Dex é um action-RPG cyberpunk de 2015 inspirado em Blade Runner e Neuromancer e projetado como um resgate dos jogos de ação e plataformas 2D do passado combinados com elementos modernos de RPG.
26 de agosto de 2022
Dexé um action-RPGindependente com plataforma e elementos metroidvania ambientado num mundo de ficção científica distópico, controlado por corporativistas vagabundos, bem parecidos com aquele velho podre desgraçado da Ambev. Foi desenvolvido pela Dreadlocks e lançado inicialmente, em sua versão completa, a 7 de maio de 2015.
Publicado originalmente pela Dreadlocks e disponibilizado para Macintosh, Switch, Windows, Windows Apps, PlayStation 4, Xbox One e Vita, Dex foi recebido de forma mista pela crítica. Apesar disto, o jogo conta com milhares de avaliações muito positivas no Steam e é avaliado com 4/5 no GOG, pelo menos até o momento.
Já o vídeo anterior é o trailer de história do game.
Apresentação
Abra seu caminho explorando, lutando, hackeando e na base da persuasão através de um rico mundo cyberpunk neste action-RPG 2D!
Procurado morta por uma organização misteriosa e com longos braços, você atravessará a cidade futurista de Harbor Prime e fará aliados inesperados em sua busca para derrubar o sistema! Nesta aventura cyberpunk inspirada em Blade Runner e Neuromancer, seja livre para escolher seu estilo de jogo: uma assassina silenciosa, uma hacker, uma diplomata ou partir pro tiroteio com a cara e a coragem?
Projetado como um resgate dos jogos de ação e plataformas 2D do passado combinados com elementos modernos de RPG, Dex oferece combate em tempo real, enredo maduro e diálogos interativos.
Personalize as habilidades, equipamentos e até aprimoramentos do seu personagem – implantes que concedem habilidades sobre-humanas e abrem novos caminhos no mundo aberto do jogo.
Uma mecânica de hacking revolucionária também permite mergulhar no ciberespaço: supere vírus e contramedidas de intrusão para desativar torres, sobrecarregar dispositivos, roubar dados corporativos e paralisar seus inimigos!
Gameplay
Dex é um jogo de plataforma de rolagem lateral 2D focado em exploração e jogabilidade não linear, mais como um RPG (não vou falar mais uma vez que é um action-RPG, mas é). O game é ambientado em Harbor Prime, uma cidade controlada de forma opressiva por The Complex, uma organização formada por megacorporações corruptas.
Numa partida, se controla a personagem de mesmo nome, Dex, uma jovem que vive em Harbor Prime que é despertada por uma voz dizendo que ela está prestes a ser assassinada pelo Complex. Ela precisa ficar fora de alcance e descobrir por que a querem morta. A protagonista avança ao matar inimigos e completar quests que recebe de NPCs. Cada missão tem várias soluções possíveis e cabe ao jogador qual delas escolher.
Para cada missão concluída ou inimigo morto, Dex recebe pontos de experiência. Estes concedem pontos de que podem ser investidos nas habilidades da protagonista. Estas incluem luta, tiro, hacking e arrombamento.
Enredo (com spoilers)
A história segue Dex, uma jovem que vive em Harbor Prime. Harbor Prime é uma cidade controlada por corporações que estão integradas em uma autoridade secreta conhecida como Complex. Dex se torna alvo do Complex que envia seus assassinos atrás dela.
Dex é salva por um hacker conhecido como Raycast que a guia para a segurança. Raycast revela que Dex é o “fragmento de Kether”, o programa supremo de Inteligência Artificial criado pelo Complex. Foi fechado quando o Complex perdeu o controle.
Assim, Dex se torna parte da resistência contra o Complex.
Destaques
Uma rara mistura de realismo e criatividade: ação realista, enredo maduro e interações de personagens complexos combinados com animações e ambientes desenhados à mão, combate corpo a corpo estilo arcade e uma concepção original de ciberespaço.
Múltiplos caminhos: atue na vida real ou no ciberespaço. Supere obstáculos usando suas habilidades, armas, implantes, persuasão etc.
Construção de personagem significativa: evolua seu personagem e equipamentos arrumar upgrades que adaptam a gameplay ao seu próprio estilo de jogo.
Mecânica de hacking exclusiva: transfira sua consciência para seu avatar, supere contramedidas de intrusão, faça o que tiver que fazer e depois retorne ao seu corpo em uma fração de segundo em tempo real para ver os resultados: torres desativadas, dispositivos sobrecarregados, inimigos com implantes arruinados…
Neo-cyberpunk: história profundamente inspirada nos romances cyberpunk de William Gibson e outros autores clássicos do gênero e temperada com um conceito contemporâneo de realidade aumentada.
Mundo de jogo rico e design de níveis diversificado: visite vários locais de Harbor Prime, uma cidade futurista completa com arranha-céus luxuosos, favelas decadentes e os mais vulgares distritos da luz vermelha. Participe de brigas de rua, roube dados corporativos, supere os riscos ambientais e, é claro, permaneça viva…o que não é tarefa fácil.
Três trajes especiais: o Samio Cyberwear permite que regenerar seu Focus ao hackear; o Euroforce BattleRig oferece proteção física contra balas; e o Armagear InvisiSuit pode torná-la invisível! Você terá que estar atento a pistas sobre sua localização e enfrentar grave oposição antes de conquistá-los!
Curiosidades
O Dex foi desenvolvido sobre o Unity Engine.
O jogo foi anunciado na Game Developers Session 2012 e originalmente programado para ser lançado em 2013. No final de 2012, os desenvolvedores iniciaram uma campanha Kickstarter, que começou em 12 de novembro, quando o estúdio pediu £14.000. O valor foi alcançado uma semana depois e, no final, arrecadaram £30.647. Em 4 de novembro de 2012, Dex recebeu sinal verde para o Steam.
A primeira versão alpha (de desenvolvimento) foi lançada como acesso antecipado em 14 de agosto de 2014. Apresentava uma quantidade limitada de missões e locais. A segunda saiu a três meses depois, apresentando mais missões, locais e personagens. Já a beta (de testes) foi lançada em 1º de abril de 2015, adicionando quase todos os recursos destinados ao lançamento final, incluindo a história, e foi publicado apenas no Steam Beta Build.
Uma edição física produzida pelas publishers PQube e BadLand Games para o console PlayStation 4 foi lançada em 29 de julho de 2016.
A Enhanced Version foi oferecida como um download gratuito para os proprietários do Dex original para Windows, Mac e Linux. Além de novas missões e itens, esta versão inclui melhorias na IA, sistema de salvamento do jogo, traduções e desempenho geral do jogo. Para consoles, esta versão foi a primeira lançada. Creio que o jogo é distribuído oficialmente apenas nesta edição agora.
O Dex é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Linux e Mac) nas lojas da Steam e GOG, sendo que nosso para download aqui leva a esta última, onde este jogo vem com o Extra Outfits DLC, manual, trilha sonora (MP3 FLAC), avatares, papéis de parede, mapa, artes, livro de artes e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Existe uma versão demo e gratuita do jogo também. Para outras plataformas, consulte o site oficial.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.