Infinifactory

Construa fábricas para seus governantes alienígenas e tente não morrer no processo!


25 de janeiro de 2024

Infinifactory é um quebra-cabeças sandbox independente onde o jogador é um humano abduzido por aliens e forçado a montar linhas de produção para criar certos produtos destinados a fins aparentemente nefastos. Foi desenvolvido por Zachtronics e lançado inicialmente em 30 de junho de 2015.

Publicado pela própria Zachtronics e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, PlayStation 4 Windows Apps, Infinifactory foi bem recebido pela crítica, especialmente durante o seu período de acesso antecipado. Além disto, conta com milhares de análises extremamente positivas no Steam e é avaliado com 4,5/5 no GOG, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial do Infinifactory. A música do vídeo é meio retrowave, mas parece que a trilha sonora não é só nesse estilo.

Já a playlist acima conta com uma porrada de vídeos do game.

Apresentação

Infinifactory é um jogo sandbox da Zachtronics, os criadores do SpaceChem e do Infiniminer.

Construa fábricas que montem produtos para seus governantes alienígenas e tente não morrer no processo.

Gameplay

O Infinifactory é um jogo estruturado como vários conjuntos de quebra-cabeças baseados em diversas tarefas e combina elementos de títulos anteriores da Zachtronics — SpaceChem e Infiniminer —, com as linhas de montagem sendo construídas a partir de blocos em um espaço tridimensional.

O jogador é um humano que foi abduzido por uma raça alienígena e colocado para construir equipamentos, embora não pareça ser o primeiro a ser levado para esse propósito, pois ao longo dos níveis estão os cadáveres de outros humanos sequestrados, que o jogador pode encontrar e ouvir seu último registro de áudio

Uma partida é dividida em seis mundos com vários quebra-cabeças em cada. Completar uma cota específica de desafios em um mundo permite avançar ao próximo, bem como progredir na história. Ao completar com sucesso todos os quebra-cabeças, o jogador é resgatado da raça extraterrestre por outros abduzidos para uma base escondida no mundo natal alienígena, e começa a trabalhar com os outros abduzidos para encontrar uma maneira de escapar do planeta e voltar para casa. Desde então, capítulos adicionais foram adicionados enquanto o Infinifactory estava em acesso antecipado, adicionando novos tipos de blocos e avançando a história das tentativas de fuga dos abduzidos.

Dentro de cada quebra-cabeça, o jogador tem a tarefa de entregar uma série de objetos, construídos a partir de um ou mais tipos de cubo, para um ou mais pontos de entrega, direcionando e montando os cubos individuais a partir de seu ponto de desova. Não tem limite de tempo para configurar os diversos componentes que compõem a linha de montagem, incluindo correias transportadoras, soldadores para prender peças umas às outras e sensores para acionar dispositivos como empurradores. Este processo de construção é semelhante a outros jogos de construção de blocos como o Minecraft, embora não haja limites para o número de blocos que podem ser colocados.

A visão é em perspectiva de primeira pessoa e pode mover-se livremente pela paisagem do quebra-cabeça, inclusive verticalmente usando um jetpack. O jogador também pode ser limitado por objetos predefinidos que podem ajudar ou atrapalhar a construção da linha de montagem e não podem ser removidos. A fábrica pode ser iniciada a qualquer momento, verificando falhas e outros problemas caso o processo falhe, incluindo pausar a linha para rastrear problemas específicos. Depois que se tiver construído uma linha de montagem que atenda aos requisitos de entrega, se poderá passar para o próximo quebra-cabeça.

A solução do jogador é pontuada com base em três critérios: área ocupada (o espaço total delimitado pela linha de montagem), ciclos (o tempo necessário entre o início da linha de montagem e os requisitos serem atendidos) e blocos (o número de blocos do tipo não-plataforma usados). As pontuações de cada critério são apresentadas em um histograma de todos os jogadores do mundo, te incentivando a melhorar e otimizar soluções para quebra-cabeças já concluídos.

O Infinifactory inclui suporte para Steam Workshop, que permite criar seus próprios desafios e compartilhá-los com outros jogadores assim que concluírem o modo história do game. Os jogadores não podem enviar um quebra-cabeça para a Workshop até que possam construir sua própria fábrica que resolva o quebra-cabeça com sucesso, garantindo que este seja possível de ser solucionado.

Destaques

De acordo com o desenvolvedor/publisher/distribuidor do game, este tem suas características principais listadas abaixo:

  • Tipo SpaceChem, em 3D – Projete e administre fábricas em um ambiente totalmente 3D em primeira pessoa.
  • Os histogramas estão de volta – Otimize suas soluções e otimize-as ainda mais quando você ver como seus amigos se saíram melhor.
  • Visite locais alienígenas exóticos – Explore uma campanha baseada em histórias com mais de 50 quebra-cabeças, registros de áudio e muito mais.
  • Blocos que se movem – Vá além da campanha e ultrapasse os limites do mecanismo de blocos de próxima geração da Infinifactory no sandbox.
  • Integração com a Steam Workshop – Crie, compartilhe e jogue quebra-cabeças personalizados na Steam Workshop.

Curiosidades

  • O Infinifactory foi desenvolvido sobre o Unity Engine.
  • O game saiu originalmente para Windows, OS X e Linux, em 30 de junho de 2015. Foi lançado posteriormente para PlayStation 4 em dezembro de 2015 e Windows Apps em 2019.
  • O Infinifactory foi indicado para o prêmio Excelência em Design do Independent Games Festival de 2016.
  • O principal desenvolvedor da Zachtronic, Zach Barth, considera o Infinifactory como uma reformulação de seu primeiro jogo, Manufactoid, em três dimensões. Embora Barth não achasse que este jogo fosse muito bom, ajudaria a definir a mecânica de outros trabalhos que ele desenvolveu, incluindo o popular SpaceChem, que faz com que o jogador desenvolva manipuladores para criar moléculas químicas. Barth queria desenvolver um jogo que tivesse o mesmo sabor de mecânica de SpaceChem sem fazer uma sequência direta, e voltou à ideia original de Manufactoid para isso.
  • O jogo é também baseado na abordagem mecânica de blocos que Barth desenvolveu para seu título Infiniminer, que é uma base para muitos outros jogos de construção de blocos como o Minecraft.
  • Aliás, o sucesso do hit da Mojang levou Barth a perceber que basear um de quebra-cabeças na mecânica de construção de blocos tornaria seus fundamentos fáceis de entender. Barth também recebeu sugestões de fãs de seus títulos para retornar ao gênero de jogos de quebra-cabeça após o lançamento de seu Ironclad Tactics.
  • Uma diferença significativa no Infinifactory em comparação a outros jogos de construção de blocos é a integração de blocos de suporte para permitir que os blocos caiam quando são desconectados de outras estruturas de blocos. Isso foi necessário para que a mecânica do sistema de correia transportadora 3D funcionasse correta e apropriadamente para o jogo idealizado.
  • A “linguagem” alienígena, que aparece como blocos horizontais de glifos em estilo pixel, é uma linguagem completamente falsa que Barth criou para o jogo. Os glifos foram baseados na ideia de um bloco de 5×5 pixels usando regras visuais que são comuns entre outros alfabetos pictóricos reais, incluindo a ideia de pontuação, que ele considerou apropriada para a raça alienígena que construiu tudo a partir de cubos. Embora Barth use consistência ao empregar esses glifos, usando um conjunto de fontes limitado que ele intitulou Overlord, de outra forma não havia significado pretendido. Barth havia executado um pequeno jogo de realidade alternativa que demonstrava esse alfabeto de glifos, mas intencionalmente sem qualquer significado, para que os jogadores ficassem confusos sobre os resultados.
  • A música do Infinifactory foi composta por Matthew Burns, que pretendia produzir faixas usando batidas por minuto relativamente baixas que funcionassem bem como música ambiente sem colocar pressão adicional sobre o jogador enquanto ele resolvia os quebra-cabeças.
  • O jogo saiu no Steam Early Access em 19 de janeiro de 2015.
  • Barth estava cauteloso com um lançamento de acesso antecipado, considerando questões de outros títulos lançados dessa maneira. Com base no processo de desenvolvimento usado para Ironclad Tactics — onde depois de lançar a primeira versão final do jogo ao público, descobriram que precisavam melhorar algumas partes do jogo devido ao feedback crítico — Barth planejou usar o acesso antecipado para lançar um versão quase completa do título ao público. A partir daí, usariam o feedback para melhorar algumas das mecânicas e desenvolver mais quebra-cabeças e conteúdo para o título antes de um lançamento final, para que o produto parecesse o mais completo possível.
  • Barth comparou esta abordagem a um “jogo vivo”, no qual, independentemente de quando alguém comprá-lo, que receberá um game totalmente completo, mas que pode ajudar a desenvolver conteúdo adicional e outras melhorias comprando nos estágios iniciais. Barth considerou sua abordagem comparável àquela usada pelo Kerbal Space Program, Dwarf Fortress e Minecraft.
  • Durante o acesso antecipado, os jogadores receberam uma breve pesquisa após cada quebra-cabeça, perguntando o que pensavam sobre o nível de dificuldade e diversão; essas respostas foram usadas para ajustar os quebra-cabeças que seriam incluídos no lançamento final do Infinifactory.
  • O período de acesso antecipado também foi usado para determinar até que ponto desenvolver os elementos da história depois que o motor principal do jogo estivesse completo. Ironclad Tactics tinha uma grande história interna, que levou tempo e esforço consideráveis para ser desenvolvida, e Barth descobriu que os jogadores nem mesmo respondiam positivamente à história. Como tal, para Infinifactory, Barth optou por um enredo mais minimalista para lançar no Steam Early Access e usou o feedback para determinar se mais história precisava ser adicionada ao título.

Screenshots

Sobre o download

O Infinifactory é normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows, Mac e Linux) nas lojas da Epic, Itch.io, Steam e GOG, sendo que nosso link de download leva a esta última (onde o jogo vem sem editor). Para outras plataformas, consulte o site oficial.

Idiomas: inglês.

​Requerimentos mínimos em sistema

Mais informações e quebra-cabeças

Download e ficha técnica

  • Download @ GOG (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
  • Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Zachtronics
  • SO: Windows, Linux e Mac
  • Tamanho: 725 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
  • Licença: Comercial
  • Categoria: Quebra-Cabeça
  • Tags: Aliens, PlayStation 4, Retrowave, Sandbox
  • Adicionado por: Facínora
  • Acessos: 64

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Um comentário para “Infinifactory”

  1. Helinux disse:

    Bela análise…Texto bem detalhado, jogo inteligente!!!! Valeu!!!!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!