Um intenso e raro action-platformer cyberpunk.
Hagane: The Final Conflict, ou apenas Hagane, é um jogo de ação e plataforma desenvolvido pela CAProduction e lançado para o Super Nintendo primeiramente no Japão, a 18 de novembro de 1994.
Atualmente um raro item de colecionador, sendo seus cartuchos originais bem caros em virtude disso, o jogo segue Hagane, um ninja ciborgue que parte numa jornada para se vingar da facção rival e recuperar o Cálice Sagrado, combinando elementos tradicionais de ninjas e samurais japoneses em uma ambientação futurista, quase como se fosse uma mistura de Shinobi com o ESWAT: City Under Siege do Mega Drive.
Publicado pela pela Red Entertainment e Hudson, o Hagane não deve ter vendido muito (e deve ser por isso que é tão raro), mas, segundo consta, foi geralmente muito bem recebido pela crítica, sendo comparado favoravelmente a outros clássicos do gênero e recebendo elogios por seus controles, design de arte e desafio. Entretanto, a qualidade gráfica e sonora do game parece que foi criticada, embora, pelo que pude ver, o visual (fundos, sprites, animações etc.) do Hagane é bem maneiro. Os sons e música não são nada demais, mas também não são ruins. Ou seja, crítico não sabe de nada.
Acima, temos o Hagane sendo defenestrado pelo Celso Affini em seu canal. O vídeo, como sempre, é descontraído, porém informativo, além de nostálgico.
Temos também um playthrough (mostra o game sendo todo zerado) feito pelo canal World of Longplays. Essa jogatina não tem comentários.
Os clãs ninja Fuma e Koma vivem principalmente na escuridão e dominam as artes secretas do Ninjutsu e da magia negra. Apesar aparentarem ser humanos normais, têm força e poder espiritual além do normal. Cada clã consiste em várias facções. O Fuma é dividido em facções baseadas no zodíaco chinês, enquanto Koma é dividido em facções por cor: branco, ouro e o dragão vermelho.
No clã Koma, os membros cada facção não sabem mais nada sobre quaisquer outras facções (exceto que existem), suas linhagens estão isoladas do mundo exterior e estão destinadas a declinar. Já o clã Fuma possui extrema força e poder espiritual e seu dever é proteger o Santo Graal [1], artefato sobre o qual é dito possuir um poder capaz de destruir o mundo.
Os Koma eventualmente atacaram uma facção Fuma e roubou o Santo Graal, a fim de dar cabo ao seu plano maligno de acabar com a Terra de uma vez por todas. No entanto, não perceberam que, entre os gravemente feridos, um homem sobreviveu. À beira da morte, este homem conhecido como Hagane foi trazido de volta à vida pela avançada tecnologia cibernética utilizada por um misterioso velho chamado Momochi. Nada além do cérebro de Hagane teria sobrevivido, mas seu corpo mecânico conta agora com os incríveis poder e velocidade de um cyborg.
Com este novo poder, Hagane prometeu se vingar do clã Koma e recuperar o Cálice Sagrado de suas mãos.
Hagane é um intenso action-platformer que conta com cinco fases, as quais são divididas em vários estágios repletos de inimigos, quebra-cabeças e chefões. Todos os estágios apresentam plataformas com a exceção de um, onde o jogador viaja em um hovercraft através de uma bela sequência garantida pelo Modo 7 do SNES. Os estágios são também notavelmente curtos e contam pouquíssimos checkpoints.
O jogador começa podendo levar três hits antes de perder uma vida, embora forneça power-ups que aumentam o medidor de saúde do usuário além deste limite. Quando o protagonista perde uma vida, perde estes bônus e também volta ao início da fase. O Hagane não conta com a opção se salvar e carregar partidas. Ficar sem vidas trará Hagane ao início do capítulo, caso use continue, o que pode ser feito até sete vezes na versão japonesa.
Hagane pode realizar saltos duplos, agarrar em muros (tipo Parkour), usar quatro armas diferentes, deslizar sobre o solo, realizar saltos mortais (somersaults) para desviar de ataques e usar várias habilidades especiais diferentes. Combinar o somersault, pressionando o seu botão junto com o de saltar e atacar, permite que Hagane realize diferentes ataques especiais, como socos com fogo, chutes ou mortais pra trás. Ele também pode saltar e fazer um dash no ar, o que é central na jogabilidade e permite escapar de muitos dos perigos causados pelo clã Koma.
As armas incluem uma espada curta, corrente, pequenas bombas e faquinhas que são arremessadas. As bombas e facas têm munição limitada, podendo dropar de inimigos derrotados. A corrente pode ser atirada para agarrar-se a tetos e paredes e subir em terrenos mais altos. As habilidades mágicas também são limitadas, mas podem limpar os inimigos da tela.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
Ô brabo