Avenging Spirit é um jogo de plataforma desenvolvido pela C.P. Brain e lançado pela Jaleco, em 1991, originalmente para os fliperamas. Este jogo é conhecido no Japão como Phantasm (ファンタズム) e conta com um bootleg (versão não oficial) coreano, chamado Monkey Elf.
O game oferece um visual bonito, com gráficos típicos da época, bons efeitos sonoros e músicas, boa jogabilidade e conta a história de um fantasma que possui os corpos dos inimigos e tem que salvar sua namorada. Isto faz também o Avenging Spirit oferecer uma característica bem original: para poder atuar no mundo dos vivos, o protagonista tem que dominar um dos inimigos e podendo, assim, utilizar suas habilidades. Esta característica única promoveu várias possibilidades de jogo, potencialmente garantido muito replay, visto que conta com uma boa quantidade de inimigos diferentes com características diversas.
Apesar de ser um jogo com uma ideia inovadora e de boa qualidade, permaneceu um título obscuro, por alguma razão. O Avenging Spirit não rendeu nenhuma sequência, sendo portado apenas para dois sistemas, pro Gameboy, lançado em 1992, e pro console virtual 3DS, em 2011.
Enquanto caminhava com sua namorada, o herói do jogo é emboscado por inimigos desconhecidos que sequestram o seu amor e lhe matam no processo. Agora, como um espírito errante com a capacidade de possuir qualquer corpo com que ele se depara, o herói é convocado pelo pai de sua namorada para salvá-la do misterioso sindicato do crime que a mantém como refém. Uma vez completada a missão, o herói poderá descansar em paz.
Como dissemos acima, o personagem do jogo, sendo um fantasma, pode possuir um corpo com o qual irá combater os inimigos do jogo. Quando esse corpo é morto, desde que haja um inimigo nas proximidades (exceto o chefão da fase) o fantasminha pode tomá-lo e continuar jogando. Cada vez que isso é feito, o jogador perde parte da sua energia espiritual. Se o herói morrer quando não houver inimigos por perto, é game over.
O leque dos inimigos muda e aumenta na medida em que os jogadores vão progredindo no game (Avenging Spirit pode ser jogado por até 2 jogadores ao mesmo tempo), recolhendo power-ups, possuindo os inimigos e matando-os, junto com os chefões de cada fase.
O vídeo acima foi feito e comentado pelo canal Defenestrando Jogos, que mostra o gameplay e expõe algumas informações que usamos para montar esta publicação.
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!