Caveman Ninja (Joe & Mac)

Uma aventura pela pré-história onde se enfrenta vários inimigos para resgatar as mulheres da tribo.


23 de junho de 2020

Caveman Ninja, conhecido também como Joe & Mac ou Joe & Mac: Caveman Ninja, é um jogo de plataforma desenvolvido pela Data East e lançado em fevereiro de 1991 inicialmente aos fliperamas.

O Caveman Ninja apresenta os protagonistas Joe e Mac como ninjas pré-históricos que devem enfrentar vários inimigos para resgatar umas garotas que foram sequestradas por uma tribo rival.

Publicado pela própria Data East, o jogo teve recepção mista pra boa por parte da crítica, mas obteve sucesso suficiente não apenas para justificar uma boa quantidade de ports, mas também pra dar início a uma série de quatro títulos, sendo sucedido por Congo’s Caper (1993, Super Famicom), Joe & Mac 2 – Lost in the Tropics (1993, Super Famicom) e Joe & Mac Returns (1994, Fliperama).

Vídeos

Acima, temos um gameplay do Caveman Ninja do fliperama comentado pelo canal Defenestrando Jogos. O vídeo é descontraído, mas sem cair no besteirol. Como ele foi exibido em uma live, o conteúdo começa, de fato, na minutagem 05:35.

Arrumei também um detonado da versão de SNES do game feito pelo canal World of Longplays.

Enredo

Uma tribo de homens da cavernas rival invadiu a vila de Joe e Mac e raptou todas as suas mulheres. Cabe agora aos heróis aventurarem-se por várias áreas da pré-história e enfrentar vários inimigos pra resgatá-las.

Gameplay

O Caveman Ninja é jogo de plataforma com rolagem horizontal que pode ser jogado por uma ou duas pessoas ao mesmo tempo que assumirão os papéis de Joe, de cabelo verde, e Mac, de cabelo azul. Os protagonistas devem atravessar várias fases, combatendo outros homens das cavernas e dinossauros.

Os jogadores começam armados com machados que podem ser arremessados na vertical ou na horizontal, fazendo uma trajetória curva. Se o botão de ataque for segurado, armas maiores ou mais poderosas — como bumerangues, ossos, pedras lascadas, eletricidades, rodas de pedra e porretes — serão lançadas. Quando perto de um inimigo, Joe e Mac utilizarão um taco de madeira para bater neles. Eles também podem saltar muito mais alto segurando o direcional para cima e pressionando o botão de salto.

Joe e Mac têm um medidor de vida que se esgota gradualmente ao longo do tempo, mas também irão perder energia quando atingidos pelos inimigos. Comida pode ser coletada dos inimigos derrotados para recuperar vida e diferentes armas podem ser encontradas ao longo dos estágios, incluindo rodas de pedra, bolas de fogo, eletricidade, cascalho e sombras dos heróis que avançam e atacam os inimigos. Outros power-ups incluem o molho picante ou pimentas jalapeño que dão aos jogadores invencibilidade temporária e um bafo de fogo.

Alguns ataques inimigos – como ser atingido por um pedregulho – vão achatar Joe e Mac como panquecas por alguns segundos, embora eles ainda possam se mover e atacar desta forma, ainda que mais lentamente.

Em algumas versões, os jogadores são capazes de infligir dano um ao outro. No arcade, MS-DOS, Amiga, Mega Drive e Zeebo, o Caveman Ninja permite selecionar entre diferentes rotas após vencer cada chefão. Caso seja o último boss, pode-se escolher uma entre três saídas, cada uma levando a uma sequência final ligeiramente diferente.

Curiosidades

  • Caveman Ninja é conhecido no Japão como Tatakae Genshijin – Joe & Mac, o que pode ser traduzido em algo como Homem das Cavernas Guerreiros – Joe & Mac.
  • Existe um bootleg do jogo conhecido como Stone Age.
  • O título Caveman Ninja parece ser uma paródia do título do Bad Dudes, também da Data East, no Japão: Bad Dudes vs. Dragonninja. Achei as telas de título meio parecidas também.
  • Esta era uma das máquinas que Michael Jackson possuía, mas foi vendida no leilão oficial do músico em 24 de abril de 2009 junto com várias outras.
  • A versão americana do Caveman Ninja é um pouco diferente, contendo a clássica e verídica tela “Winners Don’t Use Drugs”.
  • A proteção contra cópia para este jogo em sua versão de DOS, algo muito comum nos tempos antigos (DAP neles!), usava a parte de trás da caixa.
  • Na versão japonesa, a introdução não é contada em forma de texto, mas como uma sequência na qual uma garota é sequestrada.
  • O port de Super NES apresenta um mapa overworld para escolher os níveis (nas versões de arcade/Mega, todos precisam ser jogados), que eram mais longos, além de alguns estágios de bônus (nos níveis ou no mapa do mundo) . O chefe final também é diferente e há apenas um final. Na versão ocidental, alguns chefes têm cor verde adicional.
  • Joe fez uma ponta no puzzler de Game Boy de 1993 Franky, Joe & Dirk: On the Tiles, junto com Franky de Dr. Franken e Dirk the Daring de Dragon’s Lair.
  • A versão japonesa do jogo SNES Congo’s Caper foi apresentada como uma sequência chamada Tatakae Genshijin 2: Rookie no Bōken, mas apresenta um novo protagonista.
  • Joe e Mac aparecem em um quadrinho alemão de Mario, intitulado Super Mario: Verloren in der Zeit.
  • Em 2018, uma versão atualizada do jogo foi anunciada para lançamento exclusivamente para o Intellivision Amico.
  • Em novembro de 2009, o Golgoth Studio anunciou planos para rebootar a série Joe & Mac, após a conclusão de um remake de Toki. Nenhuma informação adicional foi divulgada posteriormente e o projeto parece ter sido cancelado.
  • Em 2 de maio de 2021, o jogo foi relançado para Windows no Steam, Humble Bundle e GOG sob o título Retro Classix: Joe & Mac – Caveman Ninja. O port foi feito pela própria Data East, enquanto a Ziggurat Games lidou com a publicação. Esta versão conta com a opção de renderização que emula um monitor CRT dos fliperamas e é a que temos para download.
  • Em outubro de 2021, a Microids anunciou um remake intitulado Joe & Mac: Caveman Ninja. O jogo está sendo desenvolvido pelo Sr. Nutz Studio e programado para ser lançado para consoles e PC em 2022.
  • A versão de DOS foi publicada nos EUA pela New World Computing.

Ports

Além dos arcades, as seguintes plataformas também ganharam versões do Caveman Ninja:

  • Genesis (1991) – Joe & Mac por Takara;
  • Mega Drive (1991) – Joe & Mac por Tec Toy;
  • MS-DOS (1991), por Elite;
  • NES (1992) – Joe & Mac: Caveman Ninja;
  • SNES (janeiro de 1992);
  • Amiga (1992);
  • Game Boy (1993) – Joe & Mac: Caveman Ninja;
  • Wii (19 de fevereiro de 2010) – Data East Arcade Classics;
  • Zeebo (15 de abril de 2010);
  • Switch (31 de maio de 2018).
  • Windows (2 de maio de 2021, Retro Classix: Joe & Mac – Caveman Ninja).

Dados técnicos

  • ID de jogo: MAG;
  • CPU Principal: Motorola 68000 (@ 12 MHz);
  • CPU de som: Hudson Soft HuC6280 (@ 4.0275 MHz);
  • Chips de som: YM2203 (@ 4.0275 MHz), YM2151 (@ 3.58 MHz), OKI6295 (@ 7.627 KHz), OKI6295 (@ 15.255 KHz);
  • Jogadores: 2;
  • Controles: Joystick de oito direções;
  • Botões: 2 – [A] Atira arma, [B] salta.

Equipe de desenvolvimento

  • Planejamento: Makoto Kikuchi;
  • Programação: Chiinke, Mitsutoshi Satoh, Mya e Osapan;
  • Design gráfico: Kawamura Makoto, Enomoto, Mitsutoshi Satoh, Etsuko T., Atsushi Kaneko e Shamo;
  • Composição de sons: Hiroaki Yoshida (Maro) (Gamadelic), Seiichi Hamada (Atomic Hanada), Takashi Miura e Yuusuke Takahama;
  • Hardware: Nervous K.K. e Hiroshi Ohnuki;
  • Agradecimentos especiais: Joe Kaminkow, Mario Watanabe, Sonomi Kiyota, Chie Kitahara, Hitomi Fujiwara e Shouji Meari.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de arcade do Caveman Ninja e foram ampliadas.

Sobre o download

A versão que temos para download neste post é o Retro Classix: Joe & Mac – Caveman Ninja, o relançamento para Windows do jogo que parece bem fiel. Trata-se de um jogo normalmente pago que pode ser obtido nas lojas do Steam, Humble Bundle e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última, onde o game vem com cartão de referências e sem DRM (pode ser jogado offline etc.). Para outras plataformas, consulte o site oficial.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows 7 ou superior (64-bit);
  • Processador: 2.0 GHz;
  • Memória: 4 GB de RAM;
  • Placa de vídeo: compatível com DirectX 11;
  • DirectX: versão 11;
  • Armazenamento: 76 MB de espaço disponível.

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Download e ficha técnica

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