Inspirado em Zelda, mas se passa nos tempos modernos.
Anodyne é um jogo de ação e role playing game independente que apresenta um estilo retrô que lembra bastante títulos do gênero do passado, especialmente da era 16-bit. Foi desenvolvido por Analgesic Productions lançado inicialmente em 4 de fevereiro de 2017.
Publicado pela própria Analgesic Productions e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, PlayStation 4, Xbox One, Android e iOS, o Anodyne foi geralmente bem recebido pela crítica. Além disto, conta com centenas de análises muito positivas no Steam e é avaliado com 3,6/5 no GOG.
O desempenho do game foi suficiente para justificar uma sequência, o Anodyne 2: Return to Dust, lançada em 2019.
Acima, temos um trailer oficial de lançamento do Anodyne.
O segundo trailer é o #1 do game.
Neste jogo, lute e abra seu caminho através de ambientes naturais, urbanos e abstratos construídos de forma surreal e arrepiante dentro do subconsciente de um humano chamado Young, vistos através de um estilo visual da era de 16-bits e acompanhados de uma trilha sonora envolvente e espectral, melancólica e onírica.
Em Anodyne, Young acorda em um vazio misterioso repleto de plataformas geométricas brancas, guiado apenas pela voz do misterioso personagem Sage.
Explora e lute em mais de vinte áreas temáticas da natureza, urbanas e abstratas no subconsciente humano de Young, variando de diversas masmorras cheias de monstros e armadilhas a paisagens campestres passivas e amigáveis.
Rstá pronto para uma aventura nostálgica na terra dos clássicos RPGs de ação pixelados? Está pronto para uma narrativa profunda e comovente? Tudo isso e muito mais te esperam em Anodyne.
Anodyne é um action-RPG com perspectiva top-down que segue a tradição de The Legend of Zelda com um estilo visual de 16 bits. Apesar dos elementos de fantasia, se passa nos tempos modernos. O jogador controla o personagem Young e o ambiente é um mundo de sonho de seu subconsciente. Há praias, falésias, florestas, masmorras e templos, mas também locais como um hotel ou áreas no espaço sideral. No início, Young conhece Sage, o ancião da vila, que explica que foi convocado porque a The Darkness (Escuridão) se espalhou pela terra, procurando por uma briar lendária. Young precisa encontrá-lo primeiro, antes que The Darkness o faça.
Como é típico no gênero, Young pode explorar um ambiente bastante aberto, lutando contra monstros, coletando itens e resolvendo quebra-cabeças baseados no ambiente. Há também muitos personagens para conversar e diferentes áreas cada uma com seu próprio tema. Para abrir o acesso em determinados pontos, é necessário coletar uma série de chaves ou cartões. Há também certas habilidades adquiridas ao longo do caminho que permitem explorar novas partes em seções anteriores.
A curtas distâncias, Young pode atacar com uma vassoura, sua principal arma, e durante sua jornada, descobre habilidades adicionais que o tornam mais poderoso. Ele tem uma quantidade limitada de saúde reabastecida ao pegar itens deixados para trás pelos inimigos. Sua barra de saúde também é estendida gradualmente ao localizar uma criatura voadora em certas seções do jogo.
Há uma quantidade ilimitada de continues e, quando morto, Young reaparece no último ponto de verificação (manual). Existem também vários portais que levam a um hub que permite viagens rápidas entre as áreas depois de descobertas. A poeira é um elemento importante do jogo, podendo ser escolhids e liberada em outro lugar para resolver quebra-cabeças. Young também pode usá-la para viajar sobre a água sem afundar. Um mapa próximo ao topo da tela mostra um layout das áreas visitadas e suas saídas.
O Anodyne é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows e Mac) no Itch.io, Steam e GOG, sendo que é para onde o nosso download leva, onde o jogo vem com avatares, papéis de parede, trilha sonora, artes conceituais, documentos de design e sem DRM (dá pra jogar offline e tal). Na página do Itch.io tem os links para Android, Linux e iOS também.
Idiomas: português (Brasil), inglês, japonês, coreano, chinês (simplificado) e espanhol.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!