Human Resource Machine

Seja um bom funcionário! As máquinas estão vindo... para tomar seu emprego!


26 de dezembro de 2023

Human Resource Machine é um quebra-cabeças independente baseado em programação visual onde você é um funcionário corporativo encarregado da construção de programas para completar tarefas específicas. Foi desenvolvido pela Tomorrow Corporation e lançado inicialmente em 15 de outubro de 2015.

Publicado originalmente pela própria Tomorrow Corporation e disponibilizado pra Linux, Windows, Mac, Wii U, iOS, Android e Switch, Human Resource Machine foi recebido de forma geralmente positiva pela crítica. Além disto, conta com milhares de análises muito positivas no Steam e é avaliado com 4,3/5 no GOG, pelo menos até o momento.

Uma sequência, 7 Billion Humans, foi lançada em 23 de agosto de 2018.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial do Human Resource Machine.

Já essa playlist promete ser um detonado do jogo.

Apresentação

Programe funcionariozinhos para resolver quebra-cabeças. Seja um bom funcionário! As máquinas estão vindo… para tomar seu emprego.

Human Resource Machine é um jogo de quebra-cabeças para nerds. A cada nível, o seu chefe atribui um trabalho a você. Automatize essa tarefa programando o seu funcionariozinho. Se tudo der certo, você será promovido para o próximo nível para começar outro ano que trabalho neste vasto prédio corporativo. Parabéns!

Não se preocupe se você nunca programou antes — programação não é nada mais que resolver quebra-cabeças. Se você tirar todos os 1s, 0s e colchetes assustadores, programação passa a ser algo bem simples, lógico, lindo e algo que todos conseguem entender e curtir!

Do criador de World of Goo e da equipe por trás de Little Inferno. Divirta-se! A direção está observando.

Gameplay

O Human Resource Machine interpreta a ideia de um escritório como um espaço sem alma e automatizado em seu sentido mais literal. Depois de escolher entre alguns modelos de personagens, apresenta sua mecânica descrevendo o protagonista como “um bom seguidor de instruções”. Na verdade, este é um jogo sobre a criação de algoritmos para o protagonista seguir, ou seja, é sobre programação.

Para isso, o jogador recebe um conjunto crescente de instruções comuns a qualquer linguagem de programação. Desde os comandos “inbox” e “outbox” para gerenciar as entradas e saídas, até comandos matemáticos como “sub” e “add” passando por outros comandos como “jump to” ou “copyto” e “copyfrom”, o jogador tem que construir literalmente um programa que o protagonista seguirá para completar a tarefa dada em cada nível, que também oferece dois desafios que consistem em a) construir o conjunto de instruções em menos de um determinado número de instruções e b) completar o nível em menos de um determinado número de movimentos.

Esses comandos imitam elementos da linguagem assembly: as instruções simples equivalentes aos opcodes, a capacidade do avatar de segurar um item que espelha um registro do processador e os espaços no chão do escritório que representam a memória principal. E, se o jogador considerar que os níveis base não são suficientemente difíceis, a partida também inclui níveis não obrigatórios com objetivos mais complexos.

O jogo inclui aproximadamente 40 quebra-cabeças de programação, cada um considerado um “ano” de permanência do protagonista numa estrutura corporativa. Em cada quebra-cabeça, o jogador cria uma lista de instruções a partir de comandos rudimentares para controlar os movimentos de seu avatar na visão aérea de um escritório, o qual inclui duas esteiras transportadoras, uma é uma caixa de entrada que envia um número inteiro ou um único caractere alfabético representado como uma pequena caixa, a outra uma caixa de saída para recebê-los. O escritório normalmente também inclui vários espaços numéricos marcados que podem conter uma caixa cada.

Para cada quebra-cabeça, o jogador é informado sobre uma tarefa específica, como adicionar dois números à medida que chegam na caixa de entrada ou classificar uma sequência de caracteres terminada em zero, entregando esses resultados na ordem correta para a caixa de saída.

Posteriormente, se ganha a capacidade de usar o conceito de endereços de memória, nos quais pode direcionar instruções para operar em um espaço específico que é rotulado com o número de um espaço diferente. A abordagem visual da linguagem também permite colocar notas simples desenhadas à mão como rótulos na lista de instruções ou rotular espaços para maior clareza. Os loops e comandos de salto também são marcados com setas para ajudar a identificar o fluxo lógico.

Depois de criar o programa, se pode executá-lo, aumentando a velocidade para programas mais longos, ou pausar e mover-se passo a passo para fins de depuração. Se a caixa de saída receber alguma caixa que não seja esperada para aquele programa, este será encerrado imediatamente e o jogador precisará descobrir como corrigi-lo.

Embora o jogador veja apenas sua lista de instruções de operação em um conjunto de entrada e a saída esperada, Human Resource Machine também testará a lista em relação a outros conjuntos aleatórios de entrada e saída e alertará o jogador se algum deles também falhar. O jogador pode receber um lembrete de sua tarefa de quebra-cabeça e um exemplo de que tipo de saída ela deve produzir de um personagem supervisor que observa seu avatar funcionar, e também se pode obter dicas sobre como resolver alguns programas.

Depois que o jogador completa um quebra-cabeça, ele vê quantas instruções foram necessárias e quanto tempo levou para processar esse programa, em média. A maioria dos quebra-cabeças tem dois desafios baseados em alcançar ou superar essas duas métricas; enfrentar ambos os desafios pode ser mutuamente exclusivo, mas o jogador tem a capacidade de retornar a qualquer quebra-cabeça, uma vez resolvido, para otimizá-lo.

O Human Resources Machine tem uma série de cutscenes mostradas após certos quebra-cabeças que mostram que a cidade para a qual o avatar do jogador trabalha está sendo atacada por robôs, que posteriormente substituem gradativamente outros trabalhadores por robôs.

Sendo um jogo da Tomorrow Corporation, seu estilo gráfico de desenho animado característico de bonecos também está presente. E o mesmo acontece com o seu habitual comentário artístico sobre os modelos modernos de produção e consumo, desta vez, obviamente, como uma analogia entre o trabalho subordinado e os programas de computador.

Destaques

A seguir, temos a lista de características principais do jogo de acordo com seu publisher/distribuidor:

  • Aprenda a programar dentro de um computador gigante feito de humanos. Você aprenderá tudo o que precisa saber.
  • Já é um especialista? Cada nível vem com desafios difíceis (e opcionais) que testam o quão bem sua solução é otimizada para o tamanho do programa e velocidade de execução.
  • Dos criadores de Little Inferno e World of Goo.

Curiosidades

  • O Human Resource Machine foi lançado originalmente pra Windows, Mac e Linux, em 15 de outubro de 2015. Em 29 de outubro de 2015, o Wii U ganhou seu port do game. Para iOS e Android, foi disponibilizado em 2 de junho e 30 de novembro, respectivamente. Já a versão de Switch saiu inicialmente em 16 de março de 2017.
  • A desenvolvedora do game, Tomorrow Corporation, é uma empresa de desenvolvimento fundada por Kyle Gabler, Allan Blomquist e Kyle Gray.
  • Human Resource Machine foi considerado por Gabler como uma extensão de títulos anteriores onde aplicaram a gamificação a outros princípios: World of Goo (desenvolvido por Gabler e Ron Carmel sob 2D Boy) aplicou a ideia do jogo ao conceito da lei de Hooke; enquanto Little Inferno usou a natureza do jogo para explorar o valor do tempo.
  • Ao contrário de Little Inferno, que Gabler afirmou ser difícil falar com a imprensa sem spoilar a metade do jogo, o conceito de Human Resource Machine era muito simples de entender e sem segredos para manter escondidos.
  • Os desenvolvedores decidiram usar o ambiente de escritório porque facilitava a criação de analogias da vida real para conceitos de linguagem assembly que os jogadores pudessem compreender e tornava mais fácil construir a lista de instruções.
  • O Human Resource Machine foi criado com o desenvolvimento do diálogo na tela do supervisor explicando a tarefa em uma linguagem clara de entender, mas que ainda tem “um pouco de atrevimento”, e que tal linguagem foi usada de forma consistente durante todo o jogo.
  • A versão de iOS foi publicada pela Experimental Gameplay Group.
  • ヒューマン・リソース・マシーン – Grafia japonesa.
  • 程序员升职记 – Grafia chinesa simplificada.

Screenshots

Sobre o download

O Human Resource Machine é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) nas lojas da Epic, Steam e GOG sendo que nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte o site oficial.

Idiomas: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, holandês, português (Brasil), polonês, sueco, dinamarquês, checo, húngaro, turco, norueguês, chinês simplificado, chinês tradicional, coreano, japonês e russo.

​Requerimentos mínimos em sistema

Mais informações e quebra-cabeças

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!