Wolfenstein 3D Texturepack for Doom

E também pra Final Doom, Doom 2, The Ultimate Doom, Freedoom...


7 de agosto de 2021

Wolfenstein 3D Texturepack for Doom é um pacote de texturas inspiradas e baseadas no Wolfenstein 3D desenvolvido pelo Craneo para o outro clássico da id Software.

Este pacote foi lançado inicialmente em 22 de julho de 2021 e apresenta texturas originais e editadas a fim de encaixarem-se harmoniosamente nas fases do Doom. Ou seja, não vai deixar qualquer mapa igualzinho aos do Wolfenstein 3D, mas fica parecido o suficiente.

Segundo o autor, as edições do Wolfenstein 3D Texturepack for Doom são livres. Ou seja, você pode usar os recursos para criar mapas ou outros mods, só precisa dar os devidos créditos ao Craneo e aos outros envolvidos direta ou indiretamente em seu desenvolvimento (id Software, Ultimecia, Formgen, Lotos, Fox666, DenisBelmondo e Carbon).

Vídeos

No vídeo acima, combinei o Wolfenstein 3D Texturepack for Doom com o Wolf ‘En Doom Lite Classic Weapons Only, WolfenDOOM Monsters Only, Nash’s Gore Mod e Wolf ‘En Doom Oblige Level.

Já no vídeo seguinte, meti o Wolfenstein 3D Texturepack for Doom com o Quintal do Capeta, Catacomb 3D monsters for Doom 2, Combined_Arms v2.3, 8-16 bit Music Replacements e NINTENDOOM.

Análise curta do Facínora

Pois bem, como dito acima, o Wolfenstein 3D Texturepack for Doom não deixa um mapa de Doom igualzinho um de Wolfenstein 3D. Algumas texturas parecem bem avançadas para o FPS de 1992 etc. Entretanto, não se pode negar que mesmo assim elas dão um ar retrô e legal às partidas, sem contar que as edições foram bem criativas e harmoniosas. E não notei nada que ficou esquisito, o que significa que o Craneo manteve a consistência em seus trabalhos. Acho que, em mapas que usem texturas vanilla, o pacote fica de boa.

Creio que o Wolfenstein 3D Texturepack for Doom fica ideal não apenas para combinar com mods de Wolfenstein (veja sugestões na próxima seção), mas também para servir de base de alguma espécie de WOLF3D remasterizado ou algo do tipo.

Combinações sugeridas

Como supracitado, além de esperado, o Wolfenstein 3D Texturepack for Doom combina bem com mods de Wolfenstein, de outros jogos antigos ou com estilo retrô (gráficos em pixel art etc.) que não tragam suas próprias texturas. Abaixo, seguem alguns que seguem esse critério:

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o Wolfenstein 3D Texturepack for Doom aqui no GZDoom 4.6.1, mas creio que o ZDoom e seus derivados (Zandronum, LZDoom etc.) sejam perfeitamente compatíveis (inclusive versões antigas destes ports). Testei no IWAD do Doom II: Hell on Earth e, de acordo com as screenshots, deve funcionar com os do Doom registrado e The Ultimate Doom também.

Você pode tentar usar com os IWADs do Freedoom, não vai dar pau nem nada, mas talvez algumas áreas fiquem meio estranhas devido ao fato desse jogo ter suas próprias texturas. Não sei se fica bom com o Final Doom.

Renderização: acho que fica bom mesmo no modo software.

Mais informações e pacotes de texturas

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!