descompactei o DoomIIRPG.zip
numa pasta e copiei o arquivo Doom 2 RPG.ipa
nela. Depois, baixei e instalei o OpenAL 1.1, o que foi bem rápido. Daí, cliquei duas vezes sobre o DoomIIRPG.exe
e funcionou.
Sossegado.
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