Sonic the Hedgehog 2 é um clássico jogo de plataforma da Sega lançado em 1992. Além de ser a continuação do Sonic the Hedgehog, obviamente, este título marcou a estreia do sidekick do mascote da empresa, o Tails.
Sonic the Hedgehog 2 é um clássico jogo de plataforma com rolagem lateral desenvolvido pela Sega e lançado em 1992. Além de ser a continuação do Sonic the Hedgehog, obviamente, este título marcou a estreia do sidekick do mascote da empresa, o Tails.
O Sonic 2 foi um estrondoso sucesso da Sega, não apenas arrepiando no mercado, deixado os críticos em polvorosa e tornando-se o segundo jogo mais vendido do Mega (atrás apenas do primeiro Sonic the Hedgehog), mas também é considerado um dos maiores games de todos os tempos e fator determinante para a Sega alcançar a Nintendo na guerra dos consoles do início dos anos 90.
Como era de se esperar, o sucesso do Sonic the Hedgehog 2 justificou uma porrada de ports para outras plataformas, inclusive sendo relançado no Steam, onde conta com análises positivas por parte dos jogadores.
Acima, tem-se um trailerzinho curto do Sonic the Hedgehog 2.
Temos também o comercial japonês do Sonic the Hedgehog 2.
Dr. Eggman (também conhecido como Dr. Ivo Robotnik) voltou. Agora, o vilão está transformando animais indefesos em robôs, os badnicks, e forçando-os a construir sua arma definitiva, a estação espacial Death Egg! Mas, desta vez, Sonic tem um amigo que pode ajudá-lo: ninguém menos que Miles “Tails” Prower!
Juntos, eles podem encontrar as 7 Esmeraldas do Caos, impedir o novo o esquema maligno do Dr. Robotnik e trazer a paz de volta ao planeta.
O Sonic the Hedgehog 2 é um jogo de plataforma 2D de rolagem lateral estrelado por Sonic the Hedgehog e seu ajudante, Miles “Tails” Prower, quem desde criança considerava o ouriço um herói e sempre quis acompanhá-lo. No início da partida, pode-se escolher jogar como Sonic, Tails ou ambos. A diferença entre os dois é puramente cosmética: eles têm habilidades idênticas. No modo dual, os jogadores controlam Sonic enquanto Tails corre ao seu lado. Um segundo jogador pode entrar a qualquer momento e controlar Tails separadamente.
O jogo se passa em uma série de mundos chamados de Zonas (“Zones”, não é onde sua mãe trabalha não), como o seu predecessor, cada um com seu próprio tema e dividido em até três Atos (Acts) e com uma luta contra Robotnik no final do último ato. Certos níveis têm recursos exclusivos deles: por exemplo, Emerald Hill tem loops semelhantes a um saca-rolhas, enquanto a Chemical Plant tem almofadas de impulso que colocam Sonic instantaneamente em sua velocidade máxima.
Sonic e Tails podem coletar anéis que estão espalhados por todos os níveis. Como acontece com a maioria dos games de plataforma, quando o jogador coleta 100 anéis, ganha uma vida extra. No entanto, estas argolas também atuam como proteção, pois, quando Sonic se machuca ao carregá-las, elas se espalham por toda parte e ele fica invencível por um breve período. É possível recuperar algumas dessas argolas quando isso acontece.
Os protagonistas podem saltar sobre os inimigos para derrotá-los, assim como acertando-os com a nova mecânica “spin dash” ou “Super Dash Attack”, pela qual o jogador vira uma bolinha que sai rolando muito rapidamente. Entretanto, quando atacado sem anéis por um inimigo, é esmagado, cai fora da tela, se afoga ou excede o limite de dez minutos, o jogador perde uma vida e retorna ao início do ato ou ao último checkpoint alcançado. Morrer com zero vidas significa game over.
Quando o jogador coleta pelo menos 50 anéis e passa por um checkpoint, ele pode ser transportado para um “estágio especial”, onde percorrerá um percurso half-pipe pseudo-3D, coletando anéis e evitando bombas. Uma determinada quantidade de anéis deve ser coletada para passar por cada um dos três pontos de verificação e, daí, obter uma Esmeralda do Caos. Se Sonic colidir com uma bomba, ele perde dez anéis e é imobilizado momentaneamente.
As fases aumentam em dificuldade e o progresso nelas é linear (não dá para entrar em uma nova sem vencer a anterior). Depois de terminar, o jogador é transportado de volta para o posto de estrela que usou para entrar no estágio especial, com sua contagem de toques zerada. Quando todas as esmeraldas forem coletadas, se o Sonic pegar 50 argolas e saltar, pode se transformar em Super Sonic, que é invencível a ataques, corre mais rápido e salta mais longe. No entanto, o Super Sonic perde um anel por segundo e volta ao normal quando seus anéis se esgotam.
Sonic the Hedgehog 2 também possui um modo competitivo, onde dois jogadores competem entre si até a linha de chegada, como Sonic ou Tails, em uma corrida em split-screen por três dos níveis regulares e uma fase especial. Quando um termina um dos níveis regulares, o outro deve terminar a zona em 60 segundos, ou o nível termina instantaneamente. Nos níveis regulares, os jogadores são classificados em cinco áreas (pontuação, tempo, anéis mantidos no final do nível, total de anéis coletados e o número de caixas de itens quebradas), e quem tiver o maior número de vitórias em categorias vence o nível. Na Etapa Especial, se compete para obter o maior número de anéis. O modo termina quando todas as etapas forem concluídas, ou se um jogador perder todas as suas vidas, o que fará com que o oponente vença automaticamente.
Música
Assim como a do primeiro Sonic, a música foi composta por Masato Nakamura, baixista e compositor da banda de J-pop Dreams Come True. Nakamura começou a compor no início do desenvolvimento do jogo com apenas imagens conceituais como referência, adotando uma abordagem semelhante ao que fez no Sonic original. Nakamura tratou Sonic the Hedgehog 2 como um filme e desenhou a música em torno da atmosfera que ele sentiu através das imagens das fases.
Exceto pelos gráficos e algumas discussões com a equipe do Sonic, Nakamura teve bastante liberdade criativa, o ele acredita ter sido a razão de ter sido capaz de criar “tais melodias melódicas e padrões de ritmo incomuns”. Nakamura criou a música enquanto gravava com Dreams Come True em Londres, trabalhando em seu quinto álbum, The Swinging Star.
Em 2011, a música de palco do Chemical Plant e Casino Night Zone foi remixada pela Sega para uso no Sonic Generations. Ainda em outubro daquele ano, uma compilação em três discos da música de Sonic the Hedgehog e Sonic the Hedgehog 2 foi lançada no Japão, incluindo comentários de Naka e uma entrevista com Nakamura. O primeiro disco contém faixas originais de ambos os jogos, e o segundo contém as gravações demo de Nakamura produzidas durante o desenvolvimento dos games. O terceiro disco contém “Sweet Sweet Sweet” de Dreams Come True, sua versão em inglês “Sweet Dream”, e remixes de 2006 de ambas as canções do cantor Akon, usadas no Sonic the Hedgehog de 2006.
Como dito acima, o Sonic the Hedgehog 2 saiu para uma boa quantidade de outras plataformas. Em alguns dos outros sistemas, o Sonic 2 foi lançado como parte de coletâneas.
Lembre as versões de Master e Game Gear contam com diferentes enredos e designs de fase:
O download que temos do Sonic the Hedgehog 2 é o que está na loja do Steam, sendo disponível para Windows, Mac e Linux e é normalmente pago. Se não muito me engano, trata-se de um port da versão original de Mega Drive do game.
Requerimentos em sistema
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!