Borderlands 3 é um action-RPG e FPS shoot and loot de 2019 onde os jogadores escolhem uma de quatro classes disponíveis, assumem várias missões e evoluem seus personagens.
Borderlands 3 é um jogo que combina action-RPG e tiro em primeira pessoa, a sequência de Borderlands 2 (2012) e o quarto título principal de sua série. Foi desenvolvido pela Gearbox Software e lançado originalmente em 13 de setembro de 2019.
Publicado pela 2K Games e disponibilizado para Windows, PlayStation 4, Xbox One, Mac OS X, PlayStation 5 e Stadia, o Borderlands 3 foi geralmente bem recebido pela crítica, sendo indicado a vários prêmios e ganhando alguns deles. No Steam, pelo menos até o momento, conta com dezenas de milhares de análises muito positivas.
Em Borderlands 3, os jogadores completam quests e missões secundárias num cenário de faroeste espacial, tanto no single player como no multiplayer local (via split screen) e multiplayer online.
Acima, temos o trailer oficial da E3 do Borderlands 3.
Já o vídeo anterior é o trailer de anúncio do game.
O jogo original de shoot and loot voltou, trazendo zilhões de armas e uma nova aventura movida a caos! Exploda inimigos inéditos em mundos inéditos como um dos quatro Caça-Arcas novos, os caçadores de tesouros mais extraordinários das Fronteiras, com árvores de talentos, habilidades e personalização robustas. Jogue sozinho ou junte-se a amigos para enfrentar inimigos insanos, obter espólios até não poder mais e salvar seu lar dos líderes de seita mais brutais da galáxia.
O Borderlands 3 é um FPS com RPG e foco no loot onde os jogadores escolhem um personagem de uma das quatro classes disponíveis e assumem várias missões dadas por NPCs e quadros de recompensas para ganhar experiência, gold e itens, sendo que os últimos podem ser ganhos derrotando inimigos ao longo do jogo.
À medida em que se ganha nível, o jogador ganha pontos de habilidade para alocar em uma árvore. O jogo apresenta quatro novos personagens jogáveis: Amara, uma “Siren” que invoca punhos etéreos; Moze, uma jovem “Gunner” que monta o mecha Urso de Ferro; Zane, um “Operative” com uma variedade de engenhocas; e FL4K, um robô “Beastmaster” que convoca criaturas para ajudar nas batalhas.
Ao contrário dos Borderlands anteriores, onde cada personagem tinha apenas uma habilidade única que opera em um cooldown, agora se pode desbloquear três habilidades únicas, embora apenas uma (ou no caso de Zane, duas) possa ser equipada por vez, expandindo bastante o número de possíveis builds que podem ser feitas.
Este game compartilha o mesmo loop principal com seus predecessores sobre assumir missões, derrotar inimigos e obter loots de inimigos caídos ou baús especiais, na maioria das vezes na forma de armamento gerado processualmente que variam em dano, alcance, capacidade de munição e outras especiais vantagens, dando ao jogo “mais de um bilhão de armas”. As vantagens podem incluir efeitos elementais, como danificar os inimigos com fogo, gelo ou eletricidade, ou podem possuir um modo de ataque alternativo (altfire) e diferenças visuais.
Em Borderlands 2, algumas armas possuíam uma “slag” elemental, o que que revestia o inimigo por um curto período e o tornava extremamente vulnerável a um ataque de um elemento diferente. Já aqui, as armas de slag foram substituídas por radiação; o revestimento e a vulnerabilidade subsequente permanecem os mesmos da slag, mas o dano de radiação também atingira os inimigos ao longo do tempo e pode potencialmente se espalhar para outros.
A fabricação das armas ambém desempenha um papel maior no tipo de vantagens que um armamento pode ter. As armas Tediore podem ser atiradas quando vazias e criar efeitos adicionais, as Atlas têm balas de rastreamento para caçar inimigos em cobertura, e as Hyperion podem ter escudos que absorvem danos e usam isso para outros fins, como cura, além de ter um mecanismo de recuo reverso. Outros itens gerados aleatoriamente incluem modificadores de classe, modificadores de granada, kits de escudo e relíquias.
Ao jogar com outras pessoas, o loot de Borderlands 3 pode ser gerado por servidor, o que significa que os jogadores devem dividir o saque, mas agora eles também podem um esquema para que todos ganhem o mesmo loot, dimensionado para seu nível de personagem. Esta opção também existe para os inimigos: por padrão, estes só escalam com o nível do personagem do jogador que está operando o servidor, mas, quando ativado, cada jogador vê inimigos que correspondem aos seus níveis individuais.
Além das habilidades e armas, os personagens têm novas manobras e habilidades de combate, como agachamento influenciado pela mecânica de Titanfall e Apex Legends, e a capacidade de escalar alturas curtas. Jogadores e inimigos podem se esconder atrás de barreiras curtas, sendo que estas podem ser destruídas após um ataque contínuo.
Enquanto a partida começa no planeta Pandora, o jogador logo no início ganha acesso a uma nave espacial, Sanctuary III, que serve como um hub central entre as missões e é usada para definir destinos para novos planetas onde possíveis Vaults foram identificados. A bordo dao Sanctuary III, os jogadores podem gerenciar seu inventário, recuperar armas que deixaram em campo, refazer sua árvore de habilidades, comprar novos armamentos e upgrades e assumir missões opcionais.
O Borderlands 3 tem (ou tinha) integração com streams do Twitch, onde os espectadores podem explorar o inventário e a árvore de habilidades do streamer, e baús especiais no jogo oferecem a oportunidade para os espectadores receberem a mesma arma/item que o stream encontra por meio de um Shift Code que eles podem inserir em sua própria partida, tudo dimensionado adequadamente para seus níveis de personagens.
O diretor criativo da Gearbox, Paul Sage, estimou que os jogadores passarão cerca de 35 horas na linha de missões principal junto com algumas missões secundárias. O True Vault Hunter Mode, um tipo de New Game Plus, permite que jogar novamente a campanha depois de terminá-la com seu personagem de nível superior, lutando contra inimigos mais difíceis por maiores recompensas. O sistema Badass Rank de Borderlands 2 foi substituído por um sistema Guardian Rank, que, ao terminar desafios menores, permite que os jogadores ganhem buffs que persistem em todos os seus personagens.
O Borderlands 3 inclui novos desafios pós-jogo:
Como parte de sua série, Borderlands 3 é centrado no planeta Pandora, onde há muitos rumores de conter Vaults (Arcas) contendo grandes quantidades de tesouros e tecnologia, deixados para trás por uma misteriosa civilização alienígena conhecida como Eridians. Nas décadas anteriores, várias corporações sitiaram Pandora para tentar encontrar os Vaults, mas o constante conflito e derramamento de sangue deixaram o planeta e sua população devastados e enlouquecidos. No entanto, ainda existem aqueles que procuram independentemente pelos Vaults, conhecidos como Vault Hunters (Caça-Arcas), que são os personagens dos jogadores.
Os eventos se passam sete anos após a morte de Handsome Jack em Borderlands 2 e a destruição da Estação Hyperion Helios em Tales from the Borderlands. Em Borderlands 2, descobriu-se que existem vários outros Vaults em outros planetas da galáxia. No vácuo de poder deixado pela derrota de Jack, os irmãos gêmeos Troy e Tyreen Calypso formam os Children of the Vault (COV), uma violenta seita formado a partir dos remanescentes das muitas facções de bandidos do planeta, para obter a posse dos outros Vaults, especificamente um chamado ‘Great Vault’. Lilith, membro de uma raça de mulheres com poderes alienígenas chamada ‘Sirens’ e atual líder dos Crimson Raiders, uma força de resistência criada para proteger Pandora, recruta novos Vault Hunters para ajudar a impedir os Calypsos.
Vários personagens dos Borderlands anteriores retornam. Os caçadores de arcas anteriormente jogáveis Lilith, Claptrap, Zer0, Maya, Brick e Mordecai aparecem como NPCs. Aurelia, irmã de Sir Hammerlock e uma das Caça-Arcas jogáveis em Borderlands: The Pre-Sequel, também aparece como chefe. Os NPCs que retornam incluem o vendedor de armas Marcus Kincaid, a especialista em explosivos Tiny Tina (agora apenas Tina), a empresária Miss Mad Moxxi e sua filha mecânica Ellie, o caçador de ciborgues Sir Alistair Hammerlock, a arqueóloga Patricia Tannis, o fabricante de armas Mr. Conde Louco. Rhys Strongfork, um dos dois protagonistas jogáveis em Tales from the Borderlands, e seu melhor amigo Vaughn também aparecem. Vault Hunters jogáveis de títulos anteriores, incluindo Timothy Lawrence de The Pre-Sequel e Gaige, Krieg, Axton e Salvador de Borderlands 2, são apresentados como NPCs nas campanhas e modos de DLC do jogo.
Atendendo a uma chamada de recrutamento dos Crimson Raiders, uma equipe de Vault Hunters (Amara, Moze, Zane e FL4K) chega em Pandora e encontra Lilith, que ordena que recuperem um mapa do Vault perdido que os Children of the Vault obtiveram recentemente. Os Vault Hunters encontram o mapa, que os direciona para a cidade-planeta de Promethea, a localização do primeiro Vault descoberto e a sede da corporação Atlas. No entanto, antes que possam partir, são emboscados por Tyreen e Troy, que revelam que ambos são Ninfas (Sirens) por terem sido unidos no nascimento e que Troy precisa dos poderes de Tyreen para sobreviver. Tyreen rouba os poderes de Lilith com suas habilidades de drenagem de vida, então pega o mapa e parte para Promethea com Troy.
Os Vault Hunters e Crimson Raiders levam a nave Sanctuary III para Promethea. Na chegada, encontram o planeta sob ataque da corporação Maliwan e das forças COV, já que o CEO da Maliwan, Katagawa Jr., uniu forças com os Calypso Twins em uma tentativa hostil de aquisição da Atlas, agora propriedade de Rhys. Os Vault Hunters ajudam Rhys a parar o ataque, após o que ele os direciona para o planeta Athenas, onde a Promethean Vault Key é mantida.
Em Athenas, os Vault Hunters ajudam Maya e sua aprendiz Ava a recuperar a Key (Chave), descobrindo que é apenas um terço do artefato. Maya e Ava se juntam aos Crimson Raiders, e os Vault Hunters retornam a Promethea, desativam o canhão laser orbital de Maliwan alimentado pela segunda parte da Key e matam Katawaga Jr. Rhys lhes dá a última parte da Key e a localização do Vault. Dentro, os Vault Hunters derrotam o Rampager, uma fera alienígena mantida lá. Os Gêmeos Calypso chegam, e Tyreen absorve o poder do Rampager, revelando seu plano de absorver o poder dos monstros do Vault em seu caminho para o Great Vault. Ava tenta lutar contra eles, mas é dominado. Maya intervém para salvá-la, mas Troy a mata drenando sua força vital e poderes.
Os Vault Hunters e os Crimson Raiders retornam a Pandora para resgatar Tannis. Durante o resgate, Tannis revela que ela também tem poderes de Ninfa herdados de Angel após sua morte, um fato que ela e Lilith mantiveram em segredo. Tannis avisa que os Gêmeos Calypso estão se preparando para abrir o Great Vault e drenar a energia do monstro dentro dele.
Os Vault Hunters atacam a sede principal do COV, mas são tarde demais para impedir que Troy ative a Chave do Vault, que é a lua inteira de Elpis. Os Vault Hunters lutam e matam Troy, resultando em Ava herdando os poderes de Siren que ele havia roubado de Maya. No entanto, o Great Vault começa a se abrir e Tyreen absorve a energia de Troy antes de escapar. Os Vault Hunters são contatados por Typhon DeLeon, o primeiro Vault Hunter, que avisa que o Great Vault contém um monstro interdimensional chamado Destroyer, que pode consumir todo o universo. Ele convoca os Vault Hunters para o planeta natal perdido de Eridian, Nekrotafeyo.
Em Nekrotafeyo, Typhon explica que o Great Vault não está simplesmente localizado em Pandora, mas na verdade é o próprio planeta inteiro. Os Eridians o criaram para atuar como uma prisão e sacrificaram toda a sua civilização para capturar o Destroyer, mas deixaram para trás a máquina que usaram caso a criatura escapasse.
Enquanto reúnem as quatro chaves do vault necessárias para alimentar o dispositivo, Tyreen revela que Typhon é o pai dela e de Troy. Typhon admite que tentou manter os gêmeos com ele em Nekrotafeyo para protegê-los, mas viram isso como uma prisão, tornando-se amargos e sedentos de poder. Tyreen desativa a máquina antes que possa ser usada e fere mortalmente Typhon antes de fugir para Pandora.
Os Vault Hunters alcançam Tyreen assim que ela se funde com o Destroyer. Eles a derrotam e Lilith recupera seus poderes de Ninfa. No entanto, Elpis ainda ameaça destruir Pandora enquanto continua a abrir o Great Vault. Lilith se sacrifica para desligar Elpis, deixando um sinal flamejante de Firehawk marcado na lua. Durante os créditos, as cenas retratam os Vault Hunters, os Crimson Raiders e seus aliados homenageando e homenageando Lilith e todos olhando para o símbolo Firehawk em Elpis.
Segundo o distribuidor, o jogo promete:
Seja um dos quatro incríveis Caça-Arcas, cada um com habilidades, árvores de talentos, estilos de jogo únicos e diversas opções de personalização próprios. Todo Caça-Arcas é capaz de causar o caos sozinho, mas nada pode com eles quando se unem:
A Gearbox planeja lançar conteúdo adicional por meio de DLCs pagas para Borderlands 3, embora não estes não incluam nenhum personagem jogável adicional.
Os quatro pacotes abaixo estaavam disponíveis como o primeiro passe de temporada disponível desde o lançamento do jogo:
Em abril de 2020, a Gearbox adicionou “Borderlands Science”, um minigame de combinação de peças desenvolvido em conjunto com a McGill University, Massively Multiplayer Online Science e The Microsetta Initiative. O jogo foi projetado para apresentar quebra-cabeças formulados a partir de sequências de DNA de estudos médicos de pesquisas sobre o microbioma intestinal humano. Se um jogador conseguir atingir uma pontuação mínima para um determinado nível, isso indica que ele encontrou uma possível correspondência que pode ser sinalizada para pesquisadores para estudos adicionais, pois nem todas as sequências necessariamente terão uma correspondência possível. Os jogadores são recompensados com skins especiais e boosters loot por tempo limitado para completar esses quebra-cabeças.
Um segundo passe de temporada foi anunciado para o segundo ano do jogo, disponível em 10 de novembro de 2020. Este inclui dois novos DLCs, intitulados Designer’s Cut e Director’s Cut. Designer’s Cut inclui uma nova árvore de habilidades para cada um dos personagens do jogo e apresenta um novo modo intitulado “Arms Race”, a versão de Borderlands do gênero battle royale. Director’s Cut apresenta pequenas missões de história e apresenta um encontro de chefe de ataque, além de uma nova seção de menu que permite ver artes conceituais e vídeos dos bastidores.
Além disso, a Gearbox tem a capacidade atualizar e corrigir o jogo, permitindo que ofereçam eventos por tempo limitado. Um dos primeiros eventos desse tipo foi um de aniversário de dez anos da série, lançada em outubro de 2009. Em Borderlands 3, vários eventos de uma semana oferecendo melhores saques e desafios únicos foram disponibilizados em outubro de 2019.
Em 24 de outubro de 2019, Borderlands 3 ativou seu primeiro evento sazonal com tema de Halloween, “Bloody Harvest”, que durou até 5 de dezembro de 2019. “Maliwan Takedown”, uma atualização de conteúdo gratuita, foi adicionada permanentemente em 22 de novembro de 2019, adicionando um novo desafio de final para jogadores com novos inimigos e raids aos chefes. Em 23 de abril de 2020, o segundo evento sazonal, “Revenge of the Cartels”, foi adicionado, durando até 4 de junho de 2020.
O Borderlands 3 é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado nas lojas do Steam e Epic, sendo que o nosso para download aqui leva a esta última. Na página oficial do jogo, encontram-se links para outras plataformas.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!