Rolling Thunder 2

Uma sequência direta do excelente original de 1986!


28 de outubro de 2023

Rolling Thunder 2 (ローリングサンダー2) é um jogo de tiro e plataforma run and gun que envolve meter bala em bandidos e salvar o mundo. Foi desenvolvido pela Namco e lançado inicialmente em março de 1991.

Este game melhora seu ilustre antecessor de várias maneiras, as mais evidente sendo seus gráficos amplamente aprimorados e incrivelmente coloridos e a adição de um modo cooperativo simultâneo para dois jogadores.

Publicado pela própria Namco e disponibilizado para fliperama, Mega Drive/Genesis e Wii, Rolling Thunder 2 foi bem recebido pela crítica. A série ainda recebeu uma segunda sequência em 1993, Rolling Thunder 3.

Vídeos

Acima, o Velberan explora e comenta as cinco primeiras fases de Rolling Thunder 2 de Mega Drive na estreia da sua antiga série UnderPlay, a qual aborda jogos bons, mas que ficaram esquecidos, seja com o tempo ou por outros fatores.

Temos também a versão original de arcade sendo conduzida até o fim, sem comentários, numa playthrough do canal World of Longplays.

Gameplay

Em Rolling Thunder 2, um grupo terrorista destruiu o fluxo mundial de informações estruindo vários satélites do mundo no espaço sideral. Cabe agora aos agentes especiais da força-tarefa da unidade de espionagem “Rolling Thunder” da WCPO, o que traduzido fica algo como “Organização Mundial de Polícia Criminal”, detê-lo. Ao contrário do original, que se passa em 1968, Rolling Thunder 2 tem um cenário mais contemporâneo (se passa durante os anos 90) para combinar com seu design mais futurista.

Os agentes em questão são Albert Ross e/ou Leila. Embora possuam aparências externas diferentes, incluindo armas distintas, os dois personagens têm habilidades idênticas. Eles enfrentam mais uma vez a sinistra organização GELDRA, que pensava-se ter sido eliminada, e os seus numerosos capangas. A jogabilidade é muito semelhante ao original, com portas que liberam inimigos e escondem armas melhores que a inicial e munição. Também só podem receber dois golpes físicos dos inimigos – e um golpe de uma bala ou outro projétil, como um laser, resultará em morte imediata.

Os protagonistas começam armados com uma pistola padrão que possui munição limitada. Quando suas balas acabam, suas armas disparam um projétil lento perseguidor. Também se pode atualizar para uma submetralhadora (baseada em uma Walther MP da arte) entrando em portas marcadas, o que faz um contador aparecer indicando o número de balas restantes para serem coletadas, permitindo a um jogador deixar munição para o outro. Ao contrário do Rolling Thunder original, a munição de pistola e metralhadora não é transportada no final de cada nível, o que significa que sempre se inicia as fases apenas com o mínimo de cartuchos de pistola.

Os principais personagens inimigos do jogo, os Maskers, que anteriormente foram projetados para se parecerem com terroristas encapuzados (ou soldados de infantaria do Teenage Mutant Ninja Turtles de fliperama) agora são ciborgues. Da mesma forma, o jogo possui cenários mais variados, com as quatro primeiras etapas ocorrendo em um resort à beira-mar na Flórida, e as quatro últimas em uma pirâmide no Egito; ambos os locais são, na verdade, bases camufladas da Geldra.

Enquanto a versão original do Rolling Thunder 2, a de fliperama, oferece suporte ao jogo cooperativo para dois jogadores, a de Mega apresenta vários novos estágios com novos inimigos e chefes. Os estágios originais foram ajustados para fornecer mais pontos de cobertura e itens bônus. Também foram adicionadas duas novas armas – um laser e um lança-chamas. As cenas do enredo entre os estágios foram expandidas. Esta versão introduz um sistema de senha que permite aos jogadores continuar a partir de qualquer fase visitada anteriormente.

Curiosidades

  • O port de Mega Drive da sequência de Rolling Thunder não foi apenas extremamente bem-sucedida, mas também uma melhoria em muitas áreas graças ao seu sistema de senha intuitivo, uma opção para ouvir a trilha sonora isoladamente e a capacidade de selecionar qual personagem interpretar e tela de uma sala de briefing. Além disso, há a implementação de lindas cutscenes que apresentam gráficos no estilo mangá/anime. Junto a isso, há três níveis extras, power-ups de armas bônus com lança-chamas e canhões de laser juntando-se à metralhadora de arcade e a inclusão de vários guardiões de final de nível.
  • O Rolling Thunder 2 foi lançado originalmente para os fliperamas (Namco System 2), o que se deu em março de 91. Naquele mesmo ano, saiu para Mega Drive/Genesis. A versão de Wii foi disponibilizada em 4 de dezembro de 2007.
  • Ambas as versões do game (fliperama e Mega) foram portadas pra Wii.
  • Mesmo que na tela de título se diga “1990”, Rolling Thunder 2 foi lançado em março de 1991.
  • A Victor Entertainment lançou um álbum de trilha sonora em edição limitada para este jogo (Rolling Thunder 2: Namco Game Sound Express Vol.5 – VICL-15005) em 21 de junho de 1991.
  • A Complex classificou Rolling Thunder 2 em 85º lugar em seus “100 melhores jogos para Sega Genesis”.
  • O fato dos personagens serem visualmente diferentes, mas iguais na prática é similar ao que acontece com Yūichirō Tomari e Sunday Chin do Ordyne da própria Namco, que foi lançado dois anos antes e também é um jogo de Namco System 2.

Equipe

  • Dirigido por: T. Negoro.
  • Programado por: K. Nikaido.
  • Projetado por: H. Kuwabara.
  • Música composta por: Ayako Saso.

Screenshots

As screenshots acima são das versões de fliperama e Mega do Rolling Thunder 2, estão aqui ampliadas e foram kibadas do MobyGames.

Mais informações e run and gun

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

2 comentários para “Rolling Thunder 2”

  1. Helinux disse:

    Joguei esse jogo nas locadoras da época, com o tempo fui atrás da versão Nes e Arcade…os quais consegui zerar!!!! Só tenho boas lembranças, valeu!!!!

    • Facínora disse:

      Resolvi fazer essa publicação graças ao vídeo do Velberan. E eu estava mesmo procurando algum conteúdo de Rolling Thunder pra por no site.

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!