Zillion

O metroidvania de 1987 baseado no anime de mesmo nome.


29 de maio de 2022

Zillion (赤い光弾 ジリオン) é um action-adventure e jogo de plataforma onde o objetivo é resgatar seus companheiros de uma base de alienígenas genocidas e ativar a sua sequência de autodestruição. Foi desenvolvido pela Sega e lançado inicialmente em 24 de maio de 1987.

O jogo foi baseado no anime de mesmo nome (Akai Koudan Zillion) e saiu apenas para o Master System (pelo menos até o momento), como um tie-in para a série da Tatsunoko Production. Esta empreitada da Sega acabou sendo bem recebida pela crítica de forma geral.

Em 1988, o Zillion ganhou uma excelente sequência, Zillion II: The Tri-Formation Cycle, o qual conheci primeiro. Aliás, quando aluguei o original, estranhei bastante, pois este é mais focado na exploração e em solução de quebra-cabeças do que o seu sucessor, que é mais run and gun. Porém, quando acostumei, achei o Zillion 1 muito duca também.

Vídeos

Acima, temos o Zillion sendo analisado e apresentado pelo canal Sega Retro BR.

Tem também um playthrough do World of Longplays que deve ter sido gravado no emulador mesmo.

Sinopse

A paz do Sistema Planetário está ameaçada. O terrível Império Noza tem planos aterradores para conquistá-lo. Somente os White Knights têm condições de defendê-lo desta perigosa ameaça.

Você é J. J., o mais destemido dos White Knights, e seu objetivo não vai ser nada fácil: infiltrar-se secretamente no labirinto subterrâneo do Império Noza e roubar seus planos de dominação. Somente quando tiver todos em mãos é que o poder para acabar de uma vez por todas com os planos de dominação Noza vai estar disponível.

E vai precisar de mais cérebro do que força nesta operação sofisticada. Mesmo armado com a ultra velocidade e potência do laser Zillion, sua missão é complexa. Em menor número e sem garantias de sobrevivência, você terá também de salvar seus amigos que estão presos dentro da base. Como será calculado o seu caminho para a vitória?

Com estratégia astuta e memória para guiá-lo com sucesso pelos intrincados caminhos que o esperam. Onde, uma vez dentro, encontrará as informações necessárias para destruir os Noza e restaurar a paz para sempre.

Está pronto para encarar o perigo definitivo?

História

A história se passa no século XXV. Os White Knights (White Nuts), uma força de paz dentro do Sistema Planetário, estão em uma missão para destruir a base dos malignos Nozas no Planeta X. Estes alienígenas maléficos querem dominar todas as colônias terrestres e exterminar totalmente a população humana.

Para isso, J.J., o personagem principal do anime, deve se infiltrar na instalação e adquirir os cinco disquetes que lhe permitirão inserir a sequência de autodestruição no computador mainframe da base.

Assim que a nave-mãe pousa na superfície do planeta, J.J. deve percorrer a base labiríntica, lutando contra inimigos, evitando perigos e possivelmente resgatando dois de seus aliados capturados, Apple e Champ, em seu caminho para destruir a base.

Gameplay

Uma partida de Zillion, título que pode ser considerado um metroidvania, começa com J.J. fora da nave dos White Knights na superfície do planeta. Ele usa uma pistola semelhante à Light Phaser, do Master, para atirar nos inimigos e abrir cápsulas. É uma das misteriosas armas Zillion que surgiram do nada e ajudaram os humanos a virar a maré da guerra contra os alienígenas.

Ao chegar à base subterrânea logo após o início, o jogador passa o resto da partida no subsolo, voltando apenas para reabastecer a saúde do personagem ou para deixar o local após completar a missão.

As cápsulas supracitadas contém códigos e power-ups e estão espalhadas por vastos ambientes cheios de soldados Noza, armadilhas, torres laser e campos de força. À medida que o jogo avança, a arma se tornará mais poderosa, permitindo quebrar cápsulas progressivamente mais fortes.

As salas devem ser desbloqueadas usando cartões de identificação de computador e digitando o código correto de quatro dígitos. Ações específicas, como desligar barreiras e desativar armadilhas, também são eventualmente necessárias. Um dos códigos é aquele que permite iniciar a sequência de autodestruição da base Noza e completar a missão. Tem também uma variedade de “mensagens especiais” que podem ser recebidas ao inserir certos códigos em determinadas salas.

Upgrades para saúde, velocidade, capacidade de salto e poder de arma podem ser encontrados. O Opa-Opa, uma espécie de ovo voador do Fantasy Zone, fornece aprimoramentos de personagem.

Quando Apple e Champ são resgatados, poderão ser controlados pelo jogador, que terá a capacidade de alternar entre os três White Nuts (usando o botão Pause, se bem me lembro). Cada um desses personagens tem seus próprios pontos fortes e fracos: Apple é fisicamente mais fraca, mas é capaz de saltar mais alto, enquanto Champ é mais forte, mas mais lento. Os outros membros da equipe também podem receber upgrades.

Curiosidades

  • De fato, o Zillion foi a resposta da Sega a um grande sucesso de 1985 da rival Nintendo, Metroid.
  • O jogo também foi comparado ao Impossible Mission da Epyx pelas revistas The Games Machine e GamesTM.
  • Primeiro, o Zillion saiu em 24 de maio de 1987, no Japão. Em 31 de dezembro de 1987, foi lançado no mercado norte-americano.
  • Algumas fontes listam a data de lançamento do game como em outubro de 1987, mas acho mais provável que tenha sido em 24 de maio daquele ao mesmo.
  • O título completo do anime em que o jogo é baseado é “Akai Kōdan Jirion”, que é japonês para “Red Photon Zillion”.
  • O nome da facção do mal, os Noza, foi escrito de forma errada como “Norsa’ nas versões norte-americana e a nossa do Zillion. Era pra ser “Nohza” lá fora (e aqui é Noza mesmo).
  • O personagem Opa-Opa, a simpática navezinha senciente (uma criatura viva) dos games Fantasy Zone, aparece em vários episódios como mascote da White Knights. Opa-Opa é também um mascote anterior ao Alex Kidd (que por sua vez foi sucedido pelo Sonic).
  • White Knights não é nenhuma referência àqueles seus colegas manginas.
  • Num dos episódios do desenho chinês, J.J. aparece jogando Master System.
  • O encarte da Tec Toy, que vinha nos cartuchos por aqui, dizia o seguinte sobre o Zillion: “Um tremendo jogo de aventura. Os jogadores têm que entrar num labirinto com centenas de quartos para salvar seus amigos e explodir o computador central. Este jogo requer muito raciocínio e força para vencer o desafio“.

Trilha sonora

A trilha sonora de Zillion, embora curta, é muito bem composta. Ela adapta canções do anime e conta com assinatura do lendário Bo, compositor da Sega que trabalhou em títulos como Alex Kidd in Miracle World, Phantasy Star, Castle of Illusion e QuackShot, além de ter ajudado nas OSTs de The Revenge of Shinobi, Streets of Rage entre vários outros.

A playlist abaixo traz a trilha sonora do Zillion do Master System:

Créditos

No jogo, aparecem os seguintes créditos:

  • Planejamento: Kotaro Hayashida (Ossale Kohta).
  • Programação: Dunk P. Pak Toshi, Kaorin.
  • Som: Tokuhiko Uwabo.
  • Design de personagens: Sukeban Tamun, Alien Sadamo.
  • Agradecimentos especiais a Mai Asuka, Haruna H.

Screenshots e imagens

As screenshots acima foram ampliadas e foram tiradas da MobyGames e do Blog da Tec Toy.

Mais informações e Zillion

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