Uma história tradicional de um povo nativo do Alasca para 1 ou 2 jogadores.
18 de novembro de 2021
Never Alone, também chamado de Kisima Ingitchuna, é um quebra-cabeças independente com plataforma cujo enredo é baseado na sabedoria tradicional de uma cultura do Ártico. Foi desenvolvido pela Upper One Games e lançado originalmente em 18 de novembro de 2014.
Publicado pela E-Line Media e disponível para Windows, Mac, Linux, PlayStation 3, PlayStation 4, Wii U, Xbox One, iOS e Android, o Never Alone (Kisima Ingitchuna) ganhou vários prêmios e honrarias e foi recebido de forma mista para positiva para crítica. Já na loja do Steam, o jogo conta com milhares de análises muito positivas, pelo menos até o momento.
A primeira expansão do jogo, intitulada Never Alone: Foxtales, foi anunciada em 16 de julho de 2015. Adicionando novos níveis e expandindo a história, foi lançada mundialmente em 28 de julho de 2015 para Windows, PS4 e Xbox One.
Acima, temos o trailer de lançamento do Never Alone.
Já o trailer anterior é da Never Alone: Ki Edition.
Apresentação
Never Alone é um atmosférico jogo de plataforma e raciocínio desenvolvido em colaboração com os Inupiat, um povo nativo do Alasca, inspirado em uma história tradicional compartilhada há várias gerações e com desafios atmosféricos para 1 ou 2 jogadores.
Guie as duas personagens no modo para um jogador ou jogue no modo cooperativo e viaje pela tundra congelada, salte sobre blocos de gelo traiçoeiros, nade em cavernas subaquáticas e enfrente inimigos estranhos e familiares.
Você vai explorar ambientes inspiradores, realizar feitos heroicos e conhecer personagens lendários das histórias Inupiat, tudo narrado por um mestre contador de histórias no idioma Inupiat.
Em mais de 75 listas de “Melhores de 2014” e vencedor da categoria “Melhor Estreia” do BAFTA Games Awards 2015, além de “Jogo do Ano” e “Impacto mais Significativo” do Games for Change Awards 2015, quase 40 anciões nativos do Alasca, contadores de histórias e membros da comunidade contribuíram para a criação de Never Alone.
Gameplay
O Never Alone é um platform-puzzler onde se joga como a garota iñupiaq Nuna (não relacionada ao Nuna Nivre) e sua raposa ártica e se resolve quebra-cabeças que envolvem a troca de controle estes dois personagens através de oito capítulos. De grosso moto, enquanto a raposa é rápida, Nuna pode pegar itens e abrir novas áreas usando uma habilidade/arma mágica.
Nuna é controlada com uma jogabilidade de plataforma típica, caminhando, saltando, escalando saliências etc. A Raposa também pode fazer isso, mas cada uma tem habilidades diferentes. A menina é a única que pode empurrar ou puxar objetos, principalmente gaiolas. No início de uma partida, Nuna adquire a Bola, uma espécie de magia carregável que pode ser atirada em qualquer direção, ser usada contra certas criaturas e girar. A Bola lhe permite interagir com certas partes do ambiente para remover obstáculos.
Já a Raposa é copeira e tem mais de nove milhões de torcedores é mais ágil, pode saltar mais alto, escalar paredes e fazer uma série de saltos em muros paralelos para chegar a uma parte mais alta. Mais tarde numa partida, a Raposa também pode voar, usar a habilidade de guiar as plataformas mágicas e interagir com os ambientes. Nuna pode subir escadas e usar cordas para resolver quebra-cabeças baseados no ambiente. De fato, a cooperação entre os dois personagens é freqüentemente necessária.
Os elementos de jogabilidade incluem sequências de perseguição, e o vento da nevasca também desempenha um papel importante, visto que este pode empurrar os personagens para trás e ser udado para resolver quebra-cabeças. Por exemplo, uma rajada forte fornece a força necessária para cruzar grandes lacunas e isso frequentemente precisa ser usado. Existem checkpoints regulares que são usados e quando um dos dois personagens morre, com o jogo reiniciando automaticamente no último checkpoint alcançado.
Entre os capítulos, a história é exibida por meio de sequências de cutscenes e narrada por um contador de histórias na língua Iñupiaq falada. A história e sua estrutura são baseadas na transferência de sabedoria intergeracional. Ao contrário dos jogos de plataforma tradicionais, que envolvem a superação de obstáculos e a derrota de inimigos, Never Alone recompensa os jogadores com “percepções culturais” colecionáveis - vinhetas de vídeo de Iñupiaq anciãos, contadores de histórias e membros da comunidade compartilhando suas histórias.
O enredo central gira em torno de descobrir a origem da nevasca que devastou a vila de Nuna e restaurar o equilíbrio com a natureza. Outras histórias incluem a do Blizzard Man, the Little People, Manslayer, as Rolling Heads e o Sky People. Ele se passa em um ambiente fisicamente hostil.
Destaques
Segue a lista de promessas deste game:
Jogue como Nuna (não o pinguço) e a Raposa: alterne entre as duas companheiras a qualquer momento, pressionando um botão, ou jogue lado a lado no modo cooperativo local, contando com as habilidades exclusivas de cada personagem para cumprir sua missão. Nuna pode subir escadas e cordas, mover obstáculos pesados e arremessar sua Bola em alvos para solucionar quebra-cabeças. Já a Raposa pode passar por pequenas áreas inacessíveis para Nuna, escalar paredes e saltar para lugares altos.
Desbrave o severo mundo ártico: corra por baixo, através e sobre as estruturas instáveis de uma aldeia costeira abandonada. Explore as copas das árvores de uma misteriosa floresta congelada assustadoramente silenciosa. Enfrente os ventos violentos da nevasca eterna. Somente com o apoio dos Espíritos Ajudantes, Nuna e a Raposa terão alguma chance de sobreviver em uma terra onde a morte é quase sempre certa.
Ouça a história de Kunuuksaayuka contada por um mestre Inupiat no idioma nativo – pela primeira vez para um video game comercial.
Desbloqueie Sabedorias especiais em vídeo gravados pela comunidade Inupiat compartilhando seu saber, histórias e visões.
Desbloqueie perspectivas em vídeo fascinantes: anciões, contadores de histórias e outros membros da comunidade nativa do Alasca compartilham as histórias e a sabedoria sobre sua cultura, seus valores e o incrível mundo ártico encontrado pelos jogadores em mais de 30 minutos de entrevistas.
Observação: o jogo cooperativo local requer pelo menos um controle do Xbox 360 ou equivalente.
Curiosidades
O Never Alone foi desenvolvido sobre o engine Unity.
O jogo foi resultado de uma parceria entre o Cook Inlet Tribal Council, Upper One Games e a E-Line Media. É um entre um número crescente de videogames produzidos por indígenas. Legal.
Segundo os responsáveis, o Never Alone foi construído para explorar “o que significa ser humano” e histórias intergeracionais e também para compartilhar as histórias da cultura nativa como entretenimento e revitalizar o interesse no folclore indígena do Alasca.
Além dos prêmios citados na seção de Apresentação, o Never Alone foi nomeado para “Outstanding Achievement in Game Direction” da D.I.C.E., “Best Debut” do Game Developers Choice Awards e “Matthew Crump Cultural Innovation Award” do SXSW Gaming Awards. Em 2014, Never Alone foi um dos Official Selection Finalist na Indiecade.
O Never Alone (Kisima Ingitchuna) é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC nas lojas do GOG (Windows e Linux), Epic (Windows) e Steam (Windows, Mac e Linux). O nosso link para download leva à versão do Steam. Para outras plataformas, consulte o site oficial do desenvolvedor.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Você pode se interessar também por
Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0.Você pode pular direto para o fim e deixar um comentário. Pings estão desativados.
Deixe um comentário
Você pode criticar, elogiar, corrigir, complementar, reportar links quebrados (o que é muito importante) etc.
Você pode até xingar a gente de palavrão se quiser, mas como não queremos ofender as crianças que nos visitam
(e evitar choradeira dos frescos de plantão) não aprovaremos comentários com palavras chulas e/ou
de baixo calão. Também não aprovaremos spam ou conteúdos ofensivos a outras partes.
O seu link só será aprovado se for de algum site que esteja funcionando e não seja spam nem enganação.
Dados pessoais não serão publicados.
O conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de seus autores.