Doom Troopers: Mutant Chronicles

Esse game é que nem Denorex: parece Warhammer 40,000, mas não é.


10 de fevereiro de 2024

Doom Troopers: Mutant Chronicles, ou simplesmente Doom Troopers, é um game baseado num jogo de cartas colecionáveis da franquia pós-apocalíptica Mutant Chronicles. Foi desenvolvido pela Adrenalin Entertainment e lançado inicialmente em 1º de maio de 1995.

O Doom Troopers combina plataforma, tiro, ficção científica, rolagem lateral, um pouco de parkour estilo Prince of Persia e jogabilidade run and gun tipo Contra e coloca o jogador com a missão de defender o Sistema Solar contra uma legião de invasores interdimensionais.

Publicado pela Playmates Interactive e disponibilizado para Mega Drive/Genesis e Super Nintendo, Doom Troopers: Mutant Chronicles foi recebido de forma mista pela crítica e praticamente passou batido pelo grande público. Entretanto, é um jogo interessante, especialmente para fãs do material original e de Warhammer 40,000.

Vídeos

Acima, temos uma playthrough da versão de SNES do Doom Troopers no nível Brutal e com 100 do canal OLD GAMES.

O World of Longplays levou o port de Mega até o fim também.

Enredo

Quando as forças maléficas de Algeroth surgiram através de um portal interdimensional, a Dark Legion começou a se infiltrar no Sistema Solar a partir de pequenas civilizações espalhadas pelos planetas, e pela primeira vez a humanidade estava em perigo real de extinção completa. ​

Com isso, grandes corporações ao redor do mundo passaram a temer pela perda de seu poder (e também de suas vidas, claro). Elas foram atrás dos Doom Troopers para que derrotassem Algeroth e os trancassem de volta no Dark Symmetry, uma espécie de inferno espacial

Os Doomtroopers são um braço de operações especiais do Cartel, para o qual todas as grandes corporações fornecem seus melhores heróis militares. Esta unidade de guerreiros é a principal arma usada contra a Dark Legion além da Brotherhood (um grupo de fanáticos religiosos do universo Mutant Chronicles). A criação dos Doomtroopers reflete os melhores esforços das megacorporações para cooperar num esforço para derrotar a ameaça maior representada pela invasão da Dark Legion.

Gameplay

Como dito acima, o Doom Troopers: Mutant Chronicles é um jogo de plataforma e run and gun com elementos de parkour e rolagem lateral. O cartucho coloca você no papel de comandos destemidos — Mitch Hunter ou Max Steiner — que foram encarregados de combater a Dark Legion, uma horda maligna de zumbis e mutantes invasores, através de oito fases diferentes. O game conta com suporte a partidas cooperativas, onde até duas pessoas podem jogar simultaneamente.

Mitch e/ou Max, os Doom Troopers, devem percorrer fases detalhadas cheias de perigos descarregando uma enxurrada de armas de alta potência prontamente disponíveis contra monstros malignos. É dito que esta é a missão mais importante da vida destes comandos, e só eles podem aniquilar completamente a Dark Legion.

Este jogo é conhecido por retratar sangue e mutilações. Por exemplo, até mesmo os monstros comuns no primeiro nível são geralmente decapitados antes de baterem as botas.

Curiosidades

  • Este game é baseado no Mutant Chronicles Doom Trooper, um jogo de cartas colecionáveis parte do universo Mutant Chronicles. Este, por sua vez, é um RPG de mesa pós-apocalíptico da Target Games publicado originalmente em 1993 que gerou uma franquia de jogos de cartas colecionáveis, wargames em miniatura (inclusive parecidos com Warhammer 40k também), games, romances, histórias em quadrinhos e um filme de mesmo título, que acho até legalzinho.
  • Alguns dos planetas nos quais as fases do Doom Trooper se passam são reais, do nosso Sistema Solar.
  • Apesar da sua classificação etária (T rating), Doom Troopers, como supracitado, é surpreendentemente sangrento e violento, especialmente para a época. Quando inimigos e jogadores são mortos, membros e cabeças geralmente são arrancados. Doido.
  • Assim como no Donkey Kong Country, os sprites dos jogadores e dos inimigos são pré-renderizados em 3D.
  • Algumas fontes citam que o jogo foi lançado inicialmente em 1º de maio de 1995, outros que saiu primeiro pra Mega Drive em 22 de novembro de 1995. Portanto, a resposta mais provável é: quem sabe?
  • Realmente achei que Dark Troopers era do WH40k quando arrumei este jogo (na versão de Mega) pela primeira vez. Pra mim, são claras as inspirações, mas não digo isso como demérito. Tudo que é bom imita algo bom anterior pelo menos em algum grau.
  • Lembrado que cartéis só existem graças a ação do estado, ou seja, impedindo novos competidores no mercado sob ameaça de violência.
  • Assim como este jogo não é Warhammer 40,000 também não é música do Sepultura, mesmo considerando quando essa banda prestava.

Screenshots

As screenshots acima são misturadas entre as versões de Mega e SNES e estão aqui ampliadas. Foram kibadas do MobyGames também.

Mais informações e run and gun

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!